Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Gestão realiza capacitação do ‘Novo Mais Educação’ que atenderá mais de 700 alunos da Rede Municipal

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciaram, no último dia 02 de maio, as atividades do Programa Novo Mais Educação,  nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O Programa de educação de tempo integral foi implantado em 2013 no município e desde de então já atendeu diversos alunos com muitas atividades oferecidas e muitas oportunidades educativas de êxito.

O Programa passou por algumas mudanças e agora tem como objetivo melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes. Os alunos passam, obrigatoriamente, por 8 horas de acompanhamento pedagógico, sempre com atividades que promovam o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita e raciocínio lógico.

Para isso, a secretaria de Educação realizou duas importantes reuniões esta semana; a primeira com os diretores e coordenadores de escolas para repasse das normas do programa. E na manhã desta quinta-feira, 11, houve mais uma reunião com os mediadores e facilitadores que atuarão no programa, a reunião aconteceu no Espaço Cultural, onde os mesmos puderam sanar todas as dúvidas.

Com uma equipe de mais de 20 monitores experientes, o Programa oferecerá aulas de Língua  Portuguesa e Matemática, Futebol, Dança, Ballet, Artesanato, Teatro, Banda e outras oficinas.

Em entrevista ao Portal Cidades Na Net, durante a reunião com os facilitadores no Espaço Cultural, a Inspetora de Ensino, Virgínia Célia, que organizou todo processo para o início do projeto destacou a importância do programa para Alegrete. “Abraçamos o programa e estamos torcendo para que tudo der certo, porque é um programa que veio melhorar a nossa educação nas áreas do lazer, do esporte, da cultura e principalmente no reforço escolar. Fiquei muito feliz em perceber que o governo está preocupado com a qualidade da educação, pois no dia a dia sentimos a dificuldade dos alunos em ler e escrever, e esse Novo Mais Educação está voltado pra reforçar as aulas de português e matemática, assim consequentemente podemos ter um aprendizado mais significativo e eficaz; Já estamos providenciando os espaços de funcionamento do programa, onde será executado com toda garra e trabalho necessário”, destacou a ex-primeira dama.

Publicidade

Também em conversa com o Cidades Na Net, a coordenadora geral do Programa em Alegrete, professora Alzira Ramos responsável pela capacitação e condução do programa falou da alegria na implantação de mais uma ação educacional. “É um programa que traz um acompanhamento pedagógico, onde iremos ter aulas especificas de português, aulas especificas de matemática, onde os mediadores da aprendizagem vão dar reforço para os alunos no contra turno. O programa traz também a importância da escola ser caraterizada como uma escola de tempo integral, com aulas voltadas ao esporte, cultura, lazer e reforço. O programa vai atender mais 700 alunos em 08 escolas municipais”, disse.

O facilitador da oficina de Esportes, pastor Joel, frisou o programa como ferramenta de desenvolvimento social. “Fico feliz de estar participando dessa equipe de professores. Considero muito importante a questão do esporte, pois traz benefícios à saúde, bem como traz também mais conhecimentos ao aluno a respeito do esporte. Isso nos ajuda a identificar o potencial que cada um tem para o esporte. Não somente jogar futebol, mas saber fazer da maneira correta os exercícios físicos, para que não venha causar nem um dano à saúde. Como pastor e professor, faço acompanhamento pessoal, de como os alunos reagem dentro do esporte, pois muitas vezes as ações de casa refletem no meio esportivo. E mostrar a eles que é possível viver uma vida diferente não somente dentro do Cristianismo, como também no esporte”, pontuou.

A secretária municipal de Educação Valdênia Silva, explica que devido ao novo formato do Programa, estabelecido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) a equipe da secretária teve que estudar cada detalhe do programa e participou de várias reuniões em Teresina.

“Esse ano de 2017 é um ano diferente para o Programa, pois o Governo Federal modificou totalmente os procedimentos para a sua execução; o sistema de monitoramento, mudança nos valores das verbas de custeio, novos objetivos, foram várias mudanças que geraram dúvidas em todos os municípios, mas estamos atentos a todos os aspectos, sempre estudando para realizarmos tudo de acordo com os princípios do Programa. Trabalhamos pela oferta de novas oportunidades educativas com qualidade e responsabilidade”, disse Valdênia.

Veja mais fotos da reunião:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS