Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Após roubo a banco, Bosquinho reivindica câmeras monitoramento e Benedito quer audiência pública

Publicado

em

Depois que a cidade de Jaicós foi alvo de uma quadrilha especializada em roubo a bancos, ocorrido na madrugada do dia 31 de janeiro, quando a agência do Banco do Brasil, Casa Lotérica e os Correios foram arrombados, segurança pública foi uma dos principais assuntos discutidos pelos vereadores do município em sessão ordinária realizada na manhã desta sexta-feira (9).

O vereador João Bosco Evangelista Lima, o Bosquinho, do MDB, apresentou Requerimento direcionado ao capitão Fábio Abreu Costa, secretário estadual de Segurança Pública, solicitando a instalação de Sistema de Monitoramento Eletrônico no município de Jaicós.

“Estes sistemas e câmeras de segurança podem ser usadas em comércios, residências, empresas e supermercados e suas vantagens são múltiplas. Dados comprovam que o monitoramento eletrônico é fundamental no combate à criminalidade. Além de ser um instrumento poderoso nas ações dos órgãos de segurança, a própria existência das câmeras já assusta os criminosos: entre assaltar uma empresa com sistema de vigilância e uma sem eles optam pelo o mais fácil, sempre”, justificou o autor.

O parlamentar destacou as vantagens do sistema, como a análise das imagens para avaliar como anda a segurança do perímetro; possibilidade de, em segurança, analisar os riscos que o ambiente possa apresentar em caso de alguma ocorrência; se é melhor agir pessoalmente ou pedir reforços; identificar pessoas em atitude suspeita, de modo discreto; além de monitorar vários ambientes ao mesmo tempo. “Um bom vigilante deve sempre estar informado sobre as novas tecnologias de monitoramento, diferenças entre sistemas, câmeras, além de noções básicas de pontos estratégicos de instalação”, acrescentou.

O vereador Benedito Alencar da Silveira, também do MDB, defendeu a realização de uma Audiência Pública para discutir sobre a Segurança Pública no município de Jaicós.

Publicidade

O Requerimento mobiliza diversas instituições, como o Governo do Estado, a Secretaria Estadual de Segurança Pública, a Secretaria Estadual da Justiça, a Delegacia Geral de Policia Civil do Piauí, a Prefeitura Municipal de Jaicós, o Poder Judiciário, através da Comarca de Jaicós, o Ministério Público, através da Promotora de Justiça de Jaicós, a Delegacia de Polícia Civil de Jaicós, a Polícia Militar, através da 3ª Companhia de Jaicós, as Igrejas Católica e Evangélicas, Maçonaria, Conselho Tutelar, outras entidades representativas da sociedade civil organizada – Sindicatos e Associações, comerciantes e a imprensa.

O parlamentar chamou a atenção para ocorrência de diversos sinistros, como roubos e assaltos em residências na cidade e zona rural e furtos de motos, dentre outros.

Benedito quer uma discussão ampla em busca de soluções que ofereçam mais proteção ao cidadão. “O encontro levantará ainda a temática do funcionamento da justiça e de seus órgãos afins, abrirá o debate acerca do papel das instituições da sociedade civil organizada no combate à violência, drogas e na construção de políticas de segurança pública e de proteção ao cidadão, onde na audiência deverá ser criada uma comissão para fazer um relatório a ser encaminhada as instituições para as devidas providências”, disse.

Ambos os Requerimentos foram discutidos, votados e aprovados por unanimidade.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS