Connect with us

Campo Grande do PI

Vereador Edmilson Junior preside a abertura do ano legislativo em Campo Grande

Publicado

em

O vereador Edmilson Junior (PT), presidiu na última sexta-feira, 19, a sessão de abertura do ano legislativo de 2016, o último da atual legislatura. O parlamentar petista assumiu o mais alto cargo do Legislativo Municipal no início do ano, após a renúncia do então presidente, Quirino Bezerra (PSD).

Como previsto na Lei Orgânica Municipal e no Regimento Interno da Casa, foi apresentada a mensagem do Poder Executivo Municipal, encaminhada pelo prefeito Francisco José Bezerra, o Dr. Tico (PP). Diante da ausência justificada do gestor, o mensagem foi lida pela vereadora Eliana Bezerra (PC do B).

DSC_0614

No segundo expediente, os vereadores ocupara a tribuna e realizaram os primeiros pronunciamentos do ano, na Câmara, aberto pelo vereador Rubens Alves, que complementou a mensagem do Executivo, citando várias outras ações do Governo Municipal realizadas no município. “Esta mensagem é apenas um breve resumo, porque se for citar tudo o que já foi feito em nosso município nessa gestão, uma sessão não seria suficiente”.

DSC_0619

Rubem elogiou o município e afirmou que se sente honrado em representa-lo, em dizer que é um campo-grandense. “Meu município é honrado, como sempre foi, mas, atualmente, dipsõe de um reconhecimento ainda maior em toda a região, sendo referência administrativa, por estar correspondendo com os anseios do povo, seja na saúde, nos poços, nas estradas”, disse. Segundo Rubem, diferente de outros municípios, em Campo Grande as máquinas do município, adquiridas pelo PAC, tem prestado serviços à população. “Quase todos os municípios receberam esses equipamentos, e muitas delas estão paradas, sem beneficiar o povo, enquanto aqui a situação é outra. Muito trabalho já foi feito”.

Ao finalizar, Rubem expressou sua felicidade pela formatura do seu sobrinho Rodrigo no curso de medicina, na Paraíba. Ele lembrou que parou seus estudos para se dedicar à carreira política. “Não me arrependo dessa decisão e pretendo continuar na vida pública. Creio que Deus vai me permitir continuar com essa missão de servir ao povo através da política”.

Publicidade

O vereador Quirino Bezerra foi o segundo a ocupar a tribuna. Logo ao iniciar, o parlamentar pediu um minuto de silêncio em respeito ao falecimento de um familiar. Em seguida, ele parabenizou o novo presidente da Casa e desejou boa sorte. “Tenho certeza que a gente não vai se decepcionar com seu trabalho. O novo presidente está habilitado para fazer seu trabalho. Recebeu a Câmara sem inadimplência e tenho certeza que ele vai deixar sua marca”. Ele dirigiu agradecimentos aos colegas vereadores pela parceria e pelo trabalho feito durante o ano de sua gestão.

DSC_0623

O vereador rebateu comentários que circularam na cidade a respeito do bloqueio das contas da Câmara Municipal em dezembro do ano passado, no final de sua gestão. Segundo ele, as informações comentadas na imprensa e nas redes sociais não eram verdadeiras e tiveram o objetivo de tentar prejudica-lo politicamente. “A calúnia é inaceitável, não só na política, como em qualquer outra coisa”, disse.

Quirino explicou na tribuna o que causou o bloqueio das contas. Segundo ele, no mês de agosto, as prestações de contas de sua gestão foram enviadas ao Tribunal de Contas do Estado, mas, em virtude do erro de funcionário do TCE, o balancete foi distribuído ao setor errado. O Tribunal, então, bloqueou as contas alegando falta de documento. Ainda segundo o parlamentar, o desbloqueio só ocorreu depois que a Câmara comprovou, com o Aviso de Recebimento (AR), que havia enviado toda a documentação pelos Correios. “Foi coisa de dois ou três dias, é tanto, que ninguém [vereadores e servidores] nunca ficou sem receber.

O vereador Martinho Belchior, do PSB, desejou sorte e manifestou apoio ao novo presidente da mesa diretora da Casa. “Neste ano de 2016, nós vamos trabalhar juntos, com os pês no chão, lado a lado com o povo, observando e votando os projetos. O que vier à Câmara de Campo Grande ao bem do povo, nós vamos estar aprovando”. Ele solicitou aos colegas vereadores não deixem que os possíveis problemas causados pela política, no ano eleitoral, não interfiram ou prejudiquem a atuação da Câmara. “Vamos trabalhar todos unidos, deixando a eleição para o tempo dela. Não vamos confundir as coisas, vamos respeitar um ao outro, e trabalhar para um bom desenvolvimento de nossa cidade. Esse é meu objetivo e com certeza é o de todos os colegas”, pontuou.

DSC_0628

O parlamentar saiu em defesa do ex-presidente. “Quirino foi um bom presidente e em momento nenhum deixou de pagar os vereadores, os funcionários da Câmara e toda a demanda desta Casa”. Ao finalizar, Martinho fez sua primeira reivindicação ao Governo Municipal. “Quero aqui deixar um pedido ao senhor prefeito e seu secretariado, para darem uma observada nas estradas do município, que por causa das fortes chuvas, estão péssimas condições. […] Fica aqui o meu pedido, para que tomem as devidas providências para o conserto das estradas”.

Publicidade

O vereador José Antônio da Silva, Irmão Del (PSB), como é popularmente conhecido, também se pronunciou. Ele falou do início de mais um ano legislativo, enfatizando a importância da união na Câmara, em benefício do povo.

DSC_0634

O parlamentar também reforçou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo Municipal, na gestão de Dr. Tico, citando uma importante conquista para a área da Educação, a instalação de lousas digitais, internet em todas as escolas do município, além da climatização das salas de aula. “Isso é um grande avanço para a educação do nosso município. As nossas escolas terão equipamentos que se costuma ver em colégios privado, e agora, os nossos professores e alunos também terão essa inovação à disposição. Portanto, é com muita alegria que a gente dá essas informação, porque elas vem de encontro com a necessidade do povo”.

O vereador Del encerrou parabenizando, em nome da vereadora Eliana, o jovem Rodrigo e toda a família pela grande conquista, a formatura de medicina de mais um filho de Campo Grande. “Isso é motivo de orgulho para todos nós, porque temos campo-grandenses fazendo a diferença, se destacando em vários lugares. A educação é, sem dúvidas, o caminho mais curto para se vencer na vida, pois a educação dá à pessoa a oportunidade de crescimento, de superação e de vitória”.

DSC_0643

O presidente da Casa foi o último a ocupar a tribuna. Ele iniciou agradecendo pelas manifestações de apoio. “Queria agradecer, também, ao colega Quirino pela a confiança em mim depositada para conduzir os trabalhos desta Casa”. O parlamentar comentou sobre o bloqueio das contas da Câmara, e criticou o Tribunal de Contas por não informar a ausência de documentação antes de pedir o bloqueio. “Eles poderiam ter entrado em contato com a Câmara e tudo teria se resolvido da melhor forma, pois a Câmara teria informado que a documentação já havia sido enviada. Mas não, preferiram entrar com processo, analisar, ver que os balancetes não tinham chegado, e demoraram seis meses para dar o resultado, podendo ter evitado tudo isso simplesmente ligando para a Câmara”, disse.

O vereador presidente também comentou sobre a Educação como um agente transformador, acrescentando que essa transformação, no Brasil, se teve início no primeiro governo do ex-presidente Lula. Edmilson falou das medidas tomadas ao assumir a presidência da Câmara e anunciou a criação do portal de transparência da Casa. “Nas próximas semanas, toda a movimentação financeira da Câmara já estará disponível nesse portal”, disse.

Publicidade

Ao finalizar, o presidente lembrou, com tristeza, a morte precoce do jovem músico Carlos Reinaldo, e reiterou o pedido aos colegas vereadores, para que tenham prudência, paciência e respeito ao longo deste ano, tendo em vista o período de campanha eleitoral. “Chega a ser natural, por conta da eleição, mas tenho a certeza de que vamos manter a ordem nesta Casa e conduzir o pleito da melhor possível.

DSC_0630 DSC_0625 DSC_0606

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS