Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE│Missa acolhe missionários na Primeira Visita Pastoral ; veja fotos

Publicado

em

Após uma ano e sete meses que a Igreja Católica de Nossa Senhora de Fátima tornou paróquia de Alegrete do Piauí, a comunidade católica recebeu a Primeira Visita Pastoral Missionária. Ao todo, são quatro dias de missões nas comunidades dos municípios de Alegrete e Francisco Macedo. A programação iniciou na manhã desta quinta-feira (18), às 06h, com missa celebrada na Igreja Matriz alegretense. O calendário de atividades missionárias segue até o próximo domingo dia 21, data em que marca o encerramento da missão.

A visita pastoral missionária ocorre a cada quinquênio, ou seja, cinco anos e tem como objetivo fortalecer e conscientizar a comunidade católica dos municípios sobre a missão de evangelização.

Como primeira atividade do dia foi celebrada a missa de acolhida na chegada dos missionários, presidida pelo bispo diocesano, Dom Plínio José da Silva e concelebrada pelo pároco alegretense, padre Antônio Ismael de Holanda. A celebração foi transmitida pela rádio Cultura FM de Picos. Após a missa foi servido um um café comunitário com os missionários e, em seguida, ocorreram visitas nas casas e capelas das comunidades.

Com exclusividade, o padre Ismael falou sobre a participação e o envolvimento das pessoas na primeira visita pastoral.

“Muita alegria em saber que o povo aderiu, deixou seus a fazeres em casa e abraçou a causa porque é uma missão de Jesus Cristo. É um grande contentamento para todos nós”, disse.

Em mensagem de fé, na ocasião, o sacerdote recomendou a todo o povo que façam missões.

Publicidade

“Recomendo que todos vivam essa alegria de serem missionários e que descubram essa alegria de andar com Cristo e caminhar junto com ele. Desejo que nossos visitantes e os visitados acolham no coração a mensagem da palavra de Deus. Peço a quem for visitar leve a palavra de Deus de verdade, assim como os visitados para ouvir e acolher a mensagem de esperança de libertação, de cura que a palavra sagrada carrega em si”, recomendou o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Fiel e devota a Nossa Senhora de Fátima, Dona Toinha, marcou presença na cerimônia sagrada e afirmou que contribuirá como missionária durante o período de missões.

‘É sempre um prazer participar de missão. É um chamado de Deus e quando ele chama temos que ir. Hoje é um dia maravilhoso e só tenho que agradecer a Deus. Gratidãor e bondade de Jesus com a gente porque ele não deixa falta nada. Temos o dom da vida em primeiro lugar, o pão de cada dia […] Participo de várias pastorais e me sinto muito feliz, muito segura e confiante porque quem acredita sempre tem fé e coragem para viver. Obrigado meu senhor por mais um dia de vida e mais uma vez poder participar dessa missão maravilhosa e contribuir onde eu puder. Obrigado meu Deus!”, exclamou dona Toinha.

Dom Plínio José da Silva, bispo da Diocese de Picos, celebrou a missa na manhã desta quinta-feira e em entrevista destacou o trabalho do padre Ismael de forma positiva, tecendo elogios aos conselhos pastorais que estão ativos trabalhando no intuito de aproximar mais as pessoas da igreja e da palavra de Deus.

“É uma alegria encontrar as comunidades mesmo com todas as dificuldades que se tem em articular a participação de todos. Podemos comprovar que os conselhos pastorais estão em funcionamento e as pessoas têm alegria de cuidar da igreja, tanto no espaço físico como também no envolvimento da melhor forma possível com Cristo. Temos participação dos casais, das crianças nas celebrações. Percebemos que o povo está em sintonia com as orientações da diocese. Agradecemos muito ao padre Ismael pela presença permanente que ele tem e isso anima muito o povo. Isso comprova que as pessoas têm muitas atenção a ele e acredito que estamos no processo ascendente de animação das comunidades”, ressaltou o bispo diocesano.

Publicidade

As atividades do primeiro dia seguiram de acordo com a programação. Após a missa e o café comunitário, ocorreu o momento de Espiritualidade da Visita Pastoral Missionária para os Missionários, no Salão Paroquial. Ás 09h aconteceu o envio dos missionários para comunidades do interior do município de Alegrete. Às 9h30 aconteceu a acolhida dos missionários nas comunidades. Em seguida, visita dos missionários às famílias; visita do bispo e do pároco às comunidades de Retiro, Comboeiro e Lajedo.

Ao meio dia, o intervalo para almoço dos missionários nas comunidades. O retorno às 14h, em continuação das visitas dos missionários às famílias nas comunidades; visita do bispo e do pároco às comunidades Cabaceira, Estreito e Passagem Funda. No início da noite, às 19h, a celebração da missa na comunidade Passagem Funda.

Veja abaixo a programação desta sexta, sábado e domingo. Logo após a programação confirma mais imagens.

Nesta sexta-feira (19), a programação segue às 05h30, com a saída dos missionários de Alegrete para Francisco Macedo. Às 06h haverá missa na Igreja de São Francisco, na cidade de Francisco Macedo com transmissão ao vivo pela rádio Cultura FM de Picos. Logo após, às 07h, será ocasião do café comunitário na igreja de São Francisco.

Às 08h os missionários seguem em visita às famílias das comunidades de Francisco Macedo. Às 09h30 o bispo, o pároco e as Religiosas Consagradas visitam as comunidades de Olho D´aguinha, Catolé e Pocinhos. Ao meio dia, o intervalo para o almoço dos missionários nas comunidades do município de Francisco Macedo e às 14h, continuação das visitas dos missionários às famílias nas comunidades de Francisco Macedo e visita do Bispo e do pároco às comunidades Baixão, Alegrete Velho e Boa Vista, pertencentes a Alegrete. Durante a noite, será celebrada a missa, às 19h, na comunidade Malhada Alta, zona rural de Alegrete e às 20h30 o retorno dos missionários para Alegrete.

No Sábado 20/07/2019 às 06h, a saída dos missionários de Alegrete para Francisco Macedo. Às 06h30 haverá o momento da oração da manhã com os Missionários e as comunidades na Igreja de Francisco Macedo. Em seguida o café comunitário com os Missionários nas comunidades do interior de Francisco Macedo e visita, às 08h, dos missionários às famílias de Francisco Macedo; encontro do Bispo e do Pároco com as crianças da comunidade. Às 10h, acontece a visita do bispo e do pároco aos enfermos. Ao meio dia, momento de intervalo para o almoço dos missionários nas famílias. Durante a tarde,às 14h, os missionários seguem com visitas às famílias das comunidades; encontro do bispo e do pároco com os jovens na igreja. Às 16, haverá o encontro do bispo e do pároco com as famílias. Às 19h, a celebração da missa comunidade em Francisco Macedo

Domingo 21/07/2019 às 06h a saída dos missionários de Francisco Macedo para Alegrete. Em seguida às 06h30 a Oração da manhã com os Missionários e a comunidade na Igreja Matriz de Alegrete do Piauí. Após haverá, às 07h, o café comunitário com os Missionários no Salão Paroquial de Alegrete. 08h inicia a visita dos missionários às famílias de Alegrete; visita do Bispo e do Pároco aos enfermos de Alegrete. Durante a manhã, às 09h, será o encontro do Bispo e do Pároco com as crianças da comunidade. Após o encontro com as crianças, será o encontro do bispo e do pároco com os jovens no Salão Paroquial às 10h. O intervalo para almoço será às 12h e, logo em seguida, às 14h, continuação das visitas dos missionários às famílias; visita do bispo à Secretaria Paroquial. Às 15h haverá o  encontro do Bispo e do Pároco com os casais. Às 16h, acontece o encontro do Bispo e do Pároco com os Conselhos, Pastorais, Paroquiais, e Comunitários no Salão Paroquial de Alegrete. Às 17h será o momento de avaliação da visita pastoral missionária no Salão Paroquial de Alegrete. No início da noite, às 18h, o jantar comunitário no Salão Paroquial, e, às 19h, a missa de encerramento da Visita Pastoral Missionária na Igreja Matriz de Alegrete, que será transmitida pela Rádio Cultura FM de Picos. Após a missa o retorno dos missionários para suas localidades de origem.

Publicidade

_Veja mais fotos:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS