Connect with us

DESTAQUES

Vereadores de Patos do Piauí aprovam matérias e divergem na tribuna sobre atendimento à população

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do  Piauí realizou mais uma sessão ordinária na manhã do último sábado (2). Os trabalhos foram presididos pelo vereador Saulino Coelho dos Reis, do PSDB.

No primeiro expediente, os parlamentares votaram e aprovaram por unanimidade uma Indicação  de autoria do vereador Wilson Vieira, do PTB, solicitando providências do Poder Executivo em relação a recuperação, conservação e proibição do trânsito de veículos no campo de pouso. O objetivo é a conservação, evitando o desgaste da pista.

Na sessão, os vereadores também aprovaram por unanimidade um Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal, que institui o Plano Municipal para Primeira Infância no Município de Patos do Piauí O Projeto tem por finalidade garantir  a proteção integral, a promoção e a defesa das crianças de 0 a 6 anos de idade.

No segundo expediente, cinco dos nove vereadores presentes  ocuparam a tribuna da Casa. O primeiro a se pronunciar foi o vereador Wilson Vieira (PTB), que pediu ao Poder Executivo e as secretarias que não façam distinção no atendimento às  pessoas, independente do voto de cada uma.

DSC_2793“Como estamos em um ano eleitoral, podemos ter algumas dificuldades em relação a recepção de pessoas que são contrarias a situação, como da situação em relação a oposição,  e,  principalmente, na área da saúde. Peço  que não discriminem as pessoas”, disse. Wilson, que é líder da oposição na Câmara, defendeu que a população carente seja atendida. “Quem vai pedir é porque tem necessidade dessa ajuda”.

O parlamentar concluiu dando as boas vindas ao colega de bancada, pela mudança de partido. “Quero dar as boas vindas ao colega de Casa, Cornélio, que se filiou ao meu partido PTB. Também aos demais que se filiaram ao PTB e que vão buscar disputar as eleições deste ano, como o colega Chico de Leandro, e o Dega”, disse.

Publicidade

DSC_2806O vereador Luiz Evaristo de Sousa, o Luizinho (SDD), em seu discurso, fez críticas à gestão no atendimento a população em relação à saúde.

Ele relatou um caso que solicitou a ambulância pra transportar um paciente de Teresina, mas a Secretaria de Saúde ofereceu arcar com os custos da viagem na van que realiza o transporte das pessoas do município.  “É preciso ver o caso dessas pessoas que não tem como viajar para Teresina em uma van”, disse.

O parlamentar também parabenizou o vereador Cornélio pela mudança de partido, e os demais que se filiaram aos partidos de oposição.

José Hélio dos Santos, o Helinho (PDT), líder do prefeito na Câmara, rebateu as declarações do vereadores, afirmando desconhecer que o município tenha deixado de atender alguém que precise. “Com relação a distribuição de  passagens e  a ambulância, eu não tenho conhecimento que isso tenha acontecido no município,  e discordo de certas afirmações, sem querer desmerecer o que foi falado na tribuna, mas quando a ambulância é solicitada, é sempre atendido Essa ambulância não para no município, está sempre a serviço do povo”, disse.

DSC_2810Helinho salientou que era importante detalhar o caso narrado, para que se pudesse averiguar o fato narrado. “Seria bom citar a pessoa para que a gente pudesse averiguar, saber o que realmente aconteceu. […] E eu gostaria muito de saber quem foi essa pessoa que disse não ter sido atendida pela ambulância. E duvido muito que o Dr. Agenilson deixaria isso acontecer. Então, é realmente preciso averiguar”, disse.

O parlamentar comentou sobre o Campeonato Municipal. “Quero falar sobre o Campeonato, que está encerrando a primeira fase, e que tem sido  muito prestigiado e valorizado pelo nosso povo. O Estádio está sempre lotado, e isso deve  ser incentivado. Inclusive, seria importante promover  outras competições esportivas no município, além do Municipal”, disse.

DSC_2797O vereador Francisco Oseias (PTB) também comentou sobre o caso da Saúde e disse que não há discriminação política e muita vezes as pessoas  tem receio de procurar  por não ter votado.  “Com relação à questão dos carros, principalmente esse  que é licitado para conduzir as pessoas a Teresina, evidentemente que as licitações municipais é para todos e não se refere as pessoas que votou, e sim para todos do município. É claro que muitas pessoas por não terem votado no gestor, às vezes não se sentem a vontade para  ir até prefeito pedir, para que possa resolver o seu problema”, disse

Ele salientou que a população que precisa dos serviços devem procurar os respectivos órgãos. “Sou a favor todos procurem seus direitos. O município é um só, o gestor é para todos e a política só é feita em campanha. Infelizmente as pessoas se dividem por conta de política”, pontuou.

Publicidade

DSC_2815O vereador Antônio Rufino, do PSB, fez um breve discurso. “Ele repercutiu o pronunciamento do vereador Cornélio,  na sessão passada, sobre a obra de piçarramento da estrada da localidade Saco da Ema.

“Ninguém pode negar que a emenda do senador João Vicente foi destinada na gestão passada, mas na época, o município não podia receber, porque estava inadimplente, e somente agora, graças ao atual prefeito, que colocou o município adimplente, foi possível  realizar a obra”, disse.

O vereador Adalberto Lopes (PSB), da base aliada ao governo municipal, também rebateu as críticas dos oposicionistas e afirmou que o município não faz discriminação política e atende a todos igualmente.

DSC_2816“Às vezes as pessoas querem jogar uma coisa para a sociedade que não é verídica. Sou prova disso. As pessoas me procuram, tanto da situação, quanto da oposição, e nunca deixamos de atender nenhum e nem  nunca tratamos de votos”, disse.

Em seu discurso, Adalberto aprofundou sobre o caso da ambulância. Segundo ele,  contrariando o pronunciamento do vereador Luizinho, o paciente cujo nome não foi revelado, foi levado e trazido de Teresina na ambulância. Ele acrescentou que, quando a ambulância já retornava com essa pessoa de Teresina, aconteceu um problema no Cajueiro e a ambulância teve que retornar com outra pessoa, e ele próprio Adalberto foi deixar o referido paciente em casa. “Com relação a pensão em Teresina, também e recebido a todos, sem distinção. Então, tem coisas que estão divergindo, pois não tenho informação de nenhuma pessoa não tenha sido atendida quando procura”, disse.

DSC_2821

O presidente da mesa diretora da Casa, Saulino Reis (PSDB), também foi breve. Ele apenas agradeceu a Deus pela realização de mais  uma sessão  e  reforçou o pronunciamento do vereador Adalberto. “Desconheço que tenha sido negado  carro para as pessoas irem para Teresina. Semana passada mesmo, uma pessoa que não votou em  mim e nem no prefeito, me pediu um carro para ir a Teresina, e foi dado. Não existe essa distinção do município, não existe isso de   beneficiar uns e outros não. Acho que tem um mal entendido”.

Veja mais fotos da sessão:

Publicidade

DSC_2770 DSC_2771 DSC_2772 DSC_2774 DSC_2775 DSC_2776 DSC_2777 DSC_2778 DSC_2779 DSC_2780 DSC_2781 DSC_2783 DSC_2784 DSC_2785 DSC_2786 DSC_2789 DSC_2791   DSC_2804

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS