Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Vereadores aprovam resolução da Prefeitura em defesa dos agricultores e discursam em sessão na Câmara

Publicado

em

 

Na segunda sessão ordinária da Câmara Municipal de Alegrete do Piauí, realizada na última sexta-feira (24),  no plenário Justino José de Oliveira, presidida pelo vereador Manoel João Ramos, conhecido popularmente como “Seu Manel” (PRTB), os parlamentares aprovaram uma resolução sobre o posicionamento do município em defesa da Previdência Social Rural e se pronunciaram na tribuna da Casa abordando diversos temas.

A sessão contou com a presença da vice prefeita Hermilinda de Carvalho Gomes (PRTB), dos secretários municipais de agricultura e cultura, respectivamente, Manoel Filho e Iago Sousa, do contador da Câmara, Raimundo Leal; da tesoureira, Clesiana Ramos; da secretaria da casa, Lucilene; do assessor, Vicente Gomes e de sete dos nove vereadores, Erasmo de Araújo Lima (PSC), Constâncio Nicolau Ramos (PP), Claudilto Rodrigues Ramos (Cláudio do Milton- PT), Manoel Roberes de Alencar Ramos (Bel Ramos – PSB), Paulo Lucemberg de Alencar (PT), e Luís Carlos Ramos Rodrigues (PSD). Faltaram a sessão os vereadores, Mateus Vicente Ramos Rodrigues (PRP) e Firmino Pedro de Sousa (PSD)

No primeiro expediente, o plenário aprovou por unanimidade uma resolução da Prefeitura de Alegrete do Piauí em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais da Previdência Social Rural, nesta resolução que foi mandada ao legislativo alegretense pelo Prefeito Márcio Alencar, o município se posiciona contra a PEC 287/2016  da reforma da previdência, onde prevê o aumento da idade mínima e do tempo de contribuição impondo ao povo brasileiro, especialmente a mulher e os trabalhadores do campo uma vida laboral longa, extenuante e quase ou nenhum tempo de aposentadoria, devida a pouca expectativa de vida do povo brasileiro.

Resoluções semelhantes a esta, estão tramitando na maioria das Câmaras de Vereadores do Brasil e em Alegrete foi atentamente elaborada pela Prefeitura em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que contou com a presença na sessão de votação da resolução, do sindicalista, Batista Tomaz Ramos, conhecido como “Batistinha” que comemorou a aprovação.

Publicidade

“Alegrete é um dos primeiros municípios do Piauí a aprovar esta resolução que será enviada a Brasília e nela consta o posicionamento do gestor, dos vereadores e do sindicato sobre o absurdo que é o aumento na idade para aposentadoria dos trabalhadores rurais; agradeço aos vereadores pela aprovação, sei que não seria diferente,” disse Batistinha em sua fala.

Márcio não pode comparecer a sessão devido está cumprindo agenda administrativa em Teresina. Em entrevista ao Cidades na Net destacou o posicionamento do município.

“Através da nossa Gestão Pública, se posicionamos firmemente em defesa da Previdência Social Rural e favorável a manutenção  das atuais regras de acesso dos trabalhadores e trabalhadoras rurais aos benefícios previdenciários e assistenciais,entre as quais se destacam a diferença de idade para aposentadoria por idade, aos 55 anos, para as mulheres e aos 60 anos para os homens; carência de 15 anos no exercício da atividade para acesso a aposentadoria; contribuição dos agricultores e agricultoras familiares para a Previdência Social tendo por base a incidência de uma alíquota sobre a venda da produção; possibilidade de acumulação e pensão por morte e vinculação dos benefícios previdenciários e assistenciais (BPC/LOAS) ao valor do salário mínimo,” destacou o gestor.

No segundo expediente, o vereador Luis Carlos (PSD) foi o primeiro a ocupar a tribuna. E apresentou um requerimento de canalização de água. “Estamos apresentando um requerimento de canalização de água nas ruas do centro, mas o prefeito já solucionou o problema cavando um poço artesiano. Quero pedir também ao prefeito que tenha mais atenção a educação que ao meu ver não está tão boa,” finalizou o vereador.

O vereador Constâncio Ramos (PP) foi o segundo a falar, ele contrariou o vereador Luís Carlos e disse que o  município tem a melhor educação pública desta região. “ Alegrete realizou durante esta semana a Jornada Pedagógica que homenageou os professores pelas excelentes conquistas na educação, temos o maior salário da região e incentivamos diretamente o nosso aluno, temos excelentes estruturas físicas, como a escola  Padrão MEC da localidade Malhada Alta, oferecemos merenda e transporte de qualidade,” disse Constâncio.

Publicidade

Cláudio do Milton (PT), vereador líder do prefeito na Câmara, foi o terceiro a se pronunciar na sessão e afirmou que o problema do centro em relação a água, é a falta do liquido precioso e não falta de canalização como requereu o vereador Luis Carlos. “Temos um problema de falta de água no centro, mas não de falta de canalização das ruas; o prefeito atentamente cavou e mandou equipar um poço no centro e estamos só aguardando a ligação da energia pela empresa Eletrobrás,  nos próximos dias teremos se Deus quiser água nas nossas residências; Márcio tem se esforçado muito para melhorar a qualidade de vida do povo alegretense,” pontuou o petista.

Erasmo Aráujo (PSC), foi o último a falar, ele destacou o seu voto a favor da resolução da Previdência Social Rural e disse está pronto para votar naquilo que for a bem do povo.

Veja imagens da sessão:

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS