Connect with us

DESTAQUES

Apresentações culturais e show com Caninana abre o São João do Galo em Jaicós; veja fotos

Publicado

em

Foi oficialmente aberto na noite desta sexta-feira, 14, o XXIV São João do Galo, tradicional evento cultural do município de Jaicós promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, com o objetivo de valorizar e fomentar a cultura popular nordestina e promover entretenimento à população.

Clique aqui e veja a cobertura fotográfica da 1ª noite!

Logo na primeira noite, o evento atraiu milhares de pessoas à Quadra Poliesportiva Geraldo Matos Silveira, que puderam assistir a diversas apresentações culturais com as crianças da Creche Tia Lourdinha, a Dança do Landê e a quadrilha junina do povoado Várzea Queimada.

Um dos destaques da noite foi a apresentação da quadrilha “Dançando com as batidas do coração”, formada por um grupo de moradores também da comunidade Várzea Queimada, que possuem deficiência auditiva. Ao concluírem as coreografias, o grupo foi calorosamente aplaudido pelo público.

Outro momento marcante foi a homenagem aos 70 anos da música “Asa Branca”, imortalizada na voz de Luiz Gonzaga, considerada o hino dos nordestinos. Três sanfoneiros do município de Jaicós tocaram a música do alto das janelas da imponente Igreja Matriz, um dos patrimônios históricos do Piauí. O vídeo clipe do Rei do Baião também foi projetado na Igreja.

Na primeira noite do São João foi realizado o concurso de quadrilhas juninas locais com a participação de três grupos. A campeã, conforme escolha dos jurados, foi a junina da Escola Municipal Francisco Crisanto. Em segundo lugar ficou a quadrilha “Encantos da Várzea e em terceiro a junina com alunos da Escola Municipal Joaquim Francisco de Paiva, da comunidade Lagoa do Sabino.

A última atração da noite foram os shows artísticos.  Duas atrações se apresentaram no palco cultural – o forrozeiro Caninana do Forró, e encerrando ao amanhecer, Chiquinho do Acordeon.

Publicidade

Durante o evento, o prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, e o vice-prefeito Francisco de Lima Rodrigues, o Branco, realizaram a entrega das chaves de um um caminhão compactador de lixo ao secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Osmmildo Oliveira. O veículo, no valor de 193 mil reais, foi adquirido através de um convênio entre a Prefeitura Municipal e a Codevasf, e chega para reforçar o trabalho de limpeza pública da centenária cidade.

O prefeito Neném de Edite comemorou o sucesso da primeira noite de festa. “Estou muito feliz com o resultado da festa. A população estava pedindo a volta do São João do Galo, e nós atendemos a esse pedido, por entender a importância desse evento, tanto do ponto de vista cultural e econômico, e também, por proporcionar lazer e entretenimento à nossa população. Jaicós já foi uma referência em São João, era o maior da região, mas essa tradição estava sendo esquecida, e nós viemos para resgatar, para elevar a autoestima da população. Temos recebido muitos elogios. As pessoas vem conversar comigo e parabenizar, agradecer. Fico feliz em estar atendendo aos anseios do povo, em proporcionar o bem estar das famílias”, disse.

O vice-prefeito Francisco Lima Rodrigues, o Branco, vereadores de Jaicós, secretários municipais e convidados como os prefeitos de Massapê, Chico Carvalho, de Belém do Piauí, Ademar Carvalho, e de Padre Marcos, José Valdinar, estiveram presentes no evento.

A programação segue hoje, sábado, 15, a partir das 17h, com apresentação da quadrilha e de dança com alunos da Escolinha Pequeno Polegar, e o concurso de quadrilhas regionais, onde irão competir sete grupos: Mistura Caipira (Paulistana), Chamengo Bom (Jaicós), Balanço Junino (Araripina), Caboclo Bom (Belém do Piauí), Arrastão dos Caipiras (Picos), Evolução Caipira (Valença) e Amor Junino (Petrolina).

Após o festival, haverá shows de forró com Alvino Luz, Edy Sacana, e Chiquinho do Acordeon.

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS