Connect with us

DESTAQUES

Arraiá Literário encerra ciclo do PNAIC em Simões; veja fotos

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Simões, através da Secretaria de Educação, realizou nesta terça-feira, 03, o V Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento, realizado em clima de Copa do Mundo e São João, intitulado de “Arraía Literário do PNAIC”, aconteceu no Centro de Treinamento Cristão de Simões (CETRECS) e reuniu gestores, coordenadores educadores, pais e alunos.

O Seminário foi a culminância dos trabalhos desenvolvidos pelos orientadores de estudo e professores alfabetizadores das séries iniciais, que apresentaram as práticas pedagógicas exitosas vivenciadas em sala de aula.

Na abertura, a secretária de Educação, Íris Elaine de Carvalho Dantas, destacou o comprometimento e responsabilidade com a alfabetização. “Como já vem acontecendo ao aderir ao PNAIC, a Secretaria de Educação confirma o seu comprometimento e responsabilidade com a alfabetização de todas as crianças na idade certa. Apoiamos as formações continuadas e  colaboramos com o monitoramento  das ações do programa”, explicou a gestora.

Ela ainda estendeu seus agradecimentos a todos os envolvidos do programa. “Parabenizo e agradeço a coordenadora Elaine Cristina, aos formadores e professores pelo empenho e dedicação que cada um vem dando ao Pacto, procurando dar o melhor de si  e desenvolvendo um trabalho de excelência para nossas crianças, também agradeço ao prefeito Zé Ulisses, que muito tem contribuído para nossa educação, e a todos os envolvidos nesse seminário, em especial a equipe da Secretaria de Educação”, finalizou.

O Chefe de Gabinete, Magno Dantas, representando o prefeito José Wilson, o Zé Ulisses, cumprimentou a todos, justificou a ausência do gestor e parabenizou os profissionais de educação. “É uma bela missão a de educar, principalmente, na educação infantil, que é de extrema importância, pois é o primeiro contato que eles tem com escola e a educação em si, e isso marca realmente a vida dessas crianças, vocês professores são realmente a referência  que eles vão levar para vida”, disse.

Publicidade

A coordenadora do PANIC, Elayne Cristina de Lima, disse  que alfabetizar as crianças na idade certa é um desafio, mas acredita que o município muito tem melhorado a alfabetização desde a adesão ao Pacto. “É um desafio, mas acredito que nosso município está no caminho certo, educação não acontece da noite para o dia, é processo, e acredito que estamos começando as colher os frutos, e que conseguiremos nosso maior objetivo, que é alfabetizar nossas crianças na idade certa”, disse.

Como forma de mostrar que a escola é um espaço de conquista, inspiração, inovação e principalmente um espaço de aprender uns com os outros, foram realizadas as socializações através das trocas de experiências mostrando as sequências didáticas elaboradas e desenvolvidas por cada instituição de ensino.

Foram realizadas apresentações, como a releitura menina do laço de fita,  cordel sobre o São João, leitura do gato xadrez, paródia, apresentação de comidas típicas, fábula a zebra, a ema e o esquilo, o  futebol no sertão, além da apresentação da quadrilha “Copa e São João em uma só emoção” e da quadrilha improvisada.

As apresentações foram conduzidas pelas escolas municipais Padre José Medeiros, 7 de Setembro, Eustáquio Carvalho, São Benedito, Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, São Luis, Erico Veríssimo, Escola Modelo e multisseriada e a Creche professora Raimunda Felix.

Participaram também do evento, a secretária adjunta, Maria das Graças, coordenadora da cultura, Terezinha de Jesus Carvalho, supervisor de Ensino, Adalberto Antônio de Carvalho, professora alfabetizadora, Marineide Tavares e as formadoras de estudo, Darticleia Alencar, Norma Luciene, Silvany Maria e Eneide Oliveira.

 

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS