Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Comunidade católica celebra 50 anos de Nossa Senhora de Fátima com missa solene e procissão; veja fotos

Publicado

em

Na manhã deste sábado (13) foi dia de alimentar a fé na pequena cidade de Alegrete do Piauí, cidade localizada a 383 km da capital do estado. Dezenas de devotos de Nossa Senhora de Fátima participaram da missa solene da festa da padroeira, presidida pelo bispo da Diocese de Picos, dom Plínio José.

A santa missa foi concelebrada pelos padres Antônio Ismael de Holanda, vigário paroquial da Área Pastoral de Alegrete, o padre Fernando Amando, da Paróquia de Santo Antônio pela qual Alegrete faz parte, e o padre Francisco Berto.

Dezenas de devotos participam da missa


Esse ano, a festa completou 50 anos com nove noites de novenário marcadas por demonstrações de fé e devoção.

Para os pagadores de promessa, durante a missa solene, em sua maioria vestidos de roupa branca ou com pés descalços, dia de agradecer pelas graças alcançadas. Para outros, um momento fazer pedidos à Virgem de Fátima.

Em entrevista ao Cidades Na Net, a professora Maria Celina de Sousa Alves, uma das pagadoras de promessas, ressalta as bênçãos concedidas a ela por meio de Nossa Senhora. “Eu busco a intercessão dela junto ao filho Jesus; estou aqui hoje pagando um voto que fiz a ela e me foi concedida; é dia de agradecimentos, oração pôr tudo que a virgem tem nos dado”, pontuou a devota.

Publicidade

A técnica de enfermagem, Isabel Firmina da Silva, vestida de branco e coberta com o manto de Nossa Senhora, conta para nossa redação as bênçãos alcançadas e se emociona ao falar de Nossa Senhora de Fátima. “É momento de agradecer a Nossa Senhora de Fátima pelas graças concedidas; eu sofria de dores de cabeças constantes, fiz duas cirurgias nasais e foi graças as bênçãos da Virgem que eu conseguir superar tudo isso e hoje continuo minha vida normalmente”.

Dos Santos, como é popularmente conhecida, ressalta que no dia 13 de maio de cada ano participa sempre da festa de Nossa Senhora e até deixar de ir ao trabalho ela deixa para estar participando.

Após a missa solene aconteceu a tradicional procissão com a imagem da santa padroeira. A multidão formou filas quilométricas nas ruas do Centro da cidade. No retorno à Igreja Matriz, o padre Ismael encerrou o festejo de Nossa Senhora Fátima com a bênção do Santíssimo Sacramento.

O bispo diocesano, Dom Plinio José da Luz, celebrou pela primeira vez a festa de Nossa Senhora de Fátima em Alegrete e garantiu que a igreja se prepara para a comunidade se tornar uma paróquia. “Celebrar a festa de Nossa Senhora é uma alegria para todos nós; sobretudo nesta comunidade que vive fervorosamente a fé católica; continuemos com Maria a caminhada com Cristo”, disse.

Em entrevista ao Cidades Na Net, o padre Antônio Ismael fez uma avaliação positiva do festejo, destacou a grande participação em todos os momentos do festejo, desde a organização até as celebrações. “São várias as razoes para agradecer: o planejamento e o engajamento do povo, a organização; tudo que foi solicitado vimos a realização em ações como a preparação da liturgia, a compra das camisetas, dos livros, da rifa, foi um período de bênçãos”, disse.

Publicidade

Maria, serva humilde que com o seu SIM, foste escolhida para ser a mãe de Jesus Cristo e também a nossa, mãe da humanidade. A virgem de Fátima este ano completa cem anos de sua aparição em Portugal e 50 anos de festejo em Alegrete, por isso foram várias as razões para o povo alegretense celebrar a festa de Nossa Senhora de Fátima. Para o vigário, o objetivo foi alcançado. “Vamos agora elaborar um relatório pedindo que a Área de Nossa Senhora de Fátima se torne paróquia, aí é só marcar a data e festejar”, disse. Ao final, o sacerdote agradeceu a todos as pessoas que participaram e que ajudaram a fazer desta uma grande festa religiosa.

Veja mais fotos da missa e procissão:

CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS