Connect with us

Belém do Piauí

Associação Municipalista realiza encontro com prefeitos em Jaicós e discute captação de recursos

Publicado

em

A Associação de Municípios do Vale do Itaim promoveu, na tarde desta sexta-feira, 29, a terceira reunião com prefeitos e assessores dos municípios que integram o Território. O evento aconteceu na cidade de Jaicós, no auditório da Assistência Social, coordenado pelo presidente da entidade, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, prefeito de Caridade do Piauí.

Na pauta, a criação da sala de convênios nos municípios, o CAUC, as prestações de contas de convênios e contratos, estratégias de captação de recursos federais para obras e ações, recuperações tributárias e os consórcios e parcerias intermunicipais. Os temas foram explanados por uma equipe técnica do INDES – Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social, de Fortaleza-CE.

“Hoje nós trouxemos uma equipe de técnicos, que inclusive, tem convênio com a APPM, para iniciarmos um ciclo para discutir a questão dos consórcios, inclusive, de saúde. Esse é um momento oportuno para discutir sobre isso, tendo em vista que os municípios estão passando por dificuldades financeiras, mas que também recebemos o custeio da Saúde”, disse o prefeito Toninho.

Uma das palestras foi ministrada pela diretora do Instituto, Nelba Fortaleza, que explanou sobre a importância do acompanhamento técnico especializado. Ela ressaltou a importância da criação de salas de convênio nas Prefeituras, um setor destinado ao trabalho de captação e gestão de verbas do governo federal.

“É importante que a Prefeitura tenha um departamento específico para tratar desses assuntos, a captação de recursos federais, e o seu acompanhamento, desde a elaboração do projeto, execução, acompanhamento e prestação de contas de contratos e convênios”, disse a diretora do INDES.

Publicidade

A Associação de Municípios do Vale do Itaim tem buscado auxiliar e orientar os gestores municipais para a implantação de uma gestão eficiente e de resultados. Esse é o terceiro encontro de gestores municipais organizado pela AMVI. O primeiro aconteceu no mês de junho, na cidade de Caridade do Piauí, cuja pauta foi a paralização das obras do FNDE, a regularização das pendências, liberação de recursos, retomada e conclusão das obras.

O segundo encontro acontece no mês de agosto, em Picos, com o objetivo de promover a união e o fortalecimento do Movimento Municipalista como estratégia de enfrentamento à crise política e econômica e de busca por melhorias para os municípios. O evento teve como tema “Pauta Municipalista: União e Fortalecimento”.

Em entrevista ao portal Cidades na Net, o presidente da AMVI voltou a salientar a importância dos municípios se unirem e estarem bem assessoradas. “Nossa Associação tem esse objetivo, fortalecer o municipalismo. Os colegas prefeitos abraçaram a nossa ideia, estão participando dos nossos encontros para discutirmos juntos. Desde a nossa primeira reunião já registramos conquistas como a regularização de pendências, liberação de recursos e a alocação de novas obras”, disse.

O prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, parabenizou a Associação pela iniciativa de buscar estratégias para os municípios enfrentar a crise. “Nós prefeitos estamos passando por momentos de dificuldade para manter os compromissos em dia, diante das quedas de recursos do FPM. Apoio a ideia de estarmos unidos na força na elaboração de projetos e pleitearmos recursos para nossa região. Juntos nós teremos maior representatividade junto aos Governos”, disse.

Vice-presidente da AMVI e prefeito de Vila Nova do Piauí, Edilson Brito afirmou que a Associação tem dado sua contribuição com as gestões dos municípios. “A cada dia que passa nós estamos nos organizando mais para que, através da AMVI, possamos atrair mais recursos para os nossos municípios. Estamos chegando ao nosso objetivo, que é dar apoio aos prefeitos dos municípios associados a solucionarem os desafios da gestão municipal. […] Esses encontros são importantes, principalmente, para nós prefeitos que estamos no primeiro mandato. São oportunidades de troca de experiência entre os prefeitos”, disse.

Publicidade

Estiveram presentes, também, os prefeitos João Vianney (de Caldeirão Grande do Piauí), João Batista (de Campo Grande do Piauí, Chico Pitu (Marcolândia), Chico Carvalho (de Massapê), Gederânio Rodrigues (de Jacobina), Raimundo Júlio (de Queimada Nova), Reginaldo Oliveira (de Acauã), dentre outros.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS