Connect with us

DESTAQUES

Em sessão marcada por tumulto, Rafael é reeleito presidente da Câmara em Massapê do Piauí

Publicado

em

A Câmara Municipal de Massapê do Piauí realizou no último sábado, 15, a sessão de encerramento do ano legislativo 2018. Em seguida, aconteceu a sessão solene para eleição da mesa diretora da Casa para o biênio 2019/2020, que foi marcada por tumulto, a presença da Polícia Militar e de populares que lotaram a sede do Legislativo.

As conversações em torno da eleição da mesa haviam sido iniciadas há meses. O presidente da Casa, vereador Rafael Silva, buscava a reeleição. O vereador Davi Felipe, do mesmo partido, o Progressistas, e que apoiou a eleição de Rafael em 2017, também havia manifestado seu interesse em disputar a presidência da mesa e se articulado para conseguir o número mínimo de votos para a eleição.

No sábado, Davi Felipe apresentou sua chapa. A eleição era tida como certa, considerando que o mesmo teria o seu próprio voto e outros quatro. Mas, minutos antes de ser aberta a sessão, surgiu a informação de que a vereadora Mariane Farias, também do Progressistas, e que estava na chapa de Davi Felipe, iria encabeçar uma outra chapa e disputar a eleição com o apoio do então presidente, Rafael Silva, e outros vereadores.

Diante da informação, Davi Felipe deixou o plenário e convidou o vereador Rafael para uma reunião no gabinete da presidência, de porta fechada. Dentre outros, também participaram os vereadores Nonato Apolônio, José Duruteu (Filô) e José Marilson.

Populares então se aglomeraram em frente ao gabinete. Em meio ao tumulto, a porta da sala da presidência chegou a ser arrombada. Dois policiais militares que estavam em frente à Câmara foram acionados para conter o tumulto. O clima ficou tenso e a Força Tática de Jaicós também foi acionada para reforçar a segurança.

Publicidade

Populares se aglomeram em frente ao gabinete da presidência

A reunião durou cerca de 40 minutos. Davi deixou a sala e retornou ao plenário anunciando uma nova posição, o seu apoio a uma nova chapa, a terceira formada, encabeçada pelo presidente Rafael Silva, tendo ele, Davi, como vice-presidente. Com a reviravolta, apenas uma chapa foi registrada e concorreu a eleição da mesa diretora, tendo sido eleita com sete votos favoráveis, um contrário e um em branco.

Mesa diretora eleita para o biênio 2019/2020

A mesa diretora eleita para o biênio 2019-2020 é presidida por Rafael da Silva Veloso, tem como vice-presidente o vereador Davi Felipe Alves; José Duruteu de Barros Filho, como 1º secretário; e José Marilson da Silva como 2° secretário. A posse acontecerá no dia 1º de janeiro de 2019, em sessão solene.

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS