Connect with us

Legislativo em Foco

Pronunciamentos marcam sessão da Câmara Municipal de Patos do Piauí. Veja!

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou no último sábado, 25, mais uma sessão ordinária. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Adalberto José Lopes – PP, e contou com as presenças dos demais membros do Poder Legislativo Municipal.

No primeiro expediente, o plenário aprovou uma Indicação de autoria do vereador José Wilson Vieira da Silva (PTB), líder da bancada de oposição na Câmara, solicitando providências ao antigo reservatório do sistema de abastecimento de água da cidade, que segundo ele, está em processo de deterioração.

O parlamentar manifestou preocupação com a segurança da população residente nas proximidades, como também, dos estudantes e professores da escola Vereador Pedro Crisanto de Sousa. Na Indicação, direcionada à Prefeitura Municipal e a Associação Comunitária de Patos (Acopa), o autor anexou fotos que mostram o estado da referida caixa d’água.

No segundo, os vereadores ocuparam a tribuna da Casa e abordaram diversos assuntos em seus pronunciamentos.  A primeira a falar foi a vereadora Luzitânia Reis, a Taninha (SDD). Ela reivindicou do Governo Municipal a concessão de reajuste salarial aos enfermeiros, médicos e dentistas concursados no município. Segundo ela, já se passaram 10 anos da realização do concurso e até hoje o salário é o mesmo. A vereadora salientou que o município tem médicos concursados, como Dr. Ozanan Barros, que ganha menos que o médico contratado. “Acho que não há necessidade de requerimento, é uma questão de bom senso, até porque o senhor Prefeito é médico”, disse.

A vereadora abordou a questão do transporte escolar dos alunos da comunidade Umbuzeiro, que segundo ela, estariam se deslocando 7 km para pegar o carro. “Isso não é permitido por lei. Gostaria que ele revesse a situação para que não seja preciso a gente procurar o Ministério Público”, disse. Ainda sobre a educação, Taninha disse que a escola do Cajueiro foi forrada e os professores e alunos estão reclamando do calor.

Publicidade

A vereadora oposicionista comentou sobre sua atuação na Câmara. Ela disse que os vereadores são eleitos pelo povo, para representar o povo, para cobrar e fiscalizar e, quando necessário, para denunciar o Executivo, e afirmou que sua perseguirá a gestão. “Quando eu estava em palanque falei muito de todos os setores que eu ia defender, principalmente educação e saúde. Então, quando eu venho aqui defender a educação, os professores, eu não estou perseguindo, estou falando a verdade”, disse Taninha, dirigindo comentários à secretária municipal de Educação.

Wilson Vieira (PTB) foi o segundo a se pronunciar. Ele agradeceu a Deus por mais um dia de trabalho, e em seguida, cobrou do presidente da Casa a gravação das sessões. O parlamentar lembrou que há uma Resolução que prevê que todas as ações devem ser gravadas. “Então, queria pedir ao senhor presidente, se possível, procurasse o modo de gravar diretamente na mesa de som. Tenho certeza que tem sistemas que são possíveis e que dá uma melhor qualidade na gravação, facilitando até para o funcionário fazer a ata”, disse.

Wilson se manifestou contrário à antecipação do horário da próxima sessão em decorrência da realização da audiência pública do Poder Executivo Municipal. Ele argumentou que todas as sessões da Câmara já estão marcadas até dezembro. “Eu acredito que a audiência pública é que tem que ser outro horário, não é as sessões serem mudadas de horário. São três audiências públicas por ano que Prefeitura faz e a gente tem que mudar o horário, sendo que desde que começou e as sessões são 11 horas da manhã, e tem meses que são cinco sábados, por que a prefeitura não coloca a audiência nesses dias?, questionou. Wilson repercutiu e se solidarizou com a manifestação pacífica dos professores, realizada no dia 15 março, contra a reforma da previdência; e comentou sobre o Decreto do Governo Municipal que trata estabelece regras para a substituição dos servidores públicos municipais. Ele afirmou que é uma cobrança válida e pediu que não seja utilizada como motivo de marcação, que seja igualitária e não para lado A lado B.

Ao finalizar, ele lembrou que 22 de março foi o Dia Mundial da Água, salientando que teve um projeto aprovado na Câmara, mas que não foi colocado em prática; e encerrou manifestando votos de pesar pelas perdas registradas no município, de Dona Delfina, de Seu Pedro Costa e de Dominguinhos. “Que Deus conforte a todos que só Ele dá forças para conviver com esse momento difícil”, disse.

O vereador Marlon Oliveira (PRTB) também ocupou a tribuna e fez reivindicações ao Poder Executivo Municipal. O parlamentar solicitou a instalação de ventiladores na escola do povoado Cajueiro. Outra solicitação foi aterrar um buraco causado pelas chuvas na margem da rodovia que interliga a BR 407 ao povoado Cajueiro. “O município tem as máquinas e poderia colocar um aterro lá. Sei que é de competência do Estado resolver o problema, mas somos nós que estamos usando e se formos esperar pelo Estado é capaz romper e não ser ajeitada”, disse.

Publicidade

Luiz Evaristo de Sousa (SDD) parabenizou os discursos dos vereadores da bancada de oposição e reforçou a questão dos salários defasados. “Não devemos votar um salário fixo, um exemplo, de 1 mil ou 2 mil, devemos votar baseado em cima de porcentagem dos salários, porque sempre vai ficar atualizado, sem precisar estar atualizando lei”, disse. O parlamentar citou como exemplo os salários dos cargos de enfermeiro, assistente social, que segundo ele, estão defasados.

Luizinho solicitou do Governo Municipal a reposição das lâmpadas no povoado Cajueiro. “E não somente as lâmpadas, como também tirar aquelas gambiarras, os postes de madeira. Acredito que por mais dificuldade que o município tenha dá para fazer um esforço e comprar uns postes de cimento e mandar implantar naquelas ruas que não tem”, disse. Segundo ele, há casos em que os moradores solicitam a ligação da energia elétrica em suas residências, mas tem encontrado dificuldade, tendo em vista que a Eletrobrás só faz a ligação se for poste de cimento.

O vereador José Hélio dos Santos (PDT) foi o primeiro vereador da situação a se pronunciar. Ele agradeceu a Deus por mais um dia de trabalho e teceu esclarecimentos a respeito das cobranças dos oposicionistas. “Vi aqui atentamente as cobranças dos nobres colegas vereadores, que é um direito cobrar, pois todo mundo está aqui para defender o município, e vou esclarecer algumas coisas que foram cobradas na sessão anterior pelos nobres vereadores”, disse, informando que o problema do poço tubular que cobrado pelo vereador Marlon já foi resolvido.

Ainda segundo Helinho, a limpeza das ruas que foi cobrada na sessão anterior já estava sendo feita em toda a cidade. Sobre a cor do Cemitério Municipal, Helinho disse cada um tem um pensamento e um modo de ver as coisas e interpretar do como quer. Ele salientou que todas as gestões do município adotaram suas cores nos prédios públicos, justificando o fato da atual gestão também fazer o mesmo.  “Com relação a limpeza do Cemitério, já tinha sido feito há uns meses atrás. Estamos no período chuvoso e é claro que mato vai aumentar. Passado esse período, vai ser novamente feita a capina”, disse. O vereador informou que o sinal das TVs também já foi resolvido, como também, a destinação de um local para guardar os veículos públicos.

O parlamentar comentou sobre uma obra que será iniciada na região da localidade Umbuzeiro, onde serão feitas melhorias na estrada vicinal com serviço de terraplenagem. “Os moradores já estão afastando as cercas para se iniciar os trabalhos. Logo que as chuvas pararem dará início ao serviço”, disse.  Helinho relatou, ainda, que as Unidades Básicas de Saúde de Saco da Serra e Morro da Onça estão concluídas.

Publicidade

Helinho pediu coerência nas cobranças e explicou sobre a situação dos alunos na região do Umbuzeiro e Varjota. Ele esclareceu que esses são alunos do Ensino Médio e o transporte do mesmo é de responsabilidade do Governo do Estado, e não do município. “Nós sabemos que o município não tem convênio com Estado, mesmo assim o gestor está dando essa ajuda”, disse. Ele afirmou que o município tem atendido individualmente aos alunos onde não há carro para o transporte, por exemplo, pagando motocicleta para levar a alunos até o local onde passa o ônibus.  “Então, tem que ter cuidado com a cobrança, façam a cobrança, é um direito, mas tragam uma coisa consistente”, pontuou.

Helinho rebateu as acusações de perseguição por parte da gestão e afirmou que a oposição não reconhece os feitos do governo municipal. “… tudo é ruim e nada presta. E o que faz não é reconhecido. A oposição faz a cobrança na tribuna, eu levo a reivindicação e o prefeito faz. Porque quando faz não vem aqui e diz obrigado por ter atendido a reivindicação? Faça isso que fica uma coisa mais transparente. Mas aqui é só chegar e atacar”, pontuou.

Sobre os salários dos profissionais da Saúde, Helinho explicou que o recurso é repassado pelo Governo Federal, em contrapartida com o município, uma situação que, segundo ele, é conhecimento de todos. “Então, sinceramente, se os nobres vereadores trouxerem uma receita e dizer como fazer essa mágica, pois traga e tenho certeza que vamos sentar para resolver o problema”, disse.

Francisco Oseias (PC do B) também fez agradecimentos a Deus manifestou pesar à família de Seu Dominguinhos, seu tio. “Uma pessoas que teve uma história no nosso povoado Cajueiro, o homem mais conhecido em nosso povoado. Foi uma grande perda para nós da família”, disse.

O vereador abordou a questão do buraco na rodovia que dá acesso ao povoado Cajueiro. Ele informou que logo nas primeiras chuvas esteve como o prefeito tratando sobre esse caso e solicitando para que o problema fosse levado aos órgãos competentes. Outra informação dada na tribuna é que a limpeza das ruas do Cajueiro serão realizada na semana seguinte.

Publicidade

Chico complementou o pronunciamento do colega de bancada, vereador Helinho, sobre as cobranças dos oposicionistas. “Fui vereador de oposição, fui opositor ao prefeito Agenilson e cobrei inúmeras coisas aqui. Se visse uma pedra de calçamento arrancada e se fosse colocado eu vinha e agradecia.  Nós todos quando estamos na oposição cobramos aqui e quando estamos na situação cobramos diretamente ao gestor, porque fica até mais fácil, e não aqui na tribuna. Agora é justo quando alguém faz alguma coisa, que seja visto e retribua aquilo que recebeu, isso é justo, e já fiz, e continuo fazendo. Temos que cobrar, mas temos que saber agradecer uma cobrança atendida”, pontuou.

A vereador Zuleide Costa (PSB iniciou agradecendo a Deus e convidando ao povo para continuar a assistir as sessões na Câmara e vendo a atuação do político que ajudou a eleger. Ela parabenizou ao vereador José Hélio pelo seu belíssimo discurso e disse concordar plenamente. “O que está havendo aqui é vereador político que quando estava no poder não fez, agora porque se encontra na bancada na oposição quer vir cobrar de tudo. Infelizmente, nosso prefeito não é provido de todos os recursos, sabemos que para conseguir recursos dá trabalho, não se consegue no dia para noite, não é cobrar hoje e na próxima sessão está feito, não e assim que acontece”, disse. Com relação aos ventiladores na escola do povoado Cajueiro, Zuleide afirmou que a escola tem ventilador e o que pode estar acontecendo é ter algum sem funcionamento. “Mas na escola nunca teve uma sala para não ter um ou dois ventiladores”, disse.

O presidente da Casa, Adalberto José Lopes (PSB), foi o último a se pronunciar. Ele disse que ouviu atentamente os discursos dos colegas e agradeceu pela educação. “Todo mundo reivindicando e defendendo seus direitos, é assim que devemos nos comportar. É claro, somos dois grupos, oposição e situação, e eu já estive nos dois lados. É dessa maneira que se trabalha, respeitando uns aos outros. Diante de tudo isso, encerro com muita alegria a sessão de hoje”, finalizou.

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS