Connect with us

Saúde

A Pauta é: ALERGIA

Publicado

em

Iniciaremos,a partir de hoje, uma série de esclarecimentos a respeito das doenças alérgicas. Serão compartilhadas perguntas de pais respondidas por especialistas em alergologia e imunologia pediátrica. O material completo encontra-se disponível aqui:http://www.asbai.org.br/imagebank/ALERGIA-PERGUNTAS-E-RESPOSTAS.pdf

PERGUNTA:

Meu filho desde que foi para creche começou a ter resfriados repetidos. Já tomou vários medicamentos e antibióticos, que só amenizam. Ele ficou de férias em casa comigo e não sentiu nada. Mas foi só voltar para creche, pegou outra gripe e necessitou novamente do antibiótico. O que eu faço?

RESPOSTA

Crianças pequenas são imaturas do ponto de vista imunológico (defesas) e, por isso, tendem a apresentar mais infecções respiratórias comparadas com crianças maiores e com adultos. O seu relato sugere que sua filha possa ser portadora de rinite alérgica. Os sintomas principais da rinite são: espirros, coriza (nariz escorrendo), coceira e congestão nasal, podendo confundir-se com resfriados repetidos. Parece uma doença simples, mas a repetição das crises pode acarretar complicações como infecções, levando à necessidade do uso repetido de antibióticos. Vale lembrar que quando a criança apresenta infecções recorrentes, o médico deve investigar também se ela pode ser portadora de algum tipo de imunodeficiência ou se é uma reação normal para sua idade.

Publicidade
 

Sérgio Feitosa – Pediatra
Prontoclínica 89 3422 2107
https://www.facebook.com/drsegiofeitosapediatra
https://www.youtube.com/watch?v=YQwSum5nyks
Sérgio Feitosa Da Silva é médico-pediatra formado pela Universidade Federal de Pernambuco com Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atende na Clínica Santa Cecília em JAICÓS-PI.

 

Fonte: Noticiei

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS