Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Clicks do Mês de julho traz uma história de humildade, simplicidade, talento e sonhos; veja!

Publicado

em

Simplicidade é a palavra que melhor define o Clicks do Mês de julho. O portal Cidades na Net foi até a zona rural da cidade de Alegrete do Piauí, para contar a história de um homem de vida e família humildes, mas de grandes talentos e sonhos.

Para contar essa história, percorremos os 9 km que separam a localidade Malhada Alta, onde a família vive, da sede do município de Alegrete do Piauí. Ao chegar, encontramos pessoas humildes, mas felizes e com os corações cheios de amor e esperança.

Na Malhada Alta, fomos contar a história de Luciano Francisco da Silva, de 32 anos, que é surdo e mudo, mas possui uma inteligência e talento admiráveis. Ao chegarmos em sua singela casa, fomos recebidos com alegria.

Luciano é artista plástico. Com materiais simples, como tinta guache ou de tecido e cartolinas, ele faz verdadeiras obras de arte. O que mais chama atenção é os equipamentos que ele usa. Sem condições financeiras, Luciano utiliza uma régua quebrada, as tintas são guardadas em uma balde que ele reutilizou e na falta de pincéis, ele usa a tampa de um recipiente de esmalte para pintar os desenhos.

Mas, mesmo não tendo os aparatos que precisa, o artista faz um belo trabalho. Ao adentramos na casa, o sentimento de encanto tomou conta de nós. Para nos receber, a família apregoou todos os desenhos de Luciano na parede, tornando o local cheio de cores e vida. Demonstrando sua habilidade e criatividade, o artista, com seu olhar cuidadoso, desenhou um dos integrantes de nossa equipe.

Após conhecermos sua arte, em uma experiência totalmente diferente, conhecemos a história de Luciano através de sua prima Francisca Josiane Silva, que foi quem nos levou até ele, e sua mãe Francisca Joana da Silva.

Francisca Joana da Silva, de 55 anos, mãe de Luciano, disse que o filho viveu com a avó por alguns anos.“Eu tive nove filhos, aí quando tive o Luciano, com ano tive outro, nós não tínhamos condição, aí minha mãe pegou ele para criar. Ela pagava professora particular para ensinar ele, mas ele sempre teve esse sonho de ser desenhista. Depois minha mãe adoeceu e ele veio morar aqui e fiz uma casinha para ele, com dois “comodozinhos” ”contou.

Publicidade

Ela falou que ele começou a desenhar ainda na infância. “Ele começou a desenhar com uns 8 anos. O sonho dele é conhecer o Geraldo Luís, desenhar quadros para vender, mas não tem condição de fazer essas coisas. Ele fazia os desenhos e ficava pedindo a um e a outro para mandar os vídeos dele. Ele queria ter uma casa melhor e fazer tipo um ateliê, ter as coisas que ele precisa para trabalhar” disse.

A mãe ainda contou que sente orgulho do talento do filho. “Eu acho muito bonito o que ele faz, porque ele é mudo, criado por mim e meu esposo que não temos estudo, somos pobres e mesmo assim ele aprendeu e eu tenho orgulho disso. O povo aqui da redondeza é admirado, porque aqui ninguém sabe fazer o que ele faz, porque tudo que a gente mandar ele desenhar, se ele vê, ele sabe” falou.

Francisca Josiane Silva, prima de Luciano, disse que ele sonha em ir no programa Domingo Show.  “Desde criança ele tem o sonho de ir no programa do Geraldo Luís, ele desenha e pinta. Mas ele precisa do material adequado, pincéis, telas, quadros, tintas, porque ele pinta com tinta guache e os desenhos já saem perfeitos, imagine com as tintas adequadas. Ela também não tem pincéis, ele pinta os desenhos com uma tampa de esmalte, é com isso que ele faz os desenhos” disse.

Ela ainda falou que quem puder ajudar com matérias, a família ficará muito grata. “Quem pudesse ajudar ele com as tintas, pinceis específicos para essas pinturas, a gente agradecia muito, porque ele é de uma família carente, não tem condições de comprar e quer muito realizar o sonho dele. Então quem puder doar esses materiais agradecemos muito” falou.

Nos Clicks, que foram feitos na própria casa e em um local de paisagem exuberante chamado “Morro do Gavião”, localizado na propriedade da família, trazemos realidade, simplicidade e sentimento.

Publicidade

Confira:

Making Off:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS