Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara de Patos discute, vota e aprova quatro Projetos de Leis  e um Requerimento. Veja!

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí, em sessão realizada no sábado, 28, discutiu, votou e a aprovou quatro Projetos de Leis, uma ementa  e um Requerimento. Os trabalhos legislativos foram presididos pela vereadora, Zuleide Costa, presidenta da mesa diretora da Casa.

O primeiro projeto de Lei a ser votado, de autoria do Executivo, dispõe sobre a criação de cargos e vagas  nos quadros administrativos de pessoal do município, que passarão pertencer à estrutura administrativa do Patos do Piauí.

Antes da votação do polêmico projeto, foi apresentado os  pareceres  das  Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, e da Comissão de Finanças e Orçamento Público.

O relator da Comissão  de Constituição, Adalberto Lopes, opinou a favor, quando justificou que Projeto vai de encontro com o anseio e necessidade  da comunidade. “Considero,  o PL  constitucional,  jurídico e tecnicamente correto e,  voto pela aprovação”, disse.

Wilson Vieira, relator da Comissão de Orçamento Público, opinou contra a provação. Na apresentação do parecer Wilson enfatizou,  que tanto ele como os demais vereadores da oposição não são contrários a criação de novas vagas para preencher os cargos públicos, bem como, não são contra a realização de concurso publico. “O que questionamos é a quantidade de vagas, e também, a não apresentação de um estudo de impacto financeiro”, disse.

Publicidade

Wilson apresentou uma ementa solicitando a redução do  número de vagas, no qual,  foi votado e reprovado pela maioria dos vereadores da atual legislatura da Câmara.

Após a apresentação dos pareces, o Projeto, 011\2019, que cria cargos e vagas para concurso público, foi aprovado por 5 votos a 4.

Mais três  projetos e uma ementa, amos de autoria do Executivo foram aprovados, sendo estes por unanimidades.  O Projeto 013\2019, que dispõe sobre  redução de poluentes por veículos automotores e produtores de poluentes; o PL, o14\2019, que  dispõe sobre a ordenação dos elementos que compõem a paisagem urbana do município de Patos; o Projeto 015\2019, que revoga as Leis Municipais n° 044 e 045 \ 2019 e lei nº 006\2013 e institui a política  Municipal de Assistência Social; Além de ementa,  que abre crédito adicional suplementar e especial por anulação de dotação do orçamento vigente.

Na mesma sessão,  foi aprovado, por unanimidade,  o Requerimento do vereador Luiz Evaristo, o Luizinho, solicitando a asfalto da BR-407 ao município de Itainópolis.

O documento é direcionado ao senador, Marcelo Castro  e o diretor do  DER\PI, José Dias e Castro Neto.

Publicidade

No segundo expediente, os vereadores se pronunciaram. O primeiro foi o vereador Luiz Evaristo, o Luizinho, que  agradeceu por  mais um dia de trabalho na Casa Legislativa e parabenizou  os  trabalhos dos vereadores das Comissões. ” Dizer, apesar das pelêmicas, alguns projetos trazem  muitas coisas melhorias para nosso município”, frisou.

José Hélio, o Helim, parabenizou  as Comissões pelos pareceres, como também  parabenizou  a  presidenta Zuleide pelas melhorias que sua localidade está recebendo.  Ele finalizou frisando que entende e respeita a posição de cada vereador na Casa, e que o debate é valido.

O vereador Wilson Vieira, cobrou ao poder Executivo, a recuperação dos calçamentos  em algumas ruas da cidade. “Essas pedras soltas podem ocasionar algum acidente”, reivindicou.

Chico Oseias, agradeceu por mais um dia de trabalho e de vida, parabenizar  pelos projetos aprovados, e agradeceu a presença da população que prestigiou a sessão.

A vereadora Luzitânia dos Reis, a Taninha,  comentou  sobre solenidade de entrega de títulos de cidadania em Jaicós. “Foi uma sessão muito bonita e só tenho agradeceu pelo convite”, disse.

Publicidade

Ela ainda cobrou ao Executivo, que se empenhe mais sobre a aposentadoria de algumas professoras, e  sobre as letras a serem pagas aos professores. Ela finalizou  pedindo  saúde a sua amiga Bela que encontra enferma.

O vereador Adalberto Lopes, também se pronunciou. “Que Deus nos dê  inteligência para que possamos trabalhar sem praticar injustiças com nosso povo e aprovarmos projetos que venham a atender aos anseios da sociedade. E que Senhor ilumine aqueles que estão acima de nos, para que enviem bons projetos e recursos para que os gestores possam proporcionar melhorias  nos  municípios”, comentou.

A vereadora Zuleide Costa, agradeceu a Deus por mais um dia de trabalho, assim como também a presença de todos. Ela ainda  informou sobre as obas da localidade Bom Jardim. ” A construção da  quadra já iniciou, a UBS ainda não começou e os banheiros já foram concluídos a  primeira etapa”, disse.

“Fico muito  feliz pelas melhorias que estão chegando  a nossa localidade, são importantes conquistas que vão  trazer  benefícios para todos que lá residem”, destacou a vereadora, que finalizou informando que haverá sessão no próximo sábado.

Veja fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS