Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE 25 ANOS | Apresentações artísticas marcam o I Encontro Cultural e Festival Regional de Dança; veja fotos

Publicado

em

Em 2017, o aniversário de Alegrete chegou a sua vigésima quinta edição. Realizado em três dias consecutivos que teve início na última quarta-feira, 26, estão movimentando o município.

Na noite desta quinta-feira, 27, aconteceu oficialmente à noite da Cultura. Realizado em praça pública e promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura. A festa é um registro vivo de um resgate histórico do que há de melhor na cultura. Um misto de alegria, sentimento de pertencimento e valorização.

Logo na abertura a banda Redenção da Igreja Evangélica Assembleia de Deus cantou lindos louvores. Em seguida o secretário de Cultura, Iago Sousa que conduziu a cerimonia, saudou os alegretenses e visitantes e destacou a felicidade de realizar o I Encontro Cultural. “Realizamos hoje, o 1º encontro de cultura e festival regional de dança, muito mais do que apresentações, os integrantes da Companhia Artística Ale Dance, estão tendo a oportunidade de expressar seus sentimentos, sentir seres humanos culturais, aumentando a disciplina e tendo uma visão de vida diferente”, pontuou.

Ele falou ainda da importância que a festa representa para o povo de Alegrete. “Me orgulho de junto a equipe organizar um das festas que entrará na história, resgatando as tradições culturais dessa terra que amamos, fazemos isso com muita satisfação e boa vontade, pois entendemos a importância que ela representa para cada cidadão e cidadã de Alegrete, que tem nessa festa o sentimento de pertencimento cultural, isso fará parte das nossas vidas”. Conclui.

Após a abertura oficial, a praça Antônio Elpídio Ramos foi palco de um show de apresentações culturais. A primeira foi do Grupo de Ballet Pré Ponta e Baby, formado por crianças de sete a doze anos com o professor Igor Nogueira.

Publicidade

Em seguida, o grupo de crianças do Ballet Baby Baby com integrantes de dois anos de idade até seis anos, as pequenas dançaram a música do Circo Solei, pela coreógrafa Patrícia Sousa.

A terceira apresentação da noite foi o grupo de capoeira composto por crianças entre cinco e doze anos que estão tendo desenvoltura e disciplina para a vida com mais uma das expressões culturais brasileiras mais conhecidas. Que tem à frente o professor Rodrigo Aquiles.

Um casal de Trindade-PE, foi a surpresa da noite, aos 65 anos, dona Neves e Osmano, dançaram um forró pé de serra, com passos ousados.

Competição de dança

Um dos destaques da programação, foi a disputa de dança com os grupos que se inscreveram para participar do I Festival Regional de Dança.

Publicidade

O grupo AJA de Vila Nova do PI, abrilhantou à noite e venceu em 1º lugar a competição com a coreografia Feira de Mangaio, recebendo R$ 500,00 reais em dinheiro mais troféu; seguido da Companhia Icós de Jaicós na 2ª colocação com premiação de R$ 300,00; o grupo Guetto Dance de Araripina, no terceiro lugar e por último o grupo Mulher Rendeira também de Vila Nova.

Para fechar à noite de apresentações, a Companhia Artística Ale Dance, desta vez formada por dançarinos do grupo da professora Zélia nogueira que apresentaram cinco lindas coreografias: grupo de crianças, grupo de Novatos, grupo de mulheres casadas, grupo de intermediários e por último uma apresentação conjunta de todos os grupos.

Após as apresentações, Iago preparou uma homenagem para o prefeito e a primeira dama, um troféu de menção honrosa. Agradecida Andréa disse que Alegrete vive um novo tempo na cultura. “A nossa festa está linda, sejam todos bem vindos, nós nos sentimos honrados com a presença de todos vocês nas comemorações dos 25 anos de Alegrete. Quero dizer que tudo isso que foi exposto nesse palco é apenas o começo de um trabalho de apenas três meses, futuramente mais coisas virão e com Iago à frente da Cultura Alegrete será conhecido como um povo feliz, um povo que tem cultura”, destacou.

O professor de Ballet e Zumba, Igor Nogueira fez uma homenagem ao secretário Iago Sousa, enaltecendo e reconhecendo seu trabalho à frente da pasta. “Sou Igor Nogueira, sou bailarino clássico, tive a sorte de ter a cultura presente em minha vida. Após a cultura entrar em minha vida formei-me em engenharia e hoje sou alguém. Então senhores pais e mães tragam seus filhos para a cultura, para a arte. Quero agradecer ao Iago, ao prefeito Márcio Alencar e sua esposa Andréia Maria pela oportunidade de trabalhar aqui. Sou natural do Recife, mas quero destacar de todos os trabalhos de prefeituras, o trabalho da prefeitura municipal de Alegrete do Piauí, pois a uma semana antes da realização de um grande evento já estava tudo pronto. Isso é trabalho, isso é gestão. Assim sendo, chamo em nome do prefeito do município para fazer uma menção honrosa ao secretário municipal de cultura Iago Sousa, que fez com que Alegrete receba esta cultura enunciada, ajudada, apoiada e acreditada por esta gestão que tano tem feito bem. Parabéns a prefeitura deste município”, finalizou.

No intervalo das apresentações, Raimundo Neto fez um pequeno show voz e violão.

Entrega premiações esportivas

Além das apresentações foram entregues as premiações das maratonas e torneios realizados nos últimos dois dias. O I Torneio de Futevôlei, o I Torneio de Sinuca, Maratonas Femininas e Masculinas.

Para finalizar a noite os sanfoneiros Marlos do Acordeon e Andrews Robson fizeram shows para a população que estavam prestigiando.

Além do prefeito Márcio Alencar, também estiveram presentes a vice-prefeita Hermilinda Gomes, os vereadores Constâncio Ramos, Lucemberg Alencar, Erasmo Araújo, Cláudio do Milton, Firmino do Pedro, os secretários municipais Edilton Alencar (de Administração), acompanhado de sua esposa inspetora de ensino Virginia Célia, Cleneildo (Transporte), Adricia (Assistência), Manoel Filho (Agricultura), Valdênia (Educação), Joaquim Leal (Meio Ambiente).

3º dia

Publicidade

A sexta-feira, (28), haverá a recepção ao governador do Estado, Wellington Dias, a secretária de Educação do Estado, Rejane Dias, ao deputado Estadual Fernando Monteiro e demais da comitiva, às 18h na casa do prefeito Márcio Alencar. Autoridades e população seguirão junto à população para a maratona de inaugurações, cuja solenidade será realizada na nova quadra poliesportiva ‘Manoel Afrânio Ramos’, no bairro Cohab.

Convite divulgação (ASCOM Pref. Mun. Alegrete do Piauí)

Para encerrar as ações do 25º aniversário com chave de ouro, o prefeito ‘Marcinho’ preparou uma grande festa com os shows de Moleque Forrozeiro, Cristiano Pipow e a atração nacional, o sertanejo Léo Magalhães. Visando um caráter solidário, a entrada da festa será um kg de alimento não perecível, que será distribuída à população local no dia das mães.

CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR

 

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS