Connect with us

Legislativo em Foco

Vereadores aprovam 8 requerimentos solicitando melhorias para Jaicós. Veja!

Publicado

em

Oito Requerimentos foram aprovados no plenário da Câmara Municipal de Jaicós em sessão ordinária realizada na manhã desta sexta-feira, 17, no plenário deputado Humberto Reis da Silva, presidida pelo vereador Jessé Gonçalo da Silva – PSC. Em todas as proposições, o parlamentares reivindicaram melhorias para o município.

O vereador João Bosco Evangelista Lima, o Bosquinho, do MDB, solicitou da Prefeitura Municipal e Secretaria de Assistência Social a criação do Centro de Convivência dos Idosos itinerante, levando as atividades para as localidades da zona rural.

“Nem todos tem acesso à sede do município, ou não tem condições de participar dessas atividades na cidade. Portanto, com a criação do CCI itinerante, todos os idosos de nosso município serão contemplados por seus serviços”, pontuou o autor, salientando, ainda, que no processo de envelhecimento as redes afetivas e sociais são de grande relevância para se obter qualidade de vida e assim um envelhecimento ativo e saudável.

O vereador presidente da Casa, Irmão Jessé, como é conhecido, solicitou das operadoras de telefonia móvel – Claro Brasil, TIM e OI – a cobertura nos povoados Gameleira, Santo Antônio, Esquisito e Várzea Queimada, situados na zona rural do município de Jaicós.

O parlamentar considera a importância e o direito de todo cidadão ao acesso à comunicação. “A implantação dos serviços nas referidas comunidade e adjacentes é de suma importância, pois possuem uma população grandiosa com escolas, unidades de saúde, igrejas e outros serviços, necessitando de serviços de telefonia móvel para tratar de assuntos, como falar com familiares residentes em outros Estados e municípios”, justificou.

Publicidade

A solicitação apresentada pela vereadora Dalvenisa Da Conceição Nascimento, a Mocinha – PSD, também é destinada à zona rural do município. A parlamentar requereu do Governo Municipal a construção de um pátio de concreto nos arredores da igreja onde acontece a Feira Cultural da comunidade Esquisito.

“Vimos à necessidade de um melhoramento na estrutura do local onde aconteceu a Feira Cultural, pátio cimentado. É uma obra simples, mas que irá incentivar feiras e outras atividades culturais no Povoado Esquisito”, justificou.

Em outro Requerimento, Mocinha solicitou do Departamento Nacional de Obras Contra à Seca no Piauí, a equipagem dos poços tubulares das localidades Santana I, Tanquinho, Saco da Serra e Baliza. “Recentemente foram perfurados os poços nessas localidades onde residem várias famílias, sobretudo, produtores rurais que há muito tempo clamam por um abastecimento de água para que possam ter uma vida mais digna. Os Poços foram perfurados, porém, necessitam de sua equipagem a fim de abastecer a população das regiões”, disse.

Maria Sirlene Lopes Silva Barros, vereadora pelo PPL, também priorizou o abastecimento de água nas comunidades rurais como prioridade em seus Requerimentos. Num primeiro, a parlamentar solicitou do Governo Municipal a construção de uma adutora na comunidade Jacú, que segundo ela, sofre com a falta de água. A construção da adutora beneficiaria aproximadamente 30 famílias.

Em outro Requerimento, Sirlene solicitou, também do Governo Municipal, a perfuração de poços nas localidades Tiririquinha e Matinha, zona rural do município. Ela informou que a localidade Tiririquinha possui em torno de sete famílias que são abastecidas apenas por um olho d’água, tanto para o consumo humano, como animal, e que o reservatório natural está secando.

Publicidade

Na comunidade Matinha, segundo a autora, residem aproximadamente dez famílias, e poço existente não tem vasão suficiente para atender a demanda da população. “A perfuração de um novo poço tubular vai minimizar a falta de água que assola a localidade. As máquinas do Dnocs poderiam aproveitar a estadia em nosso município e perfurar o poço para dar uma maior vasão de água”, disse.

Num terceiro Requerimento, a vereadora Sirlene Oliveira solicitou da Coordenação Estadual do Cadastro Único do Programa Bolsa Família a realização de uma palestra para os beneficiários do Programa, especialmente, aos 238 que estão sendo identificados no processo de fiscalização da CGU – Controladoria Geral da União. O objetivo, segundo a autora, é esclarecer aos beneficiários sobre quais os procedimentos que as famílias identificadas no processo de fiscalização da CGU deverão adotar para que sejam resolvidas as diversas situações existentes no programa. “O município de Jaicós tem 112 benefícios bloqueados e 238 cancelados esperando a visita da CGU”, informou.

O plenário discutiu, votou e aprovou, também, o Requerimento do vereador Antônio Robert Silveira Reis, o Robim – PSB, em que solicita do Governo Municipal o conserto e manutenção do sistema de abastecimento de água do povoado Santo Antônio.

Ele argumentou que a população do referido povoado tem reclamado que a água não está chegando até em todas as residências, e os mesmos estão sendo obrigados a busca de água em outras regiões. “Pedimos ao poder público que faça uma revisão ou manutenção no sistema de abastecimento de água para solucionar a problemática na região, afim de que a água chegue a toda população.”, disse.

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS