Connect with us

Legislativo em Foco

Dois Projetos são aprovados em sessão da Câmara de Patos do Piauí

Publicado

em

Dois Projetos de Lei foram aprovados no plenário da Câmara Municipal de Patos do Piauí em sessão ordinária realizada no último sábado, 09, presidida pelo vereador Francisco José da Silva Sobrinho, (PC do B).

Ambos os projetos, são de autoria do Poder Executivo Municipal. O primeiro PL, que dispõe das diretrizes para elaboração da lei orçamentária de 2019, recebeu parecer favorável das Comissões e foi aprovado por unanimidade.

O Projeto n° 02\2018, que trata  do vencimento para o cargo do coordenador do CRAS, recebeu um parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, e parecer desfavorável da Comissão de Finanças e Orçamento Público.

O PL foi aprovado, por 5 votos a favor e 4 contra. Com aprovação, o vencimento para cargo de coordenador do CRAS, passará para o valor de 2.000 mil reais.

Após a aprovação das matérias, o presidente abriu o segundo expediente, quando os vereadores ocuparam a tribuna da Casa. A primeira a usar a tribuna, foi a vereadora Luzitânia  Dias dos Reis, a Taninha-SD.

Publicidade

Ela comentou sobre a estrada que liga a comunidade Poço Boi, que foi recuperada recentemente. Onde segundo ela teria ficado um buraco, momento que cobrou ao Poder Executivo, que fossem tomadas providências. “Tive a informação que a estrada do Poço do Boi ficou um local com um buraco enorme que dificulta o tráfego de carro pequeno, por isso gostaria que a prefeitura ajeitasse”, disse.

A parlamentar, em outro momento, disse que a operação carro pipa foi excluída do município e lamentou o ocorrido. “Fiquei sabendo que Patos foi excluído da operação carro pipa porque o município não decretou situação de emergência […}. Isso é lamentável, só quem perde com a rescisão do contrato é a população que fica sem abastecimento de água”, finalizou.

O vereador José Wilson Vieira da Silva-PTB,  também se pronunciou. Ele agradeceu por mais um dia trabalho e fez reivindicações ao Poder Executivo. “Cobrar aqui que seja feito a recuperação de uma sarjeta na ligação da Rua Manoel Bispo Teixeira para Rua 07 de Setembro, pois a mesma tem um buraco e pode provocar acidentes. Saber o resultado da cobrança sobre o Poço da Lagoa do Mel”, reivindicou.

O parlamentar teceu comentários a rescisão do contrato da operação carro pipa, quando também lamentou o ocorrido, pois a população necessita do serviço. Ele ainda informou que está suspensa momentaneamente, pela demora a se reconhecer a situação de emergência e que há todo um processo de publicação a nível estadual e federal, para que  haja o retorno da operação carro pipa no município.

Ele finalizou lembrando sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, ressaltando que o tema deveria ser mais trabalhado nas escolas. “É importante ser trabalhada a preservação do ambiente em que se vive e mobilizar cidadãos conscientes para o futuro”, concluiu.

Publicidade

A vereadora,  Zuleide Costa-PSB,  iniciou agradecendo  por mais um dia de trabalho na Casa e teceu comentários sobre a votação dos projetos. “Vivemos em País democrático, temos livre  direito de ir e vir, nossas escolhas cabem somente a nós, e não a terceiros.  Minhas ações são conforme a minha consciência, e estou agindo dentro meu direito, então posso votar a favor ou contra, e não votei projeto dizendo amém ao prefeito como foi dito aqui, mas sim conforme a minha concepção, de acordo com meu pensamento e não de terceiros”, disse.

O vereador Marlon Costa Oliveira-PRTB, foi  breve. Ele justificou sua ausência na sessão passada e cobrou da gestão o roço da PI que liga ao povoado Cajueiro e o conserto do poço da localidade Capim.

O vereador Antônio Rufino de Sousa Neto-PSB, o Tonhão, comemorou a chuva registrada no município, e também repercutiu sobre a operação carro pipa, quando se mostrou otimista que logo será resolvido o problema e a operação será normalizada.  Por fim, o parlamentar falou sobre o empréstimo da Caixa, feito pelo governo do estado, que deve beneficiar o município com obras. “O empréstimo da Caixa deve sair logo e se tudo for conforme o esperado, Patos ficará toda pavimentada”, disse.

Luiz Evaristo-SD, o Luizinho, foi o último parlamentar da oposição a ocupar a tribuna. Ele parabenizou os colegas de bancada pelas cobranças e convidou a população a acompanhar os trabalhos legislativos.

Em outro momento, comentou sobre a recuperação das estradas. Ele também repercutiu sobre a operação carro pipa, quando cobrou do Poder Executivo mais atenção aos prazos, para que o município não venha a perder convênios.  Por fim, o vereador parabenizou a comunidade de Fortaleza por ter sido contemplada com o projeto Dom Helder, quando informou que logo as famílias serão cadastradas para receber os benefícios.

Publicidade

O vereador José Hélio dos Santos, o Helinho-PDT, iniciou seu discurso informando que foram comprados os equipamentos necessários para o conserto do poço da Lagoa do Mel, e que o mesmo será doado a comunidade. Sobre o buraco na estrada relatado pela Taninha, o parlamentar disse que acompanhou as obras e não tem conhecimento do mesmo, mas vai averiguar.

Em outro momento, Helinho informou ainda, que irá a Teresina na Secretaria de Segurança do estado reivindicar uma nova viatura para a Policia Militar do município. “Vou levar o Requerimento de minha autoria aprovado por essa Casa e tentar conseguir uma nova viatura para polícia, pois a que temos não atende mais as necessidades de Patos”, afirmou.  Ele concluiu relatando sobre um projeto que denomina ruas do município e se mostrou confiante sobre a liberação de um convênio do deputado Marcelo Castro para pavimentação das ruas da cidade.

O vereador presidente da mesa diretora da Casa Legislativa, Francisco José da Silva Sobrinho, o Chico Oséias (PC do B), foi o último a se pronunciar.  Ele também teceu comentários sobre a operação carro pipa, quando disse que a situação afeta muito o abastecimento de água da população rural.

Em outro momento comentou sobre as placas de energia solar instaladas no município. “Com o apoio do secretário de Mineração,  Luís Coelho, já conseguimos instalar e três famílias já estão contempladas com as placas de energia solar, estamos apenas iniciando e quem tiver interesse de se informar sobre o projeto, pode me procurar que estou à disposição”, concluiu.

 

Publicidade

Veja  Mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS