Câmara de Alegrete do PI aprova projeto que autoriza Executivo adotar Diário Eletrônico da APPM e vereadores discursam
Publicado por: Iago Sousa | Data: 11/11/17

Câmara de Alegrete do PI aprova projeto que autoriza Executivo adotar Diário Eletrônico da APPM e vereadores discursam

A Câmara de vereadores de Alegrete do Piauí, realizou na noite desta sexta-feira, 10/11, a 16ª sessão ordinária. Na ocasião teve como pauta, a votação de um PL do Poder Executivo e os vereadores falaram na tribuna da Casa Legislativa.

A sessão foi presidida pelo vereador Manoel João Ramos (PRTB), conhecido popularmente como “Seu Manel”. E contou também com a presença dos vereadores: Erasmo de Araújo Lima (PSC), Constâncio Nicolau Ramos (PP), Claudilto Rodrigues Ramos (Cláudio do Milton- PT), Manoel Roberes de Alencar Ramos (Bel Ramos – PSB), Paulo Lucemberg de Alencar (PT), Firmino Pedro de Sousa (PSD) e Luís Carlos Ramos Rodrigues (PSD).

No primeiro expediente, os vereadores aprovaram por unanimidade o PL que adota o Diário Eletrônico dos Municípios do Estado do Piauí, instituído e administrado pela APPM, como meio oficial de comunicação dos atos normativos e administrativos da Prefeitura do Município de Alegrete do Piauí –PI.  O PL havia sido apresentado na sessão do dia 29/10, e foi colocado em votação nesta sessão.

O projeto foi enviado à Casa pelo prefeito Márcio Alencar, onde o gestor explica que o Diário Oficial Eletrônico dos Municípios, é uma ferramenta que dará maior autonomia, transparência, menor custeio ao tesouro público e atenderá às leis vigentes. Com a aprovação, o chefe do executivo alegretense pode adotar a plataforma como forma de atender as exigências da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011), que visa garantir a todos os cidadãos o acesso à informação pública.

No segundo expediente três dos oito vereadores presentes usaram a tribuna e se pronunciaram a cerca de diversos temas.

O primeiro a falar foi o vereador Luís Carlos, que anunciou aos demais colegas a apresentação de um projeto de lei que implanta câmeras de monitoramento de segurança nas principais vias da cidade.  “Estive em Fronteiras e Pio IX e achei importante a implantação das câmeras de monitoramento de segurança, pretendo elaborar o projeto e trazer aqui para aprovação”, disse o vereador que reivindicou que o prefeito faça reparos nas estradas do município.

O líder do governo na Câmara, vereador Claudio do Milton, repercutiu suas últimas reuniões com o deputado Lima, destacou a aprovação do Diário Eletrônico da APPM e disse estar cumprindo o seu papel como vereador.

O último dos vereadores a usar a tribuna, foi o presidente “Seu Manel” que pontuou sobre os últimos acontecimentos nos bastidores da política alegretense com a saída do seu grupo da situação.  Seu Manel reafirmou ainda que continua firme a vida política.

Para encerrar a sessão, o padre Antônio Ismael de Holanda, vigário paroquial da Área Pastoral de Alegrete do Piauí, usou a tribuna da casa para fazer o convite aos vereadores e a todos presentes para participarem da instalação da nova paróquia de Nossa Senhora de Fátima na cidade alegria. De acordo com o sacerdote, a missa de criação e instalação será no dia 22 de dezembro, uma sexta feira a noite, ás 19 horas. Padres e leigos de 42 municípios da microrregião de Picos estarão presentes. Autoridades constituídas dos municípios (Alegrete e Francisco Macedo) que abrangem a futura paróquia também devem prestigiar o momento histórico na vida da comunidade.

Dentre outros estiveram presentes na sessão: o secretário de Finanças, Jean Olveira, o secretário de Cultura, Iago Sousa, o ex-vereador Biano, a advogada Marcia Ramos, e a secretária da casa Lucilene Ramos.

Veja mais fotos:

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Vila Nova do Piauí

VILA NOVA | Vereador Roberto Moura solicita perfuração de poços tubulares em reunião com a Agespisa

O vereador presidente da Câmara de Vila Nova do Piauí, Roberto Carvalho Moura –PSB, participou na manhã desta segunda-feira, 18, de uma reunião entre representantes da Agespisa e a população

Legislativo em Foco

Vereadora de Jaicós propõe Título de Cidadania ao padre Manoel Moura

A vereadora Olisabel Macedo Silveira, do PSB, apresentou, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Jaicós, realizada na última segunda-feira (23), um Projeto de Resolução onde propõe a concessão de

Belém do Piauí

BELÉM | Confira a pauta da Câmara Municipal para a sessão desta sexta-feira, 05

A mesa diretora da Câmara Municipal de Belém do Piauí divulgou a pauta da 51ª sessão ordinária da legislatura, que acontece hoje, 05, a partir das 17h, sob presidência do