Connect with us

Alegrete do Piauí

Em Alegrete, Amélia Isabel de Araújo Sousa celebra aniversário de 100 anos com familiares e amigos; fotos

Publicado

em

Honrosamente familiares e amigos celebraram juntos o centenário de vida de Amélia Isabel de Araújo, na comunidade Baraúnas, zona rural da cidade de Alegrete do Piauí. O aniversário de 100 anos de Amélia foi comemorado nesta quinta-feira (10) com cerimônia religiosa. A missa solene foi presidida pelo padre Antônio Ismael de Holanda.

Após a missa foi exibido um vídeo contando a história de vida de Dona Amélia. Em seguida a exibição filmográfica foi servido um jantar para os convidados.

Neto da aniversariante, João Maike da Silva Sousa, falou da satisfação em reunir familiares para celebrar o centenário de vida da avó.


“É um sentimento de gratidão porque não é fácil a pessoa chegar a um centenário. É algo que todo mundo almeja. Acaba sendo muito gratificante para nós netos, filhos, bisnetos, tataranetos e toda a família. Vemos que ela ainda pode chegar muito além disso. Gratidão é a palavra”, disse.

O filho, Joaquim Manoel de Sousa, também externou seu sentimento em presenciar a mãe comemorando cem anos de vida. “Sinto muita alegria e felicidade no coração, pois não é todo mundo que alcança uma data como essa. Agradeço muito a Deus por ela ter completado cem anos e me dar oportunidade de alcançar e comemorar com ela este momento”, falou.

Biografia

Publicidade

Amélia Isabel de Araújo Sousa – Mulher guerreira, batalhadora e de origem humilde, nasceu em 10 de outubro de 1919, na localidade de Baraúnas, zona rural de Alegrete do Piauí, onde sempre residiu. Filha de Izabel Joana de Araújo e Martinho Dionildes de Araújo. Nasceu em uma família de 9 irmãos: Antônia, Maria do Fiel, Josina, Ângelo Martinho, José Martinho, Chico Martinho, Cesário Martinho, João Martinho e Amélia Isabel.

Casou-se aos 19 anos de Idade, no ano de 1938, com Manoel Joaquim de Sousa, filho de Joaquim Pedro de Sousa e Jesuína Adriana do Espirito Santo. O matrimônio gerou muitos 11 filhos: Marina, Francisca (Tutuca), Maria das Graças (Gracinha),  Maria Concebida (Bibida), Maria Elismar, Maria Elisabete (Beta), Adália, José (Dede), Luiz e Joaquim. Amélia tem ao todo 36 netos, 55 bisnetos e 08 tataranetos.

Amélia Isabel ficou viúva aos 84 anos de idade quando Manoel Joaquim de Sousa, seu esposo, faleceu aos 90 anos. Ao longo do tempo criou seus filhos com muito esforço e dedicação. A agricultora, costureira e dona de casa, cozinhava a lenha, fazia crochê. Uma mulher muito religiosa sempre com seus oratórios e diversas imagens de santos em sua casa.

Amélia era uma apaixonada por bonecas e nas horas vagas confeccionava roupas para suas bonecas. Até os 98 anos caminhava todos os domingos de sua casa para Alegrete fazendo todo o trajeto a pé.

Homenagens

Alguns netos e bisnetos que estão distantes gravaram homenagens para a aniversariante em seu centenário.

Publicidade

“100 anos! Completar esse número é alcançar algo místico. É uma coisa grandiosa e sem explicação até. Tenha um aniversário inesquecível!”

“Hoje é preciso recordar a pessoa incrível que você foi ao longo de um século inteiro. São tantas histórias, tantas conquistas, tantas batalhas vencidas. Mantenha-se jovem e feliz, uma grande mãe, uma grande esposa, uma grande mulher. Parabéns Vó!”.

Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS