Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara de Patos do Piauí aprova projetos e encerra o ano legislativo de 2017

Publicado

em

O vereador Adalberto José Lopes (PP) presidiu, na última sexta-feira,22, a sessão ordinária de encerramento do ano legislativo de 2017 na Câmara Municipal de Patos do Piauí. Na ocasião, foram aprovados dois Projetos de Lei.

O Projeto de Lei 13/2017, de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre a criação e organização do sistema Municipal de Ensino do município do Piauí.  A presente Lei disciplina a organização do Sistema Municipal de Ensino de Patos do Piauí visando agilizar as ações da Educação.

Também foi aprovado o PL 14/2017, também do Executivo, que autoriza o Poder Executivo Municipal a proceder à abertura de crédito adicional no orçamento corrente, por excesso de arrecadação.

No segundo expediente, os vereadores ocuparam a tribuna para comentar sobre o ano de trabalho na Câmara, dentre outros assuntos.

Luzitânia dos Reis(SD), foi a primeira a se pronunciar. Ela  iniciou agradecendo a Deus por mais um ano, pela saúde e  pelas conquistas, as quais foi agraciada.

Publicidade

Em outro momento,  a vereadora  comentou sobre a audiência pública realizada pela Educação e disse que é lamentável falta de conscientização do colega vereador Líder do governo na Casa. “Já discutimos muito sobre a situação do pagamento dos professores e estou cansada de falar que a gestão inchou a folha e quem diz isso  não é somente eu. A presidente do sindicato  quando pede satisfação o porquê do atraso na folha de pagamento, a resposta é folha inchada”, disse a vereadora, que ainda teceu críticas a uma professora, que  segundo Taninha,  se manifestou sem educação na audiência,  reivindicando diretos  a qual  não tinha.

A parlamentar  parabenizou o prefeito por  estar acabando  o multisseriado no município. E ainda se manifestou indignada,  porque segundo ela, a Secretaria de Educação teria ordenado, que  nenhum aluno era pra ser reprovado. A vereadora ainda reivindicou do Poder Executivo ventiladores ou climatizadores de ar  para o CRAS.

Por fim, Taninha, agradeceu o  presidente Adalberto Lopes pela boa convivência. E finalizou pedindo a Deus um bom inverno e desejou aos munícipes  feliz Natal e um próspero ano novo, com saúde paz e de muitas realizações.

O vereador Wilson Vieira(PTB), líder da bancada da oposição,  após  agradecer por mais um dia de trabalho, cobrou  da presidência da Câmara a gravação das sessões. “O Projeto de Lei foi aprovado, mais não está sendo cumprido, as sessões não estão gravados e arquivadas”, disse.

Wilson parabenizou o prefeito Agenilson pelas obras que  conseguiu durante o ano e também,  fez  cobranças. O vereador cobrou do gestor, ampliação do cemitério, onde segundo ele, o espaço está insuficiente, cobrou ainda que coloque uma pessoa para cuidar, para que os enterros não sejam feitos em desordem ocupando mais espaço.

Publicidade

O vereador, também,  voltou a cobrar sobre a segurança do município. “ Mais um homicídio  ocorreu no município, sendo este o terceiro deste ano,  isso é reflexo  da falta de segurança que está acontecendo em Patos. Já falei com o próprio Capitão, algumas vezes, e ele disse que iria  mandar um ostensivo, fazer umas rondas  até hoje se mandou não chegou ao meu conhecimento, então  precisa buscar resolver essa situação, não dá  prever que vai acontecer, mais tem como amenizar,  desempenhado melhor os serviços de segurança”, destacou o vereador.

O parlamentar,  agradeceu o  presidente da Casa, pela condução dos trabalhados no ano legislativo e deixou uma mensagem para população do município. “Que nesta época de festa possamos renovar nossa amizade e cumplicidade, esse sentimento que nós une e nós transforma em irmãos de fé e verdadeiros amigos,  que o menino Jesus nós abençoe com o Natal cheio de alegria e a certeza de um ano novo repleto de conquistas”, concluiu.

O vereador Marlon Costa Oliveira (PRTB), iniciou agradecendo a Deus por mais um dia de trabalho e fez boa avaliação do ano.  “Estamos na última sessão, terminando ano  legislativo e foi um ano bom, onde cada um buscou dar o melhor de sí, e encerro hoje os trabalhos do ano com o sentimento de dever cumprido” disse.

O parlamentar comentou sobre o serviço realizado na PI que liga ao povoado Cajueiro e pediu mais um reforço, ele também, cobrou a recuperação do calçamento do Cajueiro.  E ainda parabenizou o prefeito pelo serviço realizado na praça do povoado e enfatizou que ficou bonita e agradeceu pelo gestor r ter feito o reforço da parede do açude.

Marlon gradeceu pela  convivência harmoniosa da Casa e parabeziou o presidente pela condução dos trabalhos. Ele finalizou agradecendo a Deus pelas conquistas.  “Foi um muito proveitoso e quero continuar no próximo ano deixando minha marca”, disse o vereador que  desejou  um feliz Natal e um próspero ano novo cheio de paz e saúde para  toda a população de Patos, seus familiares e  amigos.

Publicidade

Luiz Evaristo(SD), após parabenizar o discurso e as cobranças dos vereadores agradeceu a Deus por mais um período Legislativo, manifestado o desejo que a Casa no próximo ano possa continuar desenvolvendo bem os trabalhos.

O vereador, também cobrou do prefeito, o calçamento do povoado Cajueiro, principalmente a  Rua que sai para a localidade  Morro da Onça. Ele cobrou ainda melhorias na a iluminação pública do povoados, e agilidade nas  obras de recuperação das estradas vicinais. “Sei que o município passa por dificuldades, mais  essas obras das de recuperação das estradas eram pra estar mais adiantadas, então peço que o prefeito cobre da empresa agilidade, pois  o recurso já foi liberado 100% e o serviço deve ser totalmente concluído”, disse o vereador, que finalizou desejando um feliz Natal e um próspero ano novo a todos os patoenses.

Francisco Oséias (PSB), agradeceu a Deus por mais um dia e também comentou sobre a falta de segurança no município, onde narrou a situação  crítica do município em relação a falta de segurança. “Também já cobrei providências  do comando em Jaicós, mais se justificam alegando a falta de recurso. A situação e bastante difícil e temos que procurar uma forma de tentar amenizar, vamos  nos reunir, dialogar com Poder Judiciário, pois, algo tem que ser feito”, afirmou.

O vereador informou sobre serviço realizado na PI que liga o Cajueiro. E  finalizou em tom de agradecimento. “Agradecer por mais um ano de trabalho aqui na Casa Legislativa e pela harmonia existente,  agradecer o presidente  pela boa condução dos trabalhos,  agradeceu  ao prefeito Agenilson,  que dentro do que é possível muito tem feito pelo município  e agradecer  aos funcionários da Câmara pelo serviço prestado”, concluiu.

A vereadora Zuleide Costa (PSB), ressaltou que foi um ano produtivo, onde pôde conhecer melhor o trabalho exercido pelo Poder Legislativo na cidade de Patos, onde ainda agradeceu o presidente da mesa diretora da Casa pelo trabalho desempenhado na condução dos trabalhos.

Publicidade

Em outro momento, Zuleide afirmou que desconhece a informação de que os professores foram orientados a passar os alunos.  “Desconheço essa informação  de que professores teriam recebido ordem para passar os alunos,  inclusive, tem  um estudante  da família  ficou reprovado”, declarou a vereadora.

A vereadora finalizou,  desejando um feliz Natal e próspero ano novo a todos. “Que  no próximo ano possamos retornar aos nossos trabalhos renovados, com a mente mais aberta, boas festas a todos”, concluiu.

Antônio Rufino (PP) também foi breve. “Estamos terminando mais um ano legislativo muito produtivo, em que votamos muitos projetos importantes nesta Casa. também agradecer o prefeito Agenilson pelas conquistas de nosso muncipio nesse ano. Sei o gestor  quis trabalhar mais, mas infelizmente os recursos são poucos. Espero que em 2018 ele consiga a realização de muitas obras. Também quero desejar aos todos um feliz Natal e ano novo cheio de muita saúde e felicidade”, disse.

O vereador José Hélio (PDT) fez um longo pronunciamento. Ele início agradecendo a Deus por  concluir o período legislativo do ano de 2017.

Na tribuna, também comentou sobre a cobranças e enfatizou que  são válidos más que deve ser feita com a veracidade dos fatos. Ele  também comentou sobre a falta de segurança no município. “A situação é complicada, mais o município tem feito sua parte,   o prefeito tem tem feito o que pode, paga a ajuda de custo no entanto o policiamento tem deixado a desejar, falta comprometimento,  é preciso intensificar as rondas principalmente nos locais que é mais crítico”, disse gestor manifestando o desejo de que possam juntos encontrar uma solução para amenizar a situação.

Publicidade

Em outro momento, o vereador comentou sobre a  reivindicação  do vereador Luizinho, em relação a  iluminação pública. “Já foram enviados vários ofícios a  Eletrobrás, mas, infelizmente, o serviço que é fornecido é de má qualidade”, informou Helinho, como é conhecido, que ainda rebateu as críticas da vereadora da oposição, em relação a folha de pagamento dos professores, onde narrou sobre outros fatos relacionados a folha de pagamento e a Educação em si.

O vereador concluiu  manifestando o desejo de que 2018 venha com paz e muita saúde para todos. “Agradecer ao presidente Casa, aos colegas vereadores,  aos funcionários, e que Deus conceda saúde para minha família e que eu tenha sabedoria e discernimento para continuar  na vida pública, buscando  fazer o melhor possível pelo município”, finalizou.

Adalberto Lopes, presidente da Casa, em seu pronunciamento, falou da alegria, de estar encerrando mais um ano de forma positiva na Casa. Ele ainda agradeceu aos vereadores pelos elogios ao seu  trabalho a frente da presidência

Adalberto que deixa  a presidência da Câmara Municipal fez ainda uma prestação de conta de algumas despesas extras  que Casa teve.   E também anunciou a aquisição de equipamentos novos para o legislativo. “Comprei para Câmara  trinta longarinas,  dez cadeiras fixas,   um ventilador grande e quatro centrais de ar . Os equipamentos devem chegar em breve”, infamou.

Por fim, o presidente disse que deixa a mesa diretora com sentimento de dever cumprido. “Só tenho agradecer a compreensão e educação a qual o senhores vereadores me trataram durante esse ano, tanto a bancada da oposição, quanto da situação. Estamos terminando o período legislativo de 2017 e saio com a sensação do dever cumprido. Desejo a todos patoenses um feliz Natal e um 2018, possamo retornar aos trabalhos e contribuir para o crescimento de nosso município. Desejo a cada vereador,  aos funcionários desta Casa e a população em geral deste município muita paz, saúde e prosperidade”, finalizou.

Publicidade

Presente na sessão o prefeito respondeu  as reivindicações dos vereadores, um dos pontos abordados pelo gestor foi a questão da segurança pública. Agenilson também manifestou sua preocupação e esclareceu que a competência não é do município, mas, do Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, mas que ainda assim o município tem contribuído de forma significativa, desde o início da gestão, quando firmou convênio de colaboração e custeio, através do qual, o município gasta  de 8 a 10 mil reais mensais com gratificação dos policiais, com alimentação, internet, manutenção da delegacia.

Ainda sobre a segurança pública, o prefeito  Agenilson Dias, sugeriu que no  início do ano os vereadores junto a ele se reunião com Poder Judiciário  e autoridades policiais para tratar sobre o assunto. “ Alguma providência devemos tomar,  porque como está não pode continuar, então vamos juntos nós mobilizar, para que alguma coisa efetiva,  venha acontecer, que  saia das reuniões e que fato aconteça em nosso município, pois, está ruim  a situação. E eu tenho a consciência tranquila que estou fazendo minha parte e não posso fazer nada mais além do que eu já estou fazendo, que é contribui e cobrar”, destacou.

 

Veja fotos:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS