Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Com apoio da Prefeitura de Vila Nova, 30 mulheres realizam exames de mamografia em Picos

Publicado

em

Trinta pessoas, sendo mulheres, deslocaram-se da cidade de Vila Nova do Piauí com destino a Picos, nesta quarta-feira (30) para a realização de exames de mamografia. O mutirão faz parte das ações da Campanha Nacional Outubro Rosa que tem como finalidade através de orientações, exames, palestras e atendimentos diversos prevenir contra o câncer de mama e câncer de colo de útero.

O Ministério da Saúde por meio do Instituto Nacional do Câncer – INCA, institui medidas de prevenção contra as duas patologias: câncer de mama e câncer de colo de útero.

Acompanhadas da secretária municipal de Saúde de Vila Nova, Almerinda Luz, as pacientes estiveram na cidade de Picos na Clínica Biodiagnóstico para a realização dos exames de mamografia através do Sistema Único de Saúde – SUS, com logística de transporte, alimentação e todo suporte disponibilizados pela Prefeitura Municipal vila-novense.

De acordo com Almerinda Luz, as mulheres presentes no mutirão desta quarta-feira, na Capital do Mel, marcaram presença na palestra realizada no último dia 24 de outubro, uma quinta-feira, no Ponto de Cultura Cidade Poesia. Segunda ela, as que estiveram em Picos, além de participar da palesta registraram presença através da assinatura da frequência presencial.

“As outras que vieram estavam de acordo com a idade. Eu fiz contato por telefone e muitas não atenderam as ligações, e, outras constavam como telefone desligado”, explicou  a secretária chamando atenção da sociedade para participar das ações. “É importante que as pessoas participem das ações”, recomendou.

Publicidade

Para as interessadas em fazer os exames de mamografia, Almerinda, explica que ainda há tempo e orienta que dirijam-se até a UBAS para obtenção do encaminhamento médico e fazer o exame em qualquer dia.

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí, através do prefeito Edilson Brito, destinou transporte, alimentação e todo suporte necessário para a permanência das pacientes em Picos. O prefeito vila-novense, fala sobre o apoio.

“Mais do que justificável o apoio e acima de tudo necessário. Temos toda preocupação em cuidar de nossa população. As ações da campanha Outubro Rosa são desenvolvidas com profissionais capacitados que zelam pela sociedade. O bem-estar do povo vila – novense é um cuidado que temos em todos os âmbitos sociais, desde crianças ainda no ventre das mães gestantes que recebem todos os cuidados necessários até pessoas idosas, passando por todos os públicos. Então desde já, nós da administração aderimos sim aos cuidados e prevenções que a campanha oferece. É necessário ressaltar aqui que a prevenção contra o câncer de mama e colo de útero ocorre durante todo o ano e, não apenas no mês de outubro. Em outubro as atividades são intensificadas, mas de certo elas ocorrem durante todo ano”, esclareceu o prefeito de Vila Nova do Piauí, Edilson Brito.

Em alusão à campanha, no último dia 24, na quinta-feira, a Saúde Municipal realizou diversas palestras sobre as causas, cuidados, formas de prevenção, orientações sobre diagnóstico precoce entre outros. A ocasião aconteceu durante a noite, no Ponto de Cultura Cidade Poesia e reuniu médicos, enfermeiros, profissionais da administração municipal e o público em geral. No mesmo dia, pela manhã, foi realizado um mutirão de prevenção e coleta citológica com participação considerável do público-alvo.

Matéria Relacionada: – Saúde de Vila Nova do Piauí promove palestras alusivas à campanha Outubro Rosa; veja fotos

Publicidade

ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS