88 municípios do PI estão selecionados para programa de saneamento; Veja listas
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 14/11/17

88 municípios do PI estão selecionados para programa de saneamento; Veja listas

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) divulgou na última semana o resultado da seleção de propostas para o Programa de Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD), que prevê financiamento em ações de saneamento nos municípios brasileiros, do Programa de Sistemas de Abastecimento de Água e também do Programa de Melhorias Habitacionais.  O Piauí foi um dos Estados com maior contemplação de projetos, sendo selecionadas ações em 88 cidades.

Estão entre os selecionados os municípios de Massapê do Piauí, Campo Grande do Piauí, Belém do Piauí, Padre Marcos, Caridade, Pio IX, Caldeirão Grande, Jacobina do Piauí, Patos do Piauí, Simões e Vila Nova do Piauí.

O indicativo contou com a articulação do secretário de Saneamento Ambiental do Ministério da Cidades, Henrique Pires, que alertou os municípios selecionados para a necessidade de anexar os documentos técnicos no Siconv (Portal de Convênios da União) até o final da semana para que garantam os repasses. “Esse programa é muito importante aos municípios, ele prevê intervenções que têm como objetivo o atendimento das necessidades básicas de saneamento das famílias, por meio de instalações hidrossanitárias mínimas, relacionadas ao uso da água, à higiene e ao destino adequado dos esgotos domiciliares”, afirmou Henrique Pires.

ACESSE OS LINKS E VEJA OS MUNICÍPIOS SELECIONADOS

PORTARIA 1

PORTARIA 2

PORTARIA 3

A dotação de recursos varia de município para município, dependendo da magnitude do projeto e da disponibilidade orçamentária. Com o programa, a expectativa é contemplar as famílias com condições dignas de saneamento; o indicativo abrange o esforço do presidente Michel Temer em dar celeridade aos avanços já alcançados no setor, viabilizando melhorias tanto às comunidades interioranas quanto aquelas das regiões metropolitanas.

O resultado da seleção foi celebrado em reunião do secretário Henrique Pires com o coordenador da bancada do Piauí, o deputado federal Átila Lira (PSB) e o superintendente da Funasa no Piauí, Gilberto Pereira. “Com certeza esses planos demandam recursos através de convênios com a Funasa que deverão ser executados em 2018”, frisou o superintendente.

Governo também seleciona sistemas de abastecimento

Além da portaria relacionada ao MSD, a Funasa também divulgou o resultado das propostas elegíveis do Programa de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA), no qual ações em 15 municípios do Piauí foram selecionadas. Através do programa, áreas rurais e comunidades tradicionais terão apoio em obras primordiais para o atendimento pleno do abastecimento, reduzindo as perdas e melhorando a qualidade da água.

“Á coordenação da bancada é importante que levemos as demandas, mas também que incentivemos os prefeitos a apresentarem as propostas e este tem sido um trabalho em parceria que estamos fazendo”, afirma o deputado Átila Lira.

As notícias positivas ainda se estendem pela aprovação de projetos do Programa de Melhorias Habitacionais para o Controle das Doenças de Chagas. Ao todo, intervenções em sete municípios piauienses foram selecionadas. “O programa fomenta a execução da restauração ou reconstrução de unidades habitacionais, dando o suporte para que as melhorias necessárias sejam feitas nestas casas”, indicou Henrique Pires, que também já comandou a Funasa.

Diante dos bons resultados para o Piauí nos editais de seleção, Henrique Pires aponta para a preocupação do presidente Michel Temer em acelerar o desenvolvimento do Brasil, elevando as condições sociais da população. Segundo ele, o Estado vem tendo uma atenção especial do líder do Executivo Federal.

Prefeitos têm até o dia 17 para finalizar o processo

Em meio a divulgação do resultado no último dia 10 de novembro, o alerta agora é para que os prefeitos cumpram com as exigências indicadas e alimentem o sistema de convênios da União com a documentação necessária para garantir o financiamento. Os documentos técnicos exigidos atendem a todo o protocolo de transparência disposto pela União na concessão de recursos públicos. “A Funasa publicou no último dia 10 as portarias relacionadas ao MSD, MHCDC e os Sistemas de Abastecimento de Água, são portarias que têm um prazo que os prefeitos devem cadastrar no Sincov, são sete dias úteis a partir da data da publicação, então eles têm até o dia 17 para realizar esse processo para que não percam essa oportunidade”, informou o superintendente estadual da Funasa, Gilberto Pereira.


Fonte: AsCom

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES

Jaicós intensifica o combate ao tabagismo e realiza o I Seminário Municipal. Veja!

Em alusão ao 31 de maio, Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, a  Prefeitura Municipal de Jaicós, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu  na manhã desta quarta-feira, 08,

Caldeirão Grande do Piauí

Homem mata padrasto no interior de Caldeirão Grande do Piauí

Uma briga em família acabou em morte no interior do município de Caldeirão Grande do Piauí. Um homem identificado por Erivan Manoel Gomes, natural de Massapê do Piauí, foi morto

DESTAQUES

Prefeitura de Campo Grande do Piauí anuncia novo processo seletivo

Localizada no Estado do Piauí, a Prefeitura de Campo Grande do Piauí, publicou no Diário Oficial dos Municípios de sexta-feira, 28 de julho de 2017, o edital de um novo

Caridade do Piauí

Caridade do PI | Prefeito Toninho recebe trator agrícola; agricultores serão beneficiados com aração de terras

O prefeito do município de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva , o Toninho, recebeu mais uma aquisição para o município. Através de emenda do deputado federal Júlio César (PSD),

Picos

Procurador pede suspensão de contratos da prefeitura de Picos

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) vai julgar na próxima quinta-feira (22) uma inspeção realizada na prefeitura de Picos após informação prestada pela divisão técnica do TCE

Vila Nova do Piauí

Secretaria de Assistência Social de Vila Nova reúne idosos e comemoram a páscoa; veja imagens

A nova gestora da Secretaria Municipal de Assistência Social de Vila Nova do Piauí, professora Ana Carolina tem desenvolvido diversas atividades e ações na referida pasta com ênfase a valorização