Connect with us

Clicks do Mês

JAICÓS | Clicks do Mês conta a história de Maria Auzenir, uma jovem senhora de grande força e legado

Publicado

em

Nascida em Itainópolis, mas considerada uma cidadã jaicoense por um título merecidamente recebido e também pelo sentimento de pertencimento à cidade onde foi acolhida desde outubro 1955, os 9 anos de idade.

Hoje com 73 anos, a jovem senhora Maria Auzenir Pereira da Silva Paiva é dona de uma admirável força e encantadora jovialidade. Alegre, participativa e atuante, ela é um exemplo para a família e todos que a conhecem.

Sua história é longa, formada por dificuldades e vitórias. Contá-la detalhadamente é quase uma missão impossível, mas neste texto, o projeto Clicks do Mês, traz um pouco do que ela vivenciou.

Sobre a infância, Maria Auzenir diz que para a época não foi tão difícil. “A minha infância não foi tão ruim para aquela época. Meu pai morou em várias cidades, estudei em Picos e quando vim de lá já tinha feito uma parte do meu primário. Estudei na escola municipal e no Colégio das Irmãs, com bolsa para pessoas carentes, que ganhei por ser uma das melhores alunas. Quando vim para Jaicós fui estudar no Anísio de Abreu”.

Já quando veio morar em Jaicós, o esforço para estudar era maior. Diariamente, ela tinha que percorrer alguns quilômetros a pé, para chegar a escola. “Enfrentei muita dificuldade, porque a gente morava no Flamengo e vinha a pé para a escola. Vinha de manhã cedo e voltava 11 e pouco sem alimento, comia quando chegava em casa porque nessa época não tinha merenda escolar. Mas minha mãe se interessava muito e sempre quis que aprendêssemos a ler. Quando terminei o ginásio passei uns anos sem estudar, mas depois estudei no científico, passei mais uns anos sem estudar e aí quando a Escola Normal veio para cá voltei a estudar”.

Publicidade

Ela lembra de algumas dificuldades que passou, mas agradece pela vida que teve e tudo que conquistou. “No Ginásio eu lembro que eu só tinha uma sapato marrom e tinha que desfilar de sapato preto. Então eu peguei carvão, pisei, coloquei azeite de mamona e pintei o sapato. Teve um fardamento também que não tive condição de adquirir todo. Comprei o pano da saia e não pude comprar o da blusa. Então, comprei um ‘lorinho’, que era um pano bem fino e como não podia usar a roupa transparente, fiz a blusa e forrei com um pano velho para poder usar.  Eu estudei com muito sacrifício, mas louvo a Deus pela minha vida, pelas conquistas que alcancei, pois se a gente não enfrentar não vai a lugar nenhum. Já quando entrei no Ginásio eu lavava roupa e pagava minha mensalidade e a de Aurenir” contou.

Maria Auzenir foi aluna da primeira turma da Escola Normal e se formou aos 40 anos. Já trabalhando no hospital Florisa Silva, ela pagava a mensalidade dela e da filha mais velha.

Com um interesse muito grande pelos estudos, dona Maria Auzenir participou de diversos cursos e capacitações, como curso Técnico em Enfermagem, Primeiros Socorros e um curso de Parteiras. “Eu não tenho menos de 50 certificados, todo curso que vinha eu fazia. Inclusive, até hoje sou registrada no COREN (Conselho Regional de Enfermagem) e sempre que me avisam sobre os eventos eu vou participar” ressaltou.

O curso de Parteiras, que ela fez em 1981, lhe rendeu um grande legado. Atualmente ela já soma mais de 2 mil partos realizados. “O primeiro parto que fiz eu estava com 6 meses que trabalhava na enfermagem. Foi da Pedrina, que já faleceu, mas era do povoado Croazal. A filha dela nasceu pelos pés e o interessante é que fiz o parto dessa menina também e o primeiro filho dela nasceu pelos pés também. Hoje tenho mais de 2 mil partos feitos em Jaicós”.

A mulher que pelas suas mãos trouxe muitos ao mundo, também deu à luz a 10 filhos, sendo que dois deles morreram ainda bebês. Maria Aurenir da Silva Paiva, Maria Aldenir da Silva Paiva, José Roberval da Silva Paiva, Maria Aldenize da Silva Paiva, Maria Aurizete da Silva Paiva, Maria Auricélia da Silva Paiva, José Ramalho da Silva Paiva e Maria Auriléia da Silva Paiva, são os filhos de Maria Auzenir, com Raimundo Sousa Paiva.

Publicidade

Os filhos nasceram todos em casa e foram criados com muito esforço e amor. “Meus filhos todos nasceram em casa, para nenhum parto eu fui no hospital. Foram 10 partos normais, graças a Deus. O primeiro filho tive com 20 anos. Enfrentamos um pouco de dificuldade, porque na época que meus filhos nasceram não tinha os programas que tem hoje. Eu sempre trabalhei, antes trabalhava lavando roupa e costurava. Eu costurava com a lamparina, acabei minha vista assim. De dia lavava roupa e de noite costurava e Mundico trabalhava na roça, trazia os mantimentos e eu aqui fazia essas coisas e cuidava dos estudos deles”.

Nascidos do seu próprio ventre ela tem 8, mas muitos que vieram ao mundo pelas suas mãos, de coração, a consideram como mãe. “Tem um mudo da Várzea Queimada que vem aqui em casa todo dia das mães ou natal para me dar um presente. Foi pata São Paulo e trouxe presente para mim, porque ele diz que não morreu por minha causa e me tem o maior respeito. Ele e a mãe quase morreram, aí ela contou a história para ele, que eu tinha salvado a vida dos dois. A gratidão dele é imensa, tem muito respeito e consideração por mim. São muitos que tem respeito por mim e me sinto muito grata” disse.

Na família ela também fez partos. Sua primeira neta foi ela quem trouxe ao mundo.  “Fiz parto de minhas filhas, minha primeira neta, a Roberta, fui eu quem peguei. Fiz vários partos no interior também. Na verdade, Deus quem fez, eu só aparava com minhas mãos. Tem uma mulher chamada Francinha, que fui eu quem peguei e hoje ela tem o maior respeito por mim, me chama de mãe Auzenir” falou.

Ao final, dona Maria Auzenir fez questão de agradecer pela participação no Clicks do Mês. “Para mim é uma grande honra receber essa homenagem. Agradeço a toda a equipe pela consideração. Esse ano já é a quarta homenagem que recebo e é um orgulho muito grande. Agradeço de todo o coração e me sinto honrada em participar. Para mim, o trabalho de vocês é essencial. É uma equipe que a gente tem respeito e faz um trabalho bom e bonito. E hoje me senti valorizada em participar” finalizou.

Parcerias

Publicidade

Para o ensaio deste mês de dezembro, contamos com apoio de Joelma Leal Hair & Makeup, que deixou Maria Auzenir ainda mais jovem e bela. Joelma é especialista em selagens, maquiagens, penteados, deixando você ainda mais bonita, para participar de momentos especiais, como batizados, casamento e formatura.

A profissional atende na rua Vila Sousa, nº 117, bairro Serranópolis. Os números para contato são (89) 999795835 e 994280767. Entre em contato, agende seu horário e arrase nas festas de fim de ano.

Contamos também com apoio da loja Moderna, que disponibilizou os dois belos looks que ficaram super bem em Dona Maria Auzenir. A Moderna, além de uma grande variedade em roupas femininas, masculinas e infantis, dispõe de linha de maquiagem, brinquedos, mochilas escolares, óculos de sol, bolsas femininas, bonés e acessórios para celulares.

A Loja, dos empresários Edivânia da Costa Lacerda e Rosicler José da Silva, fica localizada na avenida José Florêncio, bairro Serranópolis. O horário de funcionamento é de 08 às 18h, de segunda à sábado.

Nossos agradecimentos também ao casal Marlene Dias e Dedé, pela contribuição.

Publicidade

Confira agora os Clicks do Mês de dezembro:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS