Connect with us

Campo Grande do PI

CAMPO GRANDE: Vereadores discutem projeto de apoio à cajucultura e lembram visita do governador

Publicado

em

O projeto de lei que incentiva e apoia o cultivo do caju e a recente visita do ex-governador Wilson Martins ao município de Campo Grande do Piauí foram os principais assuntos abordados pelos vereadores na sessão ordinária da última sexta-feira (4).

O projeto de autoria do Executivo Municipal prevê, dentre outras medidas, a oferta de assistência técnica e a aquisição de máquinas e implementos agrícolas para o uso da cajucultura familiar, além de tecnologias e equipamentos para o beneficiamento do pedúnculo, com a produção de suco, polpa e cajuína, e a sua certificação para comercialização no mercado, inclusive, escolar.

DSC06376

O PL foi encaminhado para as comissões permanentes da Casa, mas já na apresentação, obteve apoio dos parlamentares. Para o vereador Quirino Bezerra (PSD), o  projeto  é viável e deveria estar em execução há muito tempo. “Os agricultores precisam demais, principalmente nestes anos em que a seca está muito grande”, disse. O parlamentar sugeriu a modificação de alguns itens, para que todos produtores possam ser beneficiados. “No papel, Santo Antônio de Lisboa é o maior produtor de caju, por que o caju é beneficiado lá. Mas na verdade, Campo Grande é o verdadeiro produtor, e nem aparece nas estatísticas”, pontuou. Quirino cobrou providências para mudar essa realidade.

DSC06381

Vereador Dadim

“Bom projeto. O município está muito ausente junto ao produtor. As promessas do governo incentivam, mas pouco ajudam. Não adianta distribuir as mudas e não ter estrutura para o plantio, não existir assistência  técnica, com orientações sobre o manejo certo com as mudas, o solo bem preparado”, disse o vereador Erismar Sá, o Dadim (PMDB). Segundo o parlamentar, há uma grande perda de mudas por causa da praga mosca branca. “E se não houver o combate de maneira apropriada, ela acaba por contaminar outros pomares”, acrescentou.  O parlamentar defendeu uma maior proximidade do poder público junto aos produtores, que segundo ele, está desmotivado diante da seca. “O projeto é viável”, finalizou.

DSC06386

Pilé, vereador presidente da Casa

“O projeto bom e tem um grande valor, desde que seja bem executado, com acompanhamento do poder público”, disse o vereador presidente da Casa, Benedito Oliveira, o Pilé (PTB). Ele também colocou o acompanhamento técnico como fundamental. “O cuidado no manuseio das mudas e conservação dos pomares por parte dos agricultores é essencial para o cultivo do caju”, pontuou.  O parlamentar defendeu mais apoio do governo com desenvolvimento de projetos que possam ajudar mais o produtor rural. “A agricultura familiar merece mais atenção do poder público, por ser a principal fonte de renda para o sustento das famílias de Campo Grande”, finalizou.

Publicidade

A vereadora Eliana Bezerra (PC do B), discordou do vereador Quirino, quanto às alterações do texto original do projeto. “O produtor, na sua experiência, já sabe o que fazer, e tendo um técnico adequado para orientar o produtor no seu plantio, manuseio e recuperação desse caju, é possível controlar a ação da praga sobre o caju, assim como acontece na Secretaria de Agricultura, com os criadores de gado”, disse, se referindo a vacinação contra a aftosa. “É um projeto bom, que está adequado. Basta apenas ser bem executado para beneficiar os produtores”, disse.

DSC06379

Vereador Irmão Del

“A nossa agricultura precisa de uma transformação radical, e para isso, o povo precisa de apoio do poder público”, disse o vereador José Antônio, o Irmão Del (PSB). Segundo ele, o agricultor está sofrido com a seca, sem condições financeiras para cuidar do seu pomar. O parlamentar defendeu uma campanha orientação e de conscientização do agricultor. Del defende um pomar pequeno, mas bem cuidado. “O projeto é muito bom, mas para que possa funcionar, precisa de apoio, assistência, com um acompanhamento para que os agricultores possam desenvolver bons pomares e consequentemente obter êxito na sua produção”, disse, acrescentando que a agricultura familiar é de grande importância para o desenvolvimento do  município.

Martinho Belchior (PSB) também manifestou apoio ao projeto. “A assistência técnica é importante para o agricultor, já que o município dispõe de excelentes terras. Com acompanhamento e cuidado no manejo das mudas, o município só tem a ganhar, principalmente os agricultores que dependem dos produtos da roça para sobreviver”, disse.

No segundo expediente, a visita do ex-governador Wilson Martins e a inauguração das obras foi abordado pelos vereadores na tribuna.

Em seu pronunciamento, Martinho Belchior destacou a importância das obras entregues pelo governador para a população do município de Campo Grande e região. “Além das duas rodovias, a água na cidade, algo desejado há muito tempo, que acaba de vez com o sofrimento da população, que antes acordava nas madrugadas para conseguir água”, lembrou o parlamentar.

Publicidade

Quirino Bezerra voltou a tratar do projeto e defendeu a instalação de uma fábrica de caju no município, de forma que Campo Grande possa se beneficiar de maneira total. O parlamentar defendeu a construção de uma barragem, que segundo ele, já foi prometida pelo Governo do Estado. Quirino finalizou parabenizando e agradecendo ao governador e as pessoas que articularam a vindas das obras que foram inauguradas em Campo Grande. “São benfeitorias de suma importância para o desenvolvimento do município”, pontuou.

O Irmão Del manifestou alegria e comemorou as obras inauguradas em Campo Grande. “Eram promessas do governador Wilson Martins e que foram atendidas antes da sua saída”, disse,  citando as  palavras do deputado federal Marcelo Castro: “Nuca se fez tantas obras no Piauí como no governo de Wilson Martins”, disse.

DSC06391

O último a se pronunciar foi o vereador Pilé. Ele agradeceu aos vereadores do PSB pelo convite para a solenidade de inaugurações. “São obras que só tem a nos beneficiar, valorizar e engrandecer o município de Campo Grande, com a maior facilidade no transporte de pessoas e mercadorias, da água que vem a facilitar muito a vida dos moradores da cidade. Tenho que reconhecer, mesmo como oposicionista, e parabenizar as pessoas que conseguiram as obras para o município, onde não só quem conseguiu, mas todos nós só temos a ganhar com estas conquistas”, finalizou.

DSC06382  DSC06387

 

Com informações e fotos de Daivd Bezerra.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS