Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara de Patos aprova  projeto que denomina plenário e homenageia ex-vereador

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí, realizou no sábado, 15, mais uma sessão ordinária, presidida pelo vereador  Francisco José da Silva Sobrinho (PC do B), que foi autor do Projeto de Resolução 02\2018, aprovado  pelos demais parlamentares do legislativo.

A Resolução dá dominação ao Plenário  da Câmara Municipal,  de vereador Luís Deolindo  de Sousa.  A homenagem ao ex-vereador (in memoria), foi aprovada por unanimidade pelo demais vereadores que consideraram, a mesma justa.

Luís Deolindo de Sousa,  foi vereador quando Patos ainda pertencia ao município de Jaicós, após emancipada, foi parlamentar do município de  1993 a 1996. E também foi vice-prefeito  nos anos de 1997 a 2000.

No segundo expediente, os vereadores ocuparam a tribuna para se pronunciar. A vereadora Luzitânia  Dias dos Reis, a Taninha,(SD), voltou a  cobrar, sobre o pagamento dos salários  dos professores. Ela fez críticas à forma com a situação está sendo conduzida e cobrou uma posição da Prefeitura em relação a situação.

Segundo ela, além do não pagamento do parcelamento dos salários  dos professores do mês de dezembro de 2017, o  vencimento referente ao  mês de agosto está atrasado, situação que segundo informou a vereadora fez com que alguns professores paralisasse as atividades prejudicando alunos. “O pagamento de agosto está atrasado e já teve escola que paralisou, os professores foram até a escola mas não lecionaram, e isso é ruim porque prejudica o alunos, mas os educadores não estão erradas, pois não é justo trabalhar e não receber seu pagamento”, disse ela, que também voltou a cobrar a demora no concerto do veículo Toro.

Publicidade

O vereador Wilson Viera (PTB),  após agradecer por mais um dia de trabalho na Casa,  pediu a mesa diretora, se que possível,   fosse remarcada a data da próxima sessão, que aconteceria no próximo  dia 29, e logo após parabenizou o presidente pela contratação do novo assessor jurídico da Casa. “Por ser advogado e também vereador, conhece melhor nossos  trabalhos, e que Casa necessita”, disse ele, que parabenizou a gestão pela resolução do problema do poço da localidade Lagoa do Mel.

Sobre a questão dos professores, ele disse o município deve dialogar com Sindicato, momento em que frisou que obteve a informação que haverá uma reunião entre os mesmos, quando manifestou o desejo de que a questão seja resolvida. Ele ainda  repercutir sobre a situação da operação carro pipa no município.

O vereador Marlon Costa(PRTB),  agradeceu  por mais um dia de trabalho e justificou sua ausência na sessão passada, e em seguida  parabenizou aos organizadores, pela realização do desfile do 07 de setembro no povoado Cajueiro. “O desfile foi muito bonito e organizado e aqui parabenizo a todos os envolvidos”, disse ele, que  ainda lamentou o fato do desfile ter acontecido no mesmo horário da final do Campeonato Municipal,  quando parabenizou o prefeito promover a competição esportiva  e também  pela resolução do problema  do poço da comunidade  Lagoa do Mel.

Em outro momento, ele lamentou sobre o pagamento atrasado dos professores e fez cobranças em relação a quadra poliesportiva do povoado Cajueiro que estaria em reforma e cobrou informações sobre a mesma. “A quadra está fechada, não sei se reforma foi concluída, mas que sejam tomadas  providências para que quadra seja reaberta, pois as crianças estão indo brincar de bola  na praça e estão destruindo a grama”, disse.

Em breve discurso, o vereador Antônio Rufino, o Tonhão (PP), parabenizou o prefeito Agenilson Dias pela realização do Campeonato e o time de  Saco da Ema, por ganhar a competição, como também aos todos times participantes. Ele  finalizou parabenizando o Poder Executivo pela inauguração da quadra poliesportiva.

Publicidade

  

O vereador José Hélio (PDT),Helim, após  agradeceu por mais dia de trabalho, informou que a recuperação do calçamento do Cajueiro,  cobrado na Casa, teve início e  explicou o que tem causado  a demora no concerto do carro modelo Toro. “O carro apresentou um defeito de fábrica e ficou um impasse  entre a empresa que vendeu o veículo e seguradora, de  quem seria responsável pelo concerto. A Toro está em Teresina, mais o gestor está resolvendo o problema e  vai ser concertado”, explicou que ainda informou que o município vai adquirir dois novos carros novos modelo UP, onde os mesmos já foram licitados.

O parlamentar também comentou sobre a questão dos  salários dos professores, quando  informou que  haverá uma reunião  entre o gestor e o Sindicato, para discutir sobre a situação”. Ele ainda teceu comentários sobre  poço da localidade Lagoa do Mel e sobre a operação carro pipa e  finalizou parabenizando o prefeito por promover mais um ano o Campeonato de Futebol, bem como  pela  inauguração da quadra poliesportiva.

O presidente da mesa diretora , Francisco José da Silva Sobrinho (PC do B), iniciou seu discurso agradecendo pela aprovação do Projeto e pelo conhecimento do vereador Wilson em relação a contratação do novo advogado para Câmara, em seguida o parlamentar anunciou  que vai  implantar melhorias na Casa  Legislativa. “Vou mandar montar as centrais de ar,  deixadas  pelo vereador Adalberto Lopes em sua administração, fazer as fotos dos vereadores e montar o quadro, pois é importante ter esse registro,  como também,  organizar essas salas, comparar prateleiras   para os balancetes. Umas das sala será para as reuniões dos vereadores e a outra, será utilizada como gabinete onde os vereadores poderão utilizar, caso precisem, serão  colocados  placas de identificação em  cada uma, também irei mandar colocar um nome do plenário”, informou.

Em outro momento, o vereador parabenizou o prefeito pela inauguração da quadra poliesportiva e também aos organizadores, responsáveis pelo desfile do povoado Cajueiro, onde teceu muitos elogios. Ele parabenizou ainda a gestão pela realização do Campeonato,  e fez críticas pela forma de  organização do mesmo.

“O Campeonato é municipal e não estadual, muitos times do interior não vem participar porque não tem condição de pagar jogador,  e outra aqui quando começa a competição  já se sabendo quem vai ser campeão.  O time do Cajueiro deixou de participar por conta do problema do ano passado, combinou uma coisa e aconteceu outra. Quem tem mais direito de participar do evento do município é os jogadores que são do município ou árbitro que vem de fora?[…]. Então as coisas não deveriam acontecerem  dessa forma”, disse o vereador que também criticou o fato dos dois  eventos serem realizados  no mesmo horário,  a final do campeonato e o desfile,  onde afirmou que houve  falta de comunicação e  finalizou  se mostrando sensível a dialogar e combinar a  mudança na data da sessão, pedido feito pelo vereador Wilson.

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS