Câmara de Alegrete do PI aprova projeto que autoriza Executivo adotar Diário Eletrônico da APPM e vereadores discursam
Publicado por: Iago Sousa | Data: 11/11/17

Câmara de Alegrete do PI aprova projeto que autoriza Executivo adotar Diário Eletrônico da APPM e vereadores discursam

A Câmara de vereadores de Alegrete do Piauí, realizou na noite desta sexta-feira, 10/11, a 16ª sessão ordinária. Na ocasião teve como pauta, a votação de um PL do Poder Executivo e os vereadores falaram na tribuna da Casa Legislativa.

A sessão foi presidida pelo vereador Manoel João Ramos (PRTB), conhecido popularmente como “Seu Manel”. E contou também com a presença dos vereadores: Erasmo de Araújo Lima (PSC), Constâncio Nicolau Ramos (PP), Claudilto Rodrigues Ramos (Cláudio do Milton- PT), Manoel Roberes de Alencar Ramos (Bel Ramos – PSB), Paulo Lucemberg de Alencar (PT), Firmino Pedro de Sousa (PSD) e Luís Carlos Ramos Rodrigues (PSD).

No primeiro expediente, os vereadores aprovaram por unanimidade o PL que adota o Diário Eletrônico dos Municípios do Estado do Piauí, instituído e administrado pela APPM, como meio oficial de comunicação dos atos normativos e administrativos da Prefeitura do Município de Alegrete do Piauí –PI.  O PL havia sido apresentado na sessão do dia 29/10, e foi colocado em votação nesta sessão.

O projeto foi enviado à Casa pelo prefeito Márcio Alencar, onde o gestor explica que o Diário Oficial Eletrônico dos Municípios, é uma ferramenta que dará maior autonomia, transparência, menor custeio ao tesouro público e atenderá às leis vigentes. Com a aprovação, o chefe do executivo alegretense pode adotar a plataforma como forma de atender as exigências da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011), que visa garantir a todos os cidadãos o acesso à informação pública.

No segundo expediente três dos oito vereadores presentes usaram a tribuna e se pronunciaram a cerca de diversos temas.

O primeiro a falar foi o vereador Luís Carlos, que anunciou aos demais colegas a apresentação de um projeto de lei que implanta câmeras de monitoramento de segurança nas principais vias da cidade.  “Estive em Fronteiras e Pio IX e achei importante a implantação das câmeras de monitoramento de segurança, pretendo elaborar o projeto e trazer aqui para aprovação”, disse o vereador que reivindicou que o prefeito faça reparos nas estradas do município.

O líder do governo na Câmara, vereador Claudio do Milton, repercutiu suas últimas reuniões com o deputado Lima, destacou a aprovação do Diário Eletrônico da APPM e disse estar cumprindo o seu papel como vereador.

O último dos vereadores a usar a tribuna, foi o presidente “Seu Manel” que pontuou sobre os últimos acontecimentos nos bastidores da política alegretense com a saída do seu grupo da situação.  Seu Manel reafirmou ainda que continua firme a vida política.

Para encerrar a sessão, o padre Antônio Ismael de Holanda, vigário paroquial da Área Pastoral de Alegrete do Piauí, usou a tribuna da casa para fazer o convite aos vereadores e a todos presentes para participarem da instalação da nova paróquia de Nossa Senhora de Fátima na cidade alegria. De acordo com o sacerdote, a missa de criação e instalação será no dia 22 de dezembro, uma sexta feira a noite, ás 19 horas. Padres e leigos de 42 municípios da microrregião de Picos estarão presentes. Autoridades constituídas dos municípios (Alegrete e Francisco Macedo) que abrangem a futura paróquia também devem prestigiar o momento histórico na vida da comunidade.

Dentre outros estiveram presentes na sessão: o secretário de Finanças, Jean Olveira, o secretário de Cultura, Iago Sousa, o ex-vereador Biano, a advogada Marcia Ramos, e a secretária da casa Lucilene Ramos.

Veja mais fotos:

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES

Depois de 52 dias, Polícia Civil decide pelo fim da greve no Piauí

A Polícia Civil do Piauí decidiu em assembleia pelo fim da greve no Estado. Nesta terça-feira (29) foi realizada uma assembleia geral extraordinária, na sede do Sindicato dos Policiais Civis

POLÍCIA

17 pessoas são presas durante operação da Polícia Civil no interior do Piauí

Em operação realizada nos dias 07 e 08 de junho, em municípios do interior do Piauí, a Polícia Civil deu cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão,

DESTAQUES 0 Comments

Três novos padres serão ordenados nas cidades de Padre Marcos e Patos do Piauí

A Diocese de Picos se prepara para a Ordenação Sacerdotal de três novos padres. As cerimônias já tem datas definidas e acontecerão nos dias 27 e 29 de julho, nas