Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara de Patos do Piauí aprova dois projetos de leis e inicia recesso legislativo 

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou no último sábado, 29, a sessão ordinária de encerramento do  primeiro período legislativo de 2019. Os trabalhos foram presididos pelo vereadora Zuleide Costa, presidente na mesa diretora a Casa.

Na oportunidade,  as Comissões apresentaram parecer,  o plenário  discutiu  e aprovou dois Projetos de Leis, de autoria do Poder Executivo. O primeiro dispõe sobre a criação  da procuradoria jurídica do município de Patos do Piauí.

O segundo,  dispõe sobre a instituição do Programa Agenda 21 local e do Fórum da Agenda 21 do município de Patos do Piauí. Também foi aprovado uma Emenda Modificativa sobre o PL, que  cria o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA.

No segundo expediente,  os vereadores discursaram na tribuna. O vereador Adalberto Lopes, foi o primeiro a se pronunciar. Ele falou sobre o primeiro período legislativo e avaliou como positivo.  “O primeiro semestre legislativo, foi de muito proveito, onde foram  aprovados muitos projetos em beneficio de nosso município”, disse ele, frisando que o sentimento é de dever cumprido.

Por fim, o parlamentar intercedeu a Deus  para iluminar aqueles que  estão no poder a nível de País,  para que olhem para os mais carentes.  Finalizou desejando que  o  segundo período seja  de mais trabalho em prol da povo de Patos.

Publicidade

A vereadora Luzitânia dos Reis, a Taninha,  iniciou informando que  voltou a falar com a Agespisa, sobre a recuperação da caixa de água, e que empresa se comprometeu a iniciar os trabalhos no mês de julho.

Em outro momento, a vereadora cobrou sobre o horário de funcionamento da  unidade de saúde. “A pedido da população, peço que  para reverem sobre os horários da UBS, porque  de meio dia às 14h, está ficando fechado e muitas pessoas, querem pegar ficha para consultar, e chegam nesses horários e não tem onde ficar, por estar fechada, além de que podem ter ocorrências graves e pessoas precisarem  ser atendidas.  Então custa nada ela estar aberta nesse horário”, explicou […]

Ela ainda parabenizou a nova supervisora do estado, Valdirene da Costa Reis.  E voltou a comentar que continuar sofrendo perseguição política  no cargo de funcionária do município, quando disse que exerce  corretamente sua função, e porque faltou um dia para servir a justiça como testemunha de um caso, esteve seu salário descontado.

A parlamentar ainda afirmou que não tem medo de agir, e que  vai continuar com seu trabalhado fiscalizando e denunciando.  “As denuncias começaram agora, entrei em contato com o Mistério Público e vou partir para tudo que estiver errado”, disse ela, que  finalizou pedido a Deus  saúde, determinação  e coragem para continuar a desempenhar seu trabalho.

Wilson Vieira, iniciou dando apoio da vereadora Taninha em relação a vereadora citar que está sofrendo perseguição política. ” Quem  tem rabo de palha, não pode brincar como fogo.  Se for pegar no pé de tudo que está errado, muitas coisas aparecerão, me solidarizo com a colega, ” disse.

Publicidade

O vereador ainda disse que encerra o período legislativo com a certeza que cumpriu seu papel.  “Votei naquilo que  foi coerente e fomos contraditórios em alguns setores, mas  estamos na democracia e temos direito de discordar de projetos. Tivemos momentos acalorados, mas estamos aqui para isso, para discutir  o que é melhor  para o município”, disse o parlamentar ressaltando, que estará sempre vigilante  sobre aquilo que não estiver certo […]. Por fim, agradeceu o concerto do poço da localidade Lagoa do Mel.

O vereador Antônio Rufino, disse que o período legislativo foi bastante produtivo. “Votamos vários projetos importantes e  concluímos o semestre com o dever cumprindo. E possamos dar continuidade aos trabalhos no próximo período”, disse.

O vereador Marlon Costa,  disse que  exercer seu papel  no primeiro semestre,  buscando o melhor para a população.  Em outro momento o vereador cobrou sobre a iluminação pública do povoado Cajueiro  e o  concerto do poço da localidade Saco da Serra.   Ele ainda reivindicou mais apoio ao esporte do povoado Cajueiro, quando pediu a gestão que forneça bola e transporte para participarem da competições, tendo em vista,  que esse apoio é dado ao time da sede do município.

“Quero desejar um  bom recesso ao colegas vereadores e possamos voltar no próximo período, com muita garra  e determinação para trabalhar  cada dia mais pela população e pelo município” finalizou Marlon.

José Hélio, o Helim,  iniciou falando sobre o programa Luz para Todos no município. Dentre outros pontos, o parlamentar  explicou que fez um  levantamento sobre as localidades que ainda não tem energia, oficializou em um documento e entregou na Equatorial em Teresina.  “Fiquei satisfeito, porque quando cheguei de Teresina,  já tinha um funcionário da empresa no município. E conseguimos fazer um  outro levantamento, e segundo a empresa o projeto vai ser feito e ainda esse ano,  para colocar a energia nas residencias que faltam”, relatou Helinho.

Publicidade

Ele  ainda comentou sobre o discuso  da vereadora Taninha em relação  a perseguição política. “Sobre o discuso da colega vereadora,  eo Wilson que sensibilizou com a questão dela. Tem que ser averiguado, não estou dizendo que está correto, mas quem nunca errou que atire a primeira pedra, pois na minha opinião não existe  nenhuma administração 100%, e aqui já fomos oposição e situação e não existe nenhuma gestão perfeita”, disse.

Ele ainda abordou sobre a reforma da previdência. E se sensibilizou com o vereador Marlon e disse  que vai levar a demanda para o prefeito.  E finalizou desejando um bom recesso a todos os colegas, pedindo a Deus que abençoe  cada um.

A  presidente da mesa diretora, Zuleide Costa, agradecer a Deus por mais um dia trabalho na Casa, quando informou a Câmara  entra em recesso e retorna em agosto.

“Até aqui mais uma batalha vencida, mais um dia de trabalho concluído a frente da presidência desta Casa. E quero parabenizar  aos colegas pelas reivindicações, elas são bem vindas,  quando há comprometimento com a verdade.  Desejo a todos um bom recesso que possamo voltar mais firmes, com garra, e determinação, para que continuemos votando pautas importantes que beneficiem o município e nosso povo, pois fomos eleitos para isso, então que  posamos fazê-lo com sabedoria”, disse Zuleide.

 

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS