Connect with us

Campo Grande do PI

CAMPO GRANDE | Orçamento 2015 é apresentado e vereadores discutem projetos em tramitação

Publicado

em

O Projeto de Lei que estima das receitas e fixa as despesas do município de Campo Grande do Piauí para o exercício financeiro de 2015 foi apresentado em sessão ordinária realizada na última sexta-feira, 17, na Câmara Municipal de Campo Grande do Piauí.

Na mensagem, o chefe do Executivo Municipal, Francisco José Bezerra, o Dr. Tico (PP), afirmou que a situação econômica-financeira do município pode ser considerada equilibrada, considerando que o saldo da dívida flutuante e os restos a pagar do exerício, a curto e médio prazo, alcançam valores muito próximo ao das disponibiliddes.

Na proposta orçamentária, diante da escassez de recursos, o gestor municipal condiciona investimentos em infraestrutura à expectativa de receitas, e prioriza os setores de Educação e Cultura, Saúde e Saneamento, além da Administração e Planejamento. “Na elaboração do Orçamento, o Poder Executivo Municipal procurou atender, na medida do possível, as reivindicações apresentadas pela população em audiências públicas”, disse o prefeito.

A matéria foi encaminhada para ser analisada pelas Comissões permanentes da Casa.

O advogado Antonio José Bezerra, assessor e irmão do prefeito municipal, usou a tribuna para falar sobre projetos de autoria do Executivo Municipal que estão em tramitação nas Comissões. Dentre outros, destacou o PL que regulamenta o pagamento de incentivos aos profissionais da saúde através do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) no município de Campo Grande do Piauí. A matéria tramita na Casa há vários dias. A proposta enviada à Casa divide opiniões entre os vereadores. Dr. Bezerra solicitou que os vereadores apreciem e votem o referido projeto.

Publicidade
DSC_0005

Dr. Bezerra, advogado

O advogado Bezerra falou, ainda, sobre a dívida com os agentes de saúde, no valor aproximado de 150 mil reais. “Sem esta lei aprovada, o município não terá condições de arcar com o pagamento. O munícipio precisa se adequar às normas e leis para que possa cumprir estes compromissos financeiros com a classe envolvida”, disse, salientando que a gestão do atual trabalha para o bem de todos, não só para grupos políticos, mas para a população. “Campo Grande é de todos. O prefeito quer sempre fazer o melhor pelo município, preparar o município para ser autossuficiente. O dinheiro é do povo é da sociedade”, pontuou Bezerra.

O presidente da mesa diretora da Casa, vereador Benedito Pedro de Oliveira, o Pilé (PTB), reforçou o pronunciamento do advogado e afirmou que as Comissões irão reunir e resolver estas questões pendentes e dar continuidade aos trabalhos da Casa, contriuíndo assim para o trabalho em prol da população do município.

Pilé, presidente da Casa

Pilé, presidente da Casa

O vereador Quirino Bezerra (PSD), afirmou que todos os projetos que estavam com pendência foram discutidos na última reunião e que estão todos prontos para serem votados. Quanto ao projeto do PMAQ, o atraso é por conta da divergência de posições em relação aos valores das gratificações propostas. “Ademais, os vereadores estão sempre bem informados sobre os projetos. Quando se pede vista em um projeto, é para que possa apreciar de maneira mais profunda o mesmo. É dever da Casa votar e aprovar ou não os projetos e não engavetar os mesmos, para que o município se desenvolva englobando a todos. A nossa intenção são sempre as melhores”, pontuou

Vereador Quirino

Vereador Quirino

No segundo expediente, o vereador Rubens foi o primeiro a ocupar a tribuna e defendeu o modelo de gestão do atual governo no município. “É uma administração que feita por quem  acredita no futuro, que não procura tirar direitos de quem os tem. “Todos somos iguais em direitos e deveres, onde há simplicidade e lealdade com o povo, tudo se resolve”, disse.

Vereador Rubens

Vereador Rubens

Em outro momento, o parlamentar repercutiu as eleições gerais. Rubens conclamou a todos que sejam resposáveis e conscientes na hora de exercer o seu direito. “Votem no melhor para o Brasil, para a população, que possam fazer obras e resolver as questões que possam melhorar a vida do povo”, disse.

Publicidade

O vereador Martinho Belchior (PSB), voltou a usar a tribuna e cobrar a resolução do problema da água na localidade Km 80. “Isso tem causado grandes transtornos para a população daquele povoado”, disse. Outra cobrança foi com relação aos redutores de velocidade, cujos requerimentos foram aprovados pelo plenário, faltando apenas o atendimento às reivindicações por parte do Executivo.

Vereador Martinho

Vereador Martinho

O vereador Pilé voltou a falar sobre a questão dos projetos, enfatizando o caso do PMAQ. “As classes interessadas devem cobrar dos responsáveis e não apenas julgar o Poder Legislatvo pela não votação do mesmo. Esta Casa sempre votará no melhor pela população, nos projetos e leis que beneficiarão o povo, sempre com cuidado na análise dos mesmos,  para que não fique ninguém prejudicado”, disse.

DSC_0019 DSC_0032

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS