Connect with us

DESTAQUES

Gestão do prefeito Edilson Brito completa um mês e reúne muito trabalho e compromisso por Vila Nova

Publicado

em

No último dia 31 de Janeiro, o prefeito Edilson Edmundo de Brito, completou um mês de trabalho a frente do Poder Executivo do município de Vila Nova do Piauí.

Intitulada de administração, “Trabalho e Compromisso”, Edilson e sua nova equipe de governo tem trabalhado diuturnamente para organizar a casa e buscar importantes avanços, fortalecendo o compromisso de trabalhar muito para o povo vilanovense.

Aos poucos a população está percebendo a humildade, determinação, conhecimento e responsabilidade que o novo gestor tem para continuar a conduzir os rumos administrativos.

Nos primeiros dias de governo, Edilson assinou um convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. O Plano é um dos instrumentos da Política de Saneamento Básico do município que contempla os quatros componentes do setor de saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais. Essa Política ordenará os serviços públicos de saneamento considerando as funções de gestão para a prestação dos serviços, a regulação e fiscalização, o controle social, o sistema de informações conforme o Decreto 7.217/2010.

(Edilson recebe Médico Cubano que residirá em Vila Nova- Foto Jota Ferreira)

Edilson também fez diversos investimentos na área da Saúde, montou uma equipe médica e reorganizou atendimentos na UBAS na sede e no Posto de Saúde do Povoado São João Batista. O Dr. Rubens Batista foi contratado para garantir atendimento médico para toda a população, somando se ao Dr. Gerônimo que também cumpriu um calendário de atendimento médico. E para fechar o mês com chave de ouro na área da saúde, Edilson recebeu o segundo médico Cubano que residirá em Vila Nova, Dr. Roberto Enrique Yasell Aroche, ele tem 31 anos de idade e é especialista em medicina preventiva e atenção básica. Roberto Enrique já trabalhou na Venezuela. Veio de Cuba, país que exporta para o mundo modelo de programas e experiências em medicina voltada à família.

Publicidade

(Edilson esteve na Defesa Civil com o diretor do órgão, Vitorino Tavares)

Em relação ao abastecimento de água, Edilson esteve na Defesa Civil  com o diretor do órgão, Vitorino Tavares. Onde na ocasião conseguiu junto ao órgão a liberação do pagamento para os proprietários de carros pipas que são cadastrados pela operação para o abastecimento de água em Vila Nova.

O chefe do executivo municipal também protocolou junto a Defesa Civil do Estado um pedido de reconhecimento com provas da situação de emergência no município devido à seca e a falta de chuvas. De acordo com o oficio do pedido de reconhecimento, por causa da falta de chuvas vêm acontecendo impactos decorrentes das perdas significativas na agropecuária da região, havendo a diminuição do nível de água em todos os rios, açudes, barragens, poços e outros.

Sendo necessário o auxilio financeiro complementar por parte do Governo Federal/Estadual para ações de socorro e assistência a população, reabilitação de serviços essenciais para conter o cenário.

Edilson esteve ainda reunido com Deputado Estadual, Francisco Lima, Secretário Estadual da SDR, onde reivindicou a instalação da rede de energia elétrica para o Matadouro Público Municipal que está concluído, mas ainda não está em funcionamento devido à falta de energia elétrica e o fornecimento de água.

(Agricultores cadastrado no Garantia Safra receberam mais de uma tonelada de sementes- Foto Jota Ferreira)

Na Agricultura, 712 agricultores familiares cadastrados no Programa Garantia Safra receberam mais de uma tonelada de sementes, sendo 800 kg de feijão, e 300 kg de milho. Garantindo o plantio do roçado nesta época chuvosa.

Publicidade

(Centenas de pessoas carentes do município recebera alimentos do Programa de Aquisição de alimentos(PAA)-Foto Jota Ferreira)

A Secretaria Municipal de Assistência Social também teve destaque e ações nesse primeiro mês de gestão, centenas de famílias carentes do município receberam alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Na Educação Edilson começou o ano com Formação Continuada do Projovem Campo Saberes da Terra destinada aos educadores que compõem as duas turmas do programa no município. A gestão da pasta organiza ainda o calendário de inicio das aulas e comemorou ainda a aprovação de três alunos no município para os cursos técnicos profissionalizantes do IFPI em Picos.

O prefeito junto com a Secretária Municipal de Educação, professora Edinete Brito, participou ainda durante os dias 30 e 31 de janeiro, do encontro dos novos dirigentes municipais de educação do Piauí. O evento é organizado pela Undime/PI (União dos Dirigentes Municipais de Educação). E foca na qualidade da educação pública.

Reparos e limpeza em todas as ruas foram ações da nova administração, Edilson está construindo com recursos próprios vários metros de complementos de calçamento nos bairros Wall Ferraz e Ulisses Guimarães.

Salários

Publicidade

O prefeito fecha o mês cumprindo o compromisso firmado pagando no dia 30 o salário referente ao mês de janeiro de 2017 que está disponível para todos os servidores efetivos, comissionados e contratos. O pagamento efetuado dentro do mês trabalhado reforça o comprometimento do prefeito para com os servidores públicos municipal de Vila Nova.

A Administração Municipal também realizou o pagamento do terço de férias dos trabalhadores da Secretaria Municipal de Educação, referente ao ano de 2016.

Edilson agradece a sua equipe de gestão e garante a todos os vilanovenses que está preparado para administrar o pequeno município de Vila Nova, pois conhece de perto as dificuldades e os problemas e lutará para a busca de conquistas e investimentos que garantam o desenvolvimento.

 

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS