Água será racionada em mais de 50 municípios do Piauí
Publicado por: | Data: 04/04/17
Comments 0

Água será racionada em mais de 50 municípios do Piauí

O jornal Diário do Povo desta terça-feira (04/04) divulgou que uma ação conjunta da Agência Nacional das Águas (ANA), Departamento Nacional de Obras Contas as Secas (Dnocs) e a Agespisa vi fechar as comportas das barragens com baixa capacidade de armazenamento e racionar o uso da água em mais de 50 municípios, principalmente no Semiárido.

O coordenador regional do Dnocs no Piauí, Djalma Policarpo, confirmou ao Diário do Povo que a ação conjunta está sendo adotada para garantir uma reserva hídrica no período de estiagem. Segundo ele, a maioria das barragens não teve uma boa recarga de água e precisa adotar medidas para garantir o abastecimento, priorizando o abastecimento humano. Djalma Policarpo informou que as barragens grandes não tiveram boa capacidade de recarga e estão sendo monitoradas.

Algumas dessas barragens têm adutora da Agespisa para a distribuição de água nas cidades circunvizinhas. “Temos o caso das barragens de Pio IX e de Fronteiras que têm adutora da Agespisa. O Dnocs está observando a quantidade de água que está sendo distribuída. Por exemplo, temos a barragem de Piaus que está com 5% da capacidade, Pio IX está quase seca. Fronteiras também está ruim. A barragem Petrônio Portela, em São Raimundo Nonato, também está baixa. Tem ainda a de Estreito, em Padre Marcos e de Fátima, em Picos e Joana em Pedro II, que não estão boas”, adiantou.

“Mais de 50 municípios terão que fazer racionamento. Muitos na região de Picos, por exemplo. Bocaina tem uma situação razoável, a barragem está com 15%. Ainda não tem racionamento, mas vai ter que ser adotado. A decisão cabe a Agespisa, mas a população tem que ter um uso racional da água”, assinalou Djalma.

“Estamos em contato com a ANA para fechar as comportas das barragens, porque choveu pouco es-tão usando a Água para irrigação, por exemplo. Temos que fechar para garantir o armazenamento de mais água e dar segurança para quando tiver uma estiagem mais prolongada. Os reservatórios que estão com as comportas abertas serão fechadas para melhorar a recarga. O racionamento vai ser para assegurar o abastecimento humano”, finalizou o coordenador do Dnocs.

FONTE: Jornal Diário do Povo / Por Luciano Coelho

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES

Ambulância de Jaicós se envolve em acidente na BR 407

Uma ambulância do Hospital Florisa Silva, de Jaicós, se envolveu em um acidente na noite deste sábado, 12, na BR 407, quando retornava de uma viagem à capital, Teresina. Segundo

DESTAQUES

Polícia Militar estoura boca de fumo e prende uma pessoa em Picos

Policiais Militares estouraram uma boca de fumo e prenderam um homem identificado como Jecksivânio dos Santos Veloso, conhecido como “Eyquim”, na tarde desta sexta-feira (08), por volta de 16h40, no

POLÍTICA 0 Comments

George Lucas e Jussara são escolhidos para juntos disputarem Prefeitura de Fronteiras

Com o Ginásio Poliesportivo da cidade completamente lotado de filiados, simpatizantes e o povo em geral foi realizado na tarde/noite de sexta-feira, 05 de agosto, a convenção partidária que homologou