Connect with us

GERAL

Mau humor pode indicar outros problemas e precisa de tratamento

Publicado

em

Ao menos 20% da população já sofreu os efeitos do mau humor em algum momento da vida. Essa enfermidade causa diversos transtornos. Mas os dois mais conhecidos são: depressão e bipolaridade.

A tristeza exagerada é um possível indicativo de depressão por exemplo. O desânimo também faz parte do pacote de sintomas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema é mais comum nas mulheres de 20 a 40 anos. Saber que existe a doença é fundamental, assim como identificar os sinais.

Diferenças

A depressão se diferencia da tristeza porque é mais intensa. A reação ocorre sem motivo aparente ou de forma desproporcional. Além disso, tem longa duração. Ela se expressa também por meio do corpo. Já a bipolaridade pode acontecer durante a vida, desenvolvendo manias e também depressão.

Tratamento

Publicidade

Quando se fala em depressão ou transtorno bipolar, os especialistas costumam apontar um desequilíbrio químico no cérebro. Por isso, o tratamento mais indicado é a combinação de medicamentos com a psicoterapia. No caso de quem tem transtorno bipolar, substâncias estabilizadoras de humor são receitadas.

Fonte: Estadão Conteúdo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS