Connect with us

Saúde

DICA DE SAÚDE | Verminose, doenças causadas por diferentes vermes

Publicado

em

VERMINOSE

Pessoal, provavelmente muitos de nós enquanto crianças, ou mesmo depois de adultos, estivemos às voltas com sinais e sintomas como: palidez, barriga inchada, excesso de gases, diarreia, dor de barriga, falta de apetite, sono agitado…

Bem, acredito que muitos de vocês ao lerem estas alterações, de imediato, levantaram a possibilidade diagnóstica de PARASITOSE INTESTINAL ou, popularmente, VERMES.

Sim. Apesar de outras doenças poderem causar os sintomas acima, a infestação por estes microorganismos é a causa mais frequente.

Se não eliminados, os parasitas podem causar complicações debilitantes, como a anemia e mesmo quadros graves como obstrução intestinal com necessidade de cirurgia, embora raramente evolua desta forma.

Publicidade

Medidas preventivas, amplamente difundidas, são:
Consumo de água potável;
Higiene dos alimentos: lavagem em água corrente de frutas e verduras antes de seu armazenamento e consumo;
Combate às moscas e baratas;
Higiene das mãos antes das refeições e após evacuações;
Evitar andar descalço;

Tratamento preventivo – MEDICAMENTOS PARA ELIMINAR OS VERMES – para todos a partir de 01 ano de idade: a cada 6 meses até 5 anos de idade e uma vez por ano até 12 anos de idade – em cidades sem saneamento básico a água deglutida durante o banho ou escovação dentária é fonte de contaminação.

E o(a) seu(ua) filho(a)? Está tomando todas as precauções? Quando tomou medicamentos para eliminar os vermes pela última vez?

Sergio Feitosa

Sérgio Feitosa – Pediatra
Prontoclínica
Tel.: 89 3422 2107
https://www.facebook.com/drsegiofeitosapediatra

Sérgio Feitosa Da Silva é médico-pediatra formado pela Universidade Federal de Pernambuco com Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS