Connect with us

Legislativo em Foco

Pronunciamentos marcam sessão da Câmara Municipal de Patos do Piauí

Publicado

em

Sem matérias para votação, a sessão da Câmara Municipal de Patos do Piauí, realizada no último sábado (10), sob a presidência do vereador Francisco José da Silva Sobrinho – PC do B, foi marcada pelos pronunciamentos dos vereadores.

 A vereadora Luzitânia Dias dos Reis Silva-SD, foi o primeiro a falar na tribuna. Ela parabenizou todas as mulheres, em especial as do município de Patos pela passagem do seu dia, enfatizando o desejo de que  as mulheres conquistem mais espaço na sociedade. Ela desejou, também,  um feliz início de ano letivo ao professores, principalmente, na luta pela conquista de dias melhores.

            

Em outro momento, a parlamentar ainda  cobrou mais agilidade na limpeza das ruas do município. “Todos sabemos que  a cidade precisa de limpeza, por conta do mato,  e no meu conhecimento apenas uma pessoa está fazendo esse trabalho, o que é impossível dar conta. O canteiro da minha rua está coberto pelo mato, e pessoas jogam copos e garrafas e como estamos no período chuvoso, não queremos a proliferação do mosquito aedys aegypti, transmissor de várias doenças, então é preciso que  a limpeza seja feita  com agilidade”, disse a  vereadora,  que finalizou  lamentando  a saída da médica Alana Reis, quando ainda parabenizou-a pela aprovação em Psiquiatria na Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

O vereador José Wilson Vieira da Silva-PTB, líder da bancada da oposição, também reividincou agilidade na limpeza do mato das ruas da cidade.” Queria pedir mais agilidade pois, a limpeza  está sendo feito só por um funcionário e pela quantidade de mato, não tem como ele consegui dar conta do trabalho, então peço a gestão mais agilidade que contratem  mais pessoas para realizar o serviço”, disse o parlamentar que também,  solicitou  ao Poder Executivo o cronograma  de como será feito  o pagamento em atraso dos professores.

Em outro momento, Wilson  agradeceu  ao governo municipal por ter melhorado o acesso a estrada que  liga a comunidade Fortaleza, quando ainda pediu o serviço seja feito em outras estradas do município.

Publicidade

O vereador repercutiu na tribuna sobre o fechamento da agência do Banco do Brasil  de Jaicós. “ Nossa  cidade é uma das que necessita do serviço da agência do Banco Brasil de Jaicós  e esperamos que a instituição financeira reveja essa situação, porque o fechamento dessa agência vai prejudicar muitas pessoas. Já é longe nos deslocarmos para Jaicós,  imagina para Picos”, disse  Wilson quando enfatizou que algumas autoridades já estão se mobilizando como deputado Júlio Cesar é o prefeito de Jaicós, onde ressaltou que torce para que consigam reverter a situação, quando disse que o município de Patos  se  soma a reivindicação contra o fechamento do banco.  Por fim, o parlamentar parabenizou às mulheres pelo seu dia. “Parabéns para   elas que sempre estão sempre alcançando novas  conquistas, mas que ainda  tem  muitos de seus diretos barrados, então que consigam seu espaço e  a igualdade de direitos”, finalizou.

José Hélio dos Santos-PDT, Líder da situação, início agradecendo a Deus por mais um dia trabalho e pelas chuvas registradas no município. “Quando chove tudo melhora, seja para a população da sede, como da zona urbana”, destacou. O vereador ainda respondeu uma reivindicação feita na sessão anterior, onde segundo ele, participou do Fórum como membro de comissão. “Não estava como político, mais sim como membro da comissão da Educação”, afirmou.

O vereador,  também,  lamentou o fechamento da agência do Banco do Brasil, e se mostrou otimista. “ É uma situação complicada e lamentável, muitas pessoas necessitam dessa agência. Mais autoridades já estão se mobilizando contra o fechamentos, e  acredito, tenho a esperança de que terão êxito e que Banco voltará a funcionar”, disse.

Helinho como é conhecido, também, homenageou  as mulheres.  “Queria parabenizar as mulheres pela passagem do seu dia, sabemos que ainda não existe a igualdade direitos, mas que muita coisa já  melhorou, hoje temos mulheres ocupando cargos importantes, de destaque, então  nosso desejo e que continuem conquistando seu espaço na sociedade”, disse o parlamentou que respondeu sobre as reivindicações. “Sobre  a limpeza das ruas, não sei quantas pessoas estão trabalhando, mais vou informar. E com relação ao cronograma do pagamento dos salários do professores deverá ser feita em ordem alfabética”, informou o vereador.

O vereador Marlon Oliveira (PRTB) também ocupou a tribuna e fez reivindicações ao Poder Executivo Municipal. “Queria cobrar da gestão o conserto do poço tubular da comunidade Lagoa do Mel, que se encontra quebrado a quatro meses, e peço ao Poder executivo que tome as devidas providências. Outra reivindicação é a iluminação do povoado Cajueiro. Sei que tem sido repetitivo, mais faço um apelo, providencie a troca das lâmpadas que estão na maioria queimadas e as ruas  escuras”, cobrou.

Publicidade

Ao finalizar, Marlon,  também repercutiu sobre o fechamento da agência do BB  de Jaicós. “É realmente uma perda muito grande, não somente para Jaicós mais pra toda essa microrregião que depende daquele banco, então espero que os líderes políticos se mobilizem e que essa situação possa se resolver da melhor forma possível para que o mesmo volte a funcionar”, disse.

O vereador  Francisco José da Silva Sobrinho – PC do B, presidente da Casa, foi o último a pronunciar. Ele parabenizou as mulheres pela seu dia, em especial as do município e de sua família.  O vereador enfatizou que as reivindicações são válidas  e direto dos vereadores.

Chico Oseias, como é conhecido também se manifestou contra o fechamento da banco.  “É a agência mais próxima que temos do nosso município e seria uma perda muito grande se ela fechar, por isso, desde já eu parabenizo as autoridades que estão se mobilizando para que o banco volte a funcionar,  e como  vereador desse município me disponho a apoiar e ajudar no que for  possível para que esse fechamento não ocorra”, declarou o vereador que informou que no dia 24 de março haverá a primeira audiência de prestação de contas  de 2018 e em seguida acontece a sessão.

Veja fotos:

         

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS