Connect with us

DESTAQUES

Assistência Social de Francisco Macedo promove mesa redonda sobre a campanha ´Agosto Lilas`

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Francisco Macedo por meio do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS realizou na manhã desta terça-feira (20), na Câmara de Vereadores uma mesa redonda sobre a campanha nacional ´Agosto Lilás`. Com tema: “Agosto Lilás: um mês, uma cor, uma luta ao Combate à Violência Contra a Mulher”, a iniciativa contou com o apoio da Prefeitura Municipal através da gestão “Trabalho e União” do prefeito Nonato Alencar, alusiva aos 13 anos da criação da Lei Maria da Penha.

Agosto Lilás é uma campanha nacional que tem como finalidade alertar e conscientizar a população sobre os tipos de violência contra a mulher. Instituída através da Lei 12.027 de 17 de dezembro de 2014 a legislação prevê também a discussão de políticas públicas para a criação de organismos de proteção e acompanhamento das mulheres vítimas de violência.

A mesa redonda conduzida pela assistente social do CRAS, Sara Leal, teve a participação das profissionais do município: a advogada, Dra. Ana Christian Moura; a enfermeira, Letícia Valgueiro; a nutricionista, Aurileia Paiva; a psicóloga, Leyse Barroso; a farmacêutica, Ludmila Alencar e a coordenadora da UBAS Milena Alencar. Ocasião em que foram discutidos vários assuntos relacionados à violência contra a mulher, bem como a Lei Maria da Penha, especificados tipos de violência e também sobre empoderamento feminino.

A secretária municipal Assistência Social, Ivonete Alencar, fala sobre a importância de promover o evento alusivo à campanha.

“É um tema que tem que ser levado em conta. Essa tecla temos que bater sempre porque no nosso dia a dia vemos muito casos de violência contra a mulher. Quando digo violência não significa que é só bater não, pois vai muito mais além disso. Existe muitos casos em que o homem violenta sua companheira ou ex-companheira através da violência psicológica com ameaças, perseguições, xingamentos, opressão, querer implantar no psicológico que está ficando louca, expor a vida íntima, forçar o aborto, segurar com força apertando os braços. Enfim, exite uma série de atos que se caracterizam como violência. Então combater qualquer tipo de agressão seja ela físcia ou psicológica é uma medida muito importante porque através desse tipo de atitude pode-se evitar que a situação se agrave e venha ocasionar até mesmo crime contra a vida”, ressalta.

Publicidade

A assistente social e coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Carla Lariza, enfatiza que a mobilização da Secretaria de Assistência Social em promover a mesa redonda é despertar a atenção das mulheres para com o tema no intuito de prevenir e combater a violência.

“Nossa intenção é chamar a atenção das mulheres de Francisco Macedo no sentido de não aceitar nenhum tipo de violência. Em alusão a esse mês que é o Agosto Lilás a mesa redonda vem reforçar essa luta e combate à violência contra a mulher. Portanto, decidimos propor esse esclarecimento dando visibilidade acerca do problema conscientizando que não se deve aceitar nem se calar sobre qualquer tipo de violência seja ela verbal ou física”, pontuou.

A assistente social orienta em caso de qualquer tipo de agressão ou ameaça, denunciar à polícia ou procurar a Semas.

“Em caso da mulher sofrer violência pode ligar para a Polícia Militar ou procurar a Secretaria de Assistência Social do município através do Cras e psicóloga que daremos o apoio necessário para que ela possa enfrentar sem nenhum medo”, orientou a assistente social Carla Lariza.

Antônia Campina conhecida como Toinha Campina que participou da ocasião deu seu ponto de vista sobre o tema discutido.

Publicidade

“É através dessas palestras que temos mais conhecimentos de muitas coisas que a gente não tinha visão. De certo, participar desse tipo de evento faz com que tenhamos mais conhecimentos e assim facilite conquistar nossos direitos”, destaca.

Para a advogada, Ana Christian, o tema do evento é relevante, uma vez que serve para orientar e alertar participantes no que diz respeito aos tipos de violências contra a mulher.

“Muito importante participar desse evento que fala sobre violência contra a mulher. Debatemos aqui sobre direitos da mulher onde comentei a importância da Lei Maria da Penha. São treze anos de existência de uma lei que vem sendo atualizada pensando em nós mulheres e no nosso bem-estar para combater as espécies de violências que não são apenas físicas. Os tipos de violência podem ser: psicológica, patrimoniais e morais que afetam nosso dia e acabam destruindo sonhos e planos. Em muitos casos, a mulher, por conta do machismo e preconceito acaba se diminuindo. A violência contra mulher acontece não só em casa, pode ser também no trabalho, na rua ou em qualquer lugar. A Lei Maria da Penha é um documento exemplar e todos nós precisamos ter porque nós mulheres, temos nossos direitos resguardados contra esses agressores que continuam querendo denigrir nossa imagem. Hoje alcançamos um espaço muito importante na sociedade e merecemos respeito”, relatou a advogada.

LEI MARIA DA PENHA

A Lei Maria da Penha – Lei nº 11340/06 foi instituída no dia 07 de agosto de 2006 defendo prerrogativas de acordo com o Art. 1º visando coibir e prevenir violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8º do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher, da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e de outros tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Publicidade

 -Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS