Connect with us

DESTAQUES

Após muito trabalho, Prefeitura de Picos recebe, pela primeira vez, Selo Ambiental de ICMS Ecológico

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Picos, através da SEMAM, e em parceria com as secretarias de Serviços Públicos, Saúde, Educação e Obras, trouxe para a cidade, pela primeira vez, o Selo Ambiental ICMS Ecológico, que é uma premiação dada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Foram desenvolvidas diversas ações a fim de obter o Selo A, que corresponde a % do ICMS para os municípios. Contudo, o município foi certificado com o Selo C que, segundo a SEMAR, é quando o município atinge três dos critérios estabelecidos e corresponde a 1,35% do ICMS.

Matérias relacionadas:
SEMAM busca ICMS Ecológico para Picos
PICOS | Pe. Walmir Lima diz aguardar aprovação do município no ICMS Ecológico

A busca pelo Selo Ambiental começou ainda no ano de 2018, com ações desenvolvidas por Maria Santana, então secretária de Meio Ambiente. Atualmente, ela é diretora do Centro Integrado de Especialidades Médicas, inaugurado na última sexta-feira (26). Interinamente, assumiu o cargo o ex-secretário de Finanças da Semam, Francisco Armínio. Ele informou que o município já entrou com o pedido de revisão das ações desenvolvidas, pois, para ele, Picos merece o Certificado A.

“Hoje mesmo a nossa consultoria já entrou em contato com a SEMAR, levando nossos recursos. Até o dia 15 de agosto teremos o resultado dessa ação. Estamos confiantes de que Picos possa subir nessa certificação, especialmente se for para o A, pois temos consciência de que desenvolvemos ações que atendiam a todos os critérios estabelecidos. É importante ressaltar que foi a primeira vez que Picos conseguiu essa certificação. Isso só mostra que estamos no caminho certo ao desenvolvermos as políticas ambientais, que vão ajudar na sustentabilidade de nossa cidade e preservação do meio ambiente”, disse.

Publicidade

Armínio disse ainda que a tarefa de continuar com o belo trabalho desenvolvido pela ex-secretária não será fácil, contudo, ele está convicto de que fará tudo o que estiver ao seu alcance para continuar nessa linha de prosperidade que não é apenas da pasta, mas de toda a sociedade.

 

“A gente vai dar continuidade, com responsabilidade, e tentar, na medida do possível, fazer até melhor. Claro que vai ser muito difícil, pois a secretária Maria Santana foi a melhor secretária de Meio Ambiente que o município de Picos já teve. Então a gente sabe que é uma responsabilidade muito grande, mas com a ajuda dela, do prefeito Padre Walmir e de nossa equipe, a gente vai conseguir dar continuidade a esse trabalho que já vem sendo realizado pela SEMAM, não apenas em reforma de praças, mas também na política de desenvolvimento e sustentabilidade do meio ambiente”, comprometeu-se.

Serão injetados mais de dois milhões e meio de reais durante o ano de 2020 com a conquista do Certificado C. Para o prefeito, Padre Walmir Lima, isso facilitará no desenvolvimento de mais ações que visem práticas ambientais para o município.

“Economicamente, significa que vai ser injetado, de forma extra, mais de R$ 2.500.000,00 durante 2020, para que possam ser reforçadas as práticas ambientais e a conservação do meio ambiente. Isso vai ajudar a todos nós a trabalharmos as políticas públicas ambientais de nossa cidade. A Maria Santana, com muita responsabilidade, desde o dia que assumiu a pasta, trabalhou, não apenas em reformas de praças, mas reforçando a educação ambiental nas escolas, em parceria com as redes municipal, estadual e privada de ensino. E iremos dar continuidade a esse trabalho”, reafirmou ele.

A ex-secretária da Semam, Maria Santana, agradeceu a todos que se movimentaram para que o Selo Ambiental fosse conquistado.

Publicidade

“Quero agradecer a toda a equipe que faz a Semam e aos secretários das outras pastas que nos ajudaram. Agradecer ao prefeito Padre Walmir, que sempre nos deu suporte para que pudéssemos realizar todos esses projetos. Agradecer à Consultoria Ambiental que esteve conosco em todos os momentos. Então a gente só tem a agradecer por essa conquista. Uma conquista que não é minha e nem do Padre Walmir, mas de toda a população picoense. Isso só mostra a nossa responsabilidade com o meio ambiente”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS