Connect with us

DESTAQUES

Área Pastoral de São Julião é criada e acolhe primeiro Vigário Paroquial, Pe. Francisco Ramires; fotos

Publicado

em

Na cidade de São Julião, a fé, a esperança e a devoção permanecem vivas há 145 anos. A Igreja, construída no ano de 1873, permeia a história, mesmo antes de sua emancipação política, onde a comunidade católica sonhava desde então com a chegada de um padre para residir no município.

O sonho se tornou realidade! Foi oficializada na noite deste sábado, dia 03 de agosto de 2019, a Área Pastoral de Nossa Senhora da Conceição, formada pelos municípios de São Julião e Vila Nova do Piauí.

Na ocasião, a comunidade também acolheu o primeiro Padre, o sacerdote Francisco Ramires que, a partir de agora vai residir em São Julião e atuará com Vigário Paroquial, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Fronteiras, que tem como pároco Gildo Coelho.

Padre Francisco Ramires presidirá as Santas Missas, ouvirá confissões, visitará doentes e enfermos, celebrará casamentos e batizados, visitará famílias, organizará grupos e pastorais, atendendo às comunidades, entre outros serviços pastorais.

_A acolhida, caminhada e missa no Adro da Igreja:

 

Ao chegar em São Julião, por volta das 18h, depois ter passado por Vila Nova do Piauí, Pe. Francisco Ramires,  acompanhado do bispo da diocese de Picos, Dom Plínio Luz e demais padres da Diocese presentes, foi acolhido pelas pastorais e comunidades, que juntamente com o Pe. Gildo e autoridades como o prefeito de São Julião – Dr. Jonas e o prefeito de Vila Nova – Edilson Brito e uma multidão de pessoas, o aguardavam na Praça Dois Corações (entrada da cidade) com cânticos, faixas e cartazes de boas-vindas.

Publicidade

Em seguida, houve uma caminhada até a Igreja Nossa Senhora da Conceição, onde o Bispo Diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, presidiu a Santa Missa no adro da Igreja.

O ato foi concelebrado por 20 padres, sendo eles: Gildo Coelho (Pároco de Fronteiras) Antônio Cristo (Pároco de Santa Cruz do Piauí), Expedito (Pároco de Monsenhor Hipólito), Sebastião Santos (Pároco do Bairro Junco Picos), Jonas de Moura (Pároco de Itainópolis),  Francisco Bezerra (Pároco da Paróquia de San Savino em Pianceza na Itália), Fernando Amando (Pároco de Padre Marcos), Francisco Berto (Vigário Paroquial de Curral Novo e Caridade), Wagner Carvalho (Pároco de Paulistana) Edivaldo dos Santos (Pároco de Patos), Marcos Roberto (Pároco de Francisco Santos), José Marcos (Vigário Paroquial de Santo Antônio de Lisboa), Paulo Henrique (Pároco de São João da Canabrava), Cláudio Santana (Vigário Paroquial de Dom Expedito Lopes), Chiquinho (Pároco da Catedral de Picos) Gregório Lustosa (Pároco de Pio IX), Manoel Moura (Vigário Paroquial de Alagoinha do Piauí), Feliciano dos Santos (Pároco de Ipiranga), Adalto (Pároco de Betânia do Piauí), José Mairton (Vigário Paroquial de São José do Piauí e Santana).

Logo no início da Eucaristia, Pe. Sebastião proferiu com a leitura da Provisão, documento que formaliza as obrigações e os direitos do presbítero à frente da comunidade paroquial, conforme determinado pelo bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva. A seguir, o Pe. Francisco Ramires fez o juramento de fidelidade e profissão de fé, assinando-os em seguida.

_Depoimentos:

Durante o seu discurso o Pe. Francisco Ramires agradeceu a Área Pastoral de Nossa Senhora da Conceição onde vivenciou parte do seu diaconato e que agora lhe acolhe como Vigário Paroquial, a sua família, a todas as comunidades da Paróquia, representadas na pessoa do Pe. Gildo Coelho e ao Bispo, Dom Plínio que lhe confiou esta caminhada.

Publicidade

“Estamos longe de saber os tesouros que Deus tem reservado para os que o amam. Assim, me sinto, nesta noite, contemplando o tesouro que Deus reservou para condividirmos. Tudo o que estamos vivendo já estava no coração de Deus. Bato suavemente à porta do coração de cada um de São Julião, este Jardim da Imaculada, desejo sentar-me a mesa da amizade com vocês e juntos partilharmos o pão do amor. Desejo, também, ser para vocês inteiramente padre, somente padre. Assim, um pai para as crianças, um amigo para os jovens, um companheiro para os casais e para as pessoas as idosas, ouvidos atentos para lhes escutar a sabedoria”.

Emocionado e cheio de alegria o discurso chamou atenção. “Sou um padre jovem, preciso das mãos de cada um de vocês. Diante do vasto horizonte que temos, me vem ao coração que só poderemos avançar de mãos dadas. Sr. Bispo, caros padres, querida família, caros amigos e, agora, meu povo de São Julião e Vila Nova, repito o pedido de um mês atrás, em minha Ordenação Presbiteral: Ajudem-me a ser o melhor padre que minha pequenez permitir. Nesta hora, em que chego a minha primeira missão no ministério presbiteral, no coração da Igreja, afirmo que venho de coração aberto. Que aconteça neste tempo a sonhada conversão pastoral a partir da conversão do coração. Que cada um experimente uma profunda renovação, pois em Cristo temos novas todas as coisas. Se o medo de minha inexperiente juventude se aproxima de meu coração, digo com São Maximiliano Maria Kolbe: “Não sabeis que eu sou da Imaculada?!”

Padre Ramires se direcionou ao povo de sua cidade natal – Santa Cruz do Piauí – e disse que o tempo da graça chegou em São Julião e Vila Nova. “Aos meus amigos de Santa Cruz, saibam que o Pe. Ramires será sempre filho, irmão, amigo de vocês. Muito obrigado, por terem gestado minha vocação para servir e servir com alegria. Pobres alegrem-se, doentes levantem-se, aflitos sintam a consolação, pois “na cidade, onde mora um padre, o povo vive mais feliz”, como entoa Pe. Antônio Maria. Não pelo padre, mas pelo que Deus realiza em sua vida. Que a palavra de Deus seja o nosso Norte e a Eucaristia o pão que nos alimenta para o bem. E que, a Imaculada nos proteja sempre. Mais um pedido, rezem sempre por mim, pois muito preciso”, finalizou o sacerdote.

O bispo Dom Plínio José da Silva, em entrevista fala sobre a chegada e as expectativas.“É um jovem que passou pela experiência teórica que vão passar pela experiência de pastoreio. É um colaborador novo que Deus nos concedeu e por certo oferecemos ao povo uma experiência que avança porque é uma área que pela primeira vez recebe um Vigário Paroquial. Aqui foi construída uma casa para essa finalidade. O padre Ramires chega para assumir dois municípios como São Julião e Vila Nova do Piauí’, ressalta.

Para o padre Gildo Coelho, a chegada de Ramires é um sonho realizado. “Nós podemos perceber a felicidade nos olhos de cada um nesta noite, o povo de São Julião a quem eu quero estender a minha gratidão. Percebi esse grande desejo.  O sonho do povo que se torna realidade. Agradeço a povo de São Julião e de Vila Nova porque desde o momento que anunciamos a possibilidade deste momento, todos abraçaram com muita fé e entusiasmo. Agradeço a cada um que se doou e ajudou que isso acontecesse”, menciona o padre Gildo.

O prefeito Jonas Alencar saudou bispo diocesano Dom Plínio e todos que assistiam a solenidade.

“Quero saudar o padre Gregório, o padre Adalto que tanto nos alegrou em São e estava aqui ajudando a conduzir o rebanho aqui. Agradeço ao padre Wagner e ao padre Gildo. Nossa gratidão a você pelos serviços prestados na comunidade. Hoje é um dia que se concretiza um anseio da comunidade católica do São Julião. Desde a criação da igreja matriz ansiávamos em ter um pároco e um evangelizador.  O rebanho do São Julião é agraciado com a presença do padre Francisco Ramires. Seja bem-vindo e que nessa caminhada tenha prosperidade”, discursou o prefeito de São Julião do Piauí.

Na ocasião de acolhida, o prefeito da cidade de Vila Nova do Piauí marcou presença para agraciar a solenidade de acolhida do padre Ramires. “Receber o padre Ramires é muito emocionante e alegre porque recebe um padre que fique à disposição do nosso padroeiro Santo Antônio, da nossa igreja, do nosso povo. Isso que passamos é um sentimento de gratidão e amor. Todos os Vila-novenses recebem o padre de braços abertos”, disse o prefeito Edilson Brito.

Chaguinha Bezerra que é moradora da cidade de São Julião revelou que o momento é de muita emoção. “Esse é um momento de muita emoção. Fico muito feliz. É uma festa linda e maravilhosa. Só temos que agradecer a Deus por isso. Esperávamos por essa ocasião há muito tempo. É com grande felicidade que São Julião passa a ser Área Pastoral. Desejo boas-vindas para todos que estão aqui e para o padre Ramires”, revelou.

Francisca que integra o apostolado da Oração de São Julião agradeceu criação da Área Pastoral. “Estou muito feliz e quero agradecer a Deus por São Julião passar a ter um padre aqui. A chegada do padre Ramires fortalece a nossa religião”, ressalta.

Publicidade

Eusébia da comunidade de Vila Nova do Piauí fala sobre a vinda do padre Ramires. É um sentimento de gratidão a Deus por estarmos aqui acolhendo o padre Francisco Ramires na nossa comunidade. Seja bem-vindo padre Ramires e que Deus nos abençoe”, louvou Eusébia.

Rosa Ana da Silva com 74 anos, relata que a chegada do sacerdote gerou contentamento. “O município de São Julião está com a população completa. Hoje estou muito contente com a multidão aqui juntamente com o bispo. Agradeço muito a Deus. Amém!”, concluiu.

_Histórico religioso da comunidade:

Em São Julião, atualmente há 8 comunidades rurais e 1 comunidade urbana (sede). Com a chegada do Vigário Paroquial, se tornou Área Pastoral oficializada e passa a atender, além destas 9 comunidades de São Julião, também ao município de Vila Nova do Piauí e suas comunidades rurais.

Em nome da comunidade Mundoca usou a palavra e resgatou a história do município. Em seu relato, descreve que a cidade teve início do ano de 1865 com a chegada pernambucanos e cearenses que construíram casas cultivaram plantações povoando a região e futuramente passou a ser denominado como São Julião. No ano de 1973 foi construída a capela Imaculada Conceição homenageando a Vírgem Maria e dona Conceição esposa do senhor Julião.

Publicidade

Após alguns anos a mesma passou por reformas. As terras de São Julião pertenceram a Jaicós até o ano de 1934 e posteriormente a Fronteiras. No dia 18 de dezembro de 1960 foi emancipada politicamente.

“O mês de dezembro é marcado pelas festividades alusivas, sendo no dia 08 de dezembro comemorada a festa da padroeira Imaculada Conceição. No dia 18 de dezembro comemora-se a festa do município. Com sete mil habitantes a população sobrevive da pecuária e agricultura de subsistência, de atividades comerciais diversas e do setor de serviço público […] floresce com suas belezas naturais e hospitalidade”, ressalta.

Como área pastoral, São Julião pertenceu a Paróquia Nossa Senhora das Mercês me Jaicós, bem como a Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio em Pio IX e recentemente pertencia à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Fronteiras. Os padres David Leal, João Moraes (in memoriam), padre Herneto, padre Luís Carrar, padre José Lílica, padre Toinho, padre Adauto, padre Antônio Mendes, padre Gregório e padre Gildo Colho como pároco.

“Estamos profundamente agradecidos por ter nos ajudado a transformar sonho em realidade. Acolher um padre para residir em nossa cidade. Agradecemos por nos acompanhar”, agradece ressaltando a permanente presença com orientações.

_Sobre o Padre Francisco Ramires:

Publicidade

Nasceu em 29 de novembro de 1993, em Santa Cruz do Piauí, Paróquia Senhora Sant’Ana, filho de Maria das Dores da Silva e José Inácio de Moura. Foi batizado em 25 de novembro de 1995 e educado por sua avó materna, Inácia Maria do Espírito Santo, que além dos estudos incentivou-o na fé. Possui quatro irmãos: Yure Rangel, Camila, Jacqueline e Laila.

Fez a primeira Eucaristia em julho de 2002, e foi confirmado em janeiro de 2009, tendo como padrinho José Ildemar. Ingressou no Seminário Menor Diocesano São José, em Picos, em fevereiro de 2009, cursando o Ensino Médio no Instituto Monsenhor Hipólito, Colégio das Irmãs Cordimarianas.

Em 2012, ingressou no Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Teresina, recebendo a formação inicial presbiteral, cursando Filosofia e Teologia no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI). Em 03 de junho de 2016, foi admitido candidato às Ordens Sacras e em 13 de fevereiro de 2017, instituído no Ministério de Leitor e, no dia 12 de janeiro de 2018, no Ministério de Acólito, renovando suas disposições vocacionais e cultivando o amor as Sagradas Escrituras e a Eucaristia.

Pela graça de Deus, em 27 de dezembro de 2018, Festa do Discípulo do Amor, São João Apóstolo, ordenado Diácono. Exercendo o seu Ministério Diaconal aqui na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. No dia 03 de julho de 2019, na Festa de São Tomé Apóstolo, pela Imposição das Mãos de nosso Bispo Diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, foi ordenado presbítero e assim designado pastorear aqui na então Área Pastoral Imaculada Conceição que compreende os municípios de São Julião e Vila Nova do Piauí como Vigário Paroquial.

_Chegada à cidade:

Publicidade

O bispo e os 20 padres que estiveram presentes na criação da Área Pastoral em São Julião, foram acolhidos antes da Missa, na Secretaria Municipal de Educação pelo prefeito Dr. Jonas e a secretária Claudete Alencar. Um dos padres, o Padre Francisco Bezerra, Pároco da Paróquia de San Savino em Pianceza na Itália, visitou a ex – primeira dama Catarina Bezerra em sua residência.

Após a missa aconteceu um jantar na Escola Aprígio Pereira Bezerra, onde o cantor Marquinhos Pernambucano animou o público.

_Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS