Connect with us

Clicks do Mês

20 anos de um amor que vence barreiras | Clicks do Mês de agosto conta história de casal de Jaicós; Veja os registros !

Publicado

em

Ela com somente 13 anos e ele com 17. Parecia apenas uma paixão adolescente, passageira, mas, contrariando a muitos, eles mostraram que realmente era amor. No ano de 1997 se conheceram, em 1999 passaram a morar juntos e no mesmo ano, a união foi selada no altar. Desse amor que perdura até hoje, três frutos foram gerados: Dennes Hodney Goes Ribeiro, 17, Diego Rangel Goes Ribeiro, 11 e Daniel Ravi Goes Ribeiro, 10 anos.

O projeto Clicks do Mês, em agosto, traz mais uma bela história de amor, família, de laços. José Nivaldo Mendes Ribeiro, 40 anos, e Sebastiana de Sousa Goes Ribeiro, 35 anos, que moram na cidade de Jaicós, são os protagonistas. Em 19 de julho de 2019, o casal completou 20 anos de casado, e em homenagem a essa data e também ao Dia dos Pais, o portal Cidades na Net conta nas linha abaixo essa história.

Tiana, como é conhecida, contou como tudo começou. “Nos conhecemos firmemente em 1997. No conhecemos na famosa “missa dos três irmãos” e daí começou tudo. Começamos a namorar, naquela época namoro era difícil, adolescente, terminava e voltava. Nesse tempo eu tinha apenas 13 anos, tive que viajar para a Bahia para conhecer minha avó, morei lá um ano e nesse tempo a gente praticamente não se falou. Ainda hoje tem amigo que ainda ri dele porque ele comprava fichas para me ligar (risos). Quando voltei a gente retomou o namoro. Eu voltei em dezembro de 98 e quando foi em julho de 99 a gente foi morar junto”, contou.

Nivaldo disse que não tinha dinheiro para comprar fichas e perdeu contato por um tempo. “Eu não tinha dinheiro nem para comprar uma ficha. Aí deixei para lá, esqueci por um tempo, mas quando ela voltou lembrei de novo. E ela voltou mais bonita, mais “cheinha” (risos) e aí eu não podia perder”, relembrou Nivaldo.

Quando o casal passou a morar junto, não tinha quase nada, foram ajudados por familiares e amigos. “Quando a gente se juntou ele ganhava 100 reais por mês, foi muito difícil. E três anos depois a gente teve o Dennes. Lembro que a gente não tinha quase nada, minha mãe e minha avó foi que nos ajudaram. Tudo que minha mãe tinha ela dividiu comigo. Eu tinha só uma cama e uma cômoda e ele trouxe só uma mala. Aí a gente queria uma TV e decidimos comprar, mas quando compramos, descobri que estava grávida. Passamos 10 meses pagando uma TV sem poder comprar um chinelo, desesperados”, disse.

Publicidade

Nivaldo disse que assumiu Tiana após a mãe dela decidir que queria ficar com o padrasto da namorada, que não aceitava o namoro. “Nos juntamos praticamente obrigados porque o padastro colocou ela para fora de casa porque não aceitava que namorasse comigo, dizia que eu era moleque. A mãe dela separou do padrasto e foi viver com ela, mas um dia disse que tinha deixado o marido por culpa nossa. Ela me perguntou se eu não queria assumir a filha dela e eu disse que assumia, que se ela quisesse voltar para o marido ela não ficaria na rua. Fui falar com meu pai e ele não queria, disse que eu era muito novo, mas eu disse que estava decidido”, contou.

Nivaldo conta que trabalhava com ajudante de marcenaria e ganhava pouco. “Eu trabalhava apenas como ajudante de marcenaria, ganhava 5 reais por dia. Enquanto eu ganhava isso, um botijão de gás era 26 reais. Era muita dificuldade. Mas teve um tempo que meu patrão, que era Zezão, perguntou se eu queria aprender a trabalhar, ele me ensinou e o que eu ganhava foi aumentando. Mas chegou um tempo de pouco serviço e aí foi quando decidi ir para Matão”, disse.

Já Tiana trabalhou como “sacoleira” e começou a fazer trabalhos como cabeleireira. “Nossa feira mensal era 45 reais, pagava isso, água e luz e no fim não sobrava nada pra gente. Minha mãe me criou e sempre foi batalhadora, independente, então eu não gostava de ter que pedir dinheiro até para comprar uma roupa íntima, então comecei a trabalhar de sacoleira. Enchia uma bicicleta de sacola e saia vendendo. Depois comecei a trabalhar com salão, mexer com cabelo e todo festejo, como era muito difícil ter quem mexia com cabelo, lá em casa fazia fila, eu trabalhava até de madrugada. A primeira vez que trabalhei foi com secador emprestado, na segunda alugamos, em seguida comprei os meus, fiz curso, mas aqui a gente nunca tinha condição de montar um salão”, falou.

Tudo que o casal adquiriu foi com muito esforço. “Construímos tudo juntos, começamos do zero com toda dificuldade. Quando comprávamos uma coisa não podíamos fazer absolutamente nada, só pagar aquele objeto. Antes do Dennes fazer 4 anos, nós conseguimos abrir uma pequena marcenaria, em seguida tive um gravidez que perdi e um ano depois engravidei do Diego. Nesse tempo o Nivaldo teve um acidente, perdeu metade dos dedos. Quando o Diego tinha 10 meses engravidei de novo e veio o Daniel, vieram também as dificuldades, os problemas maiores e não conseguimos manter a marcenaria, tivemos que fechar. E antes da gente fechar, ainda veio a morte da minha sogra, que foi de repente” disse.

Diante das dificuldades, José Nivaldo teve que ir em busca de melhores condições de vida. “E depois disso ele decidiu ir para São Paulo. Em 2001 ele foi para Santos, mas só ficou 22 dias, não aguentou ficar longe da neguinha (risos). Em 2004, quando Dennes tinha 2 anos, ele foi para Matão e passou nove meses, eu tive que ir a Bahia e de lá ia para São Paulo com o Dennes, com a decisão de morarmos em Praia Grande, mas terminamos vindo embora de novo”.

Publicidade

A família ainda chegou a morar 6 anos em São Paulo. Tiana fala das dificuldades. “Ele foi para São Paulo de novo, passou três meses e mandou me chamar. Eu fui e a gente ficou lá 6 anos. Foi muito difícil no começo, com três crianças pequenas, escola, trabalho, e eu não conhecia nada lá. Depois de um tempo consegui um serviço e comecei a pagar para cuidar deles enquanto eu trabalhava. Mas vida em São Paulo com filho pequeno para quem vai daqui, tem que ter “sangue no olho”. Foi muito difícil até eles crescerem um pouco”, falou.

Em São Paulo, Tiana conta que trabalhou como cabeleireira, caixa e em portaria, até que conseguiu abrir um salão, em 2012. No ano de 2016, a família voltou para a “Terra do Galo”. “Apesar de tudo, foi bom também, o tempo que gente passou em São Paulo foi de mudança, aprendizagem, uma renovação pra gente”. O esposo completou: “Amadurecemos bastante lá. Com os tapas que a vida dá a gente tem que aprender. Continuamos nossa luta agora em Jaicós, é levantar a cabeça e tocar o barco para frente”.

Após voltar para Jaicós, a família conseguiu comprar uma casa e após um mês, Tiana abriu um salão. “Montei o salão e ele trabalhava na marcenaria de Neném. Depois ele decidiu que iria para São Paulo de novo, que precisava abrir um negócio para ele. Foi ano passado, 2018”.

Longe da família, Nivaldo disse que foi um ano difícil. “Passei um ano longe da família para tentar ganhar dinheiro para comprar meu maquinário. Só vai quem tem coragem e só se tiver um objetivo, se não tiver não aguenta. Filho ligava chorando dizendo que queria o pai aqui, dava vontade de vir embora, mas tinha que segurar. Foi um ano difícil, não consegui ganhar o que esperava, porque quando sai de lá ganhava uma coisa e quando voltei o mercado estava lá em baixo. Quase não consegui fazer o que trouxe, mas consegui e estamos há cinco meses com nossa marcenaria, ainda divulgando e tentando achar nosso espaço, mas vamos conseguir, se Deus quiser” disse.

Agora, após vários anos de luta, a família está em sua terra, na sua casa, mas Nivaldo diz que se um dia as dificuldades voltarem, ele coloca o pé na estrada novamente.“Se Deus quiser vamos conseguir manter nossos negócios em pé, mas se o sapato apertar nós vamos de novo, não vamos é ver a dificuldade e ficarmos de braços cruzados, temos que correr atrás e passar por cima dela. Mas esperamos que não precisemos mais sair da nossa cidade” falou.

Publicidade

Interrogada sobre o amor entre o casal, Tiana afirmou que hoje ele é mais forte e verdadeiro. “Nos nove primeiros anos éramos crianças em fase de adaptação, depois veio a maturação, tudo mudou quando a gente foi embora, todo mundo cresceu, pois não ter a presença constante, faz com que você sinta falta, aprenda e dê mais valor. Tinha dia que a gente nem se via. E hoje o amor é maior do que quando começou. Hoje todos os dias falamos que amamos o outro. Hoje é mais verdadeiro, sabemos o verdadeiro sentimento de amizade, cumplicidade. Somos parceiros, uma equipe. São 20 anos” disse.

Nivaldo disse que a esposa é tudo na sua vida. “Não tenho palavras para falar sobre essa mulher, se não fosse ela na minha vida eu não seria ninguém. Minha mãe tinha problemas mentais e talvez se fosse outra mulher não teria acolhido como ela acolheu. Minha mãe sempre foi agressiva com ela, mas ela nunca rebateu, sempre ajudava, tinha mais paciência do que eu. Ela é a mulher ideal, eu sou abençoado, tenho uma família que me ama. Não tenho dúvida que o amor está mais forte, toda noite falamos eu te amo e é tudo bem mais verdadeiro. Ela é tão sem defeito que atura um cara chato como eu (risos)” falou.

Quando a entrevista iria encerrar, Nivaldo não permitiu. Com uma enorme gratidão a sogra, ele disse que não poderia deixar de falar dela, que foi uma mãe para os dois e hoje mora com o casal. “Minha sogra é minha mãe hoje, mora com a gente. Ela dividiu tudo com a gente. Ela nunca virou as costas, sempre esteve do nosso lado batalhando junto com a gente. Não podia deixar de falar dela, ela foi mãe para nós dois. E eu não consigo dizer não para ela, porque ela nunca diz para mim, se eu preciso ela está lá. Ela me arranca em um domingo, dia dos pais para fazer um “chiqueiro de galinha” e eu estou lá fazendo (risos)” finalizou.

Parcerias

Para o ensaio deste mês de agosto, contamos com apoio do salão A&C Destak, que trabalha com diversas técnicas como baby lights, Ilumina, caramelizada, Surfer chic, mechas , balayage, luzes californianas, ombre hair, sombrer hair, mechas ao ar livre e mechas contorno e produtos de marca e qualidade,como Revlon , Joico, Wella, Loreal , Mediterrâni e Alfaparf.

Publicidade

 

O Salão A&C Destak, que cuidou dos cabelos de Tiana, deixando-a ainda mais bela para os clicks, está localizado na Rua Expedicionário Manoel Eduardo, no Centro de Jaicós.Um empreendimento de Carla Diniz e Adriana Borges

Contamos também com apoio da loja M&M Modas, que dispõe de uma grande variedade de confecção, do recém nascido ao adulto, além de cama, mesa e banho, moda praia e batizado. A loja disponibilizou looks para o casal. 

A loja possui duas sedes, uma localizada na principal avenida da cidade, Engenheiro Ribeiro Gonçalves, com horário de funcionamento de 08 às 12 e de 14 às 18. A outra sede está situada no Centro, funcionando durante a semana no horário de 08 às 12 e 14 às 17.

Os Clicks

Publicidade

O ensaio da família foi realizado na Chácara Tinda, dos proprietários, José Pereira e Fabilene Martins, a quem agradecemos pela disponibilidade e apoio.

Veja os Clicks de agosto:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS