Connect with us

DESTAQUES

Avaliação coloca cursos de Medicina do Piauí entre os piores

Publicado

em

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta segunda-feira (29/05) o Relatório Síntese dos Resultados da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) 2016 e nele as notícias não são muito boas para o Piauí. O estado possui o segundo pior percentual de alunos com nível de proficiência avançado.

O documento sistematiza o resultado da primeira edição da avaliação, aplicada aos estudantes do 2º ano dos cursos de Medicina brasileiros. O relatório contribui principalmente, com a autoavaliação dos cursos por parte das Instituições de Ensino Superior (IES) e no Piauí 337 estudantes de Medicina participaram das avaliações.

O que pode ter feito o Piauí ter atingido esse resultado são as diferenças na organização das matrizes curriculares dos cursos, em particular nos períodos letivos em que são ministrados alguns conteúdos, o que teria influenciado o desempenho dos estudantes de diferentes instituições. Prova disso é que apenas 50,6% dos participantes relata ter estudado e aprendido muitos dos conteúdos solicitados.

Além disso, 41,3% dos respondentes apontaram desconhecimento do conteúdo como a maior dificuldade encontrada na prova. No estado participaram cinco instituições, entre elas a Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí, Facid DeVry e Uninovafapi.

NÍVEL DE PROFICIÊNCIA AVANÇADO: Piauí em 24º
O Piauí concentra um dos menores percentuais de alunos de medicina com nível de proficiência avançado, enquanto o estado vizinho, Ceará, tem o maior do país, confira.

Publicidade

a1.png

*Amapá não está nessa avaliação

NÍVEL DE PROFICIÊNCIA BÁSICO: Piauí em 18º

A2.png

NÍVEL DE PROFICIÊNCIA ADEQUADO: Piauí em 5º

A3.png

SOBRE A AVALIAÇÃO
A Anasem será realizada anualmente, sendo a participação de um mesmo estudante prevista a cada dois anos (2º, 4º e 6º anos). Na primeira edição, em 2016, só os estudantes do 2º ano dos cursos de medicina participaram. Em 2018, a Anasem começa a ser aplicada também para os alunos do 4º ano. Em 2020, se juntam aos avaliados os alunos do 6º ano. A participação é obrigatória, pois a regularidade na avaliação é atestada no Histórico Escolar. A prova da Anasem é composta de 60 questões objetivas e três discursivas, elaboradas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), como outras avaliações do Inep.

VEJA AQUI A AVALIAÇÃO COMPLETA

Publicidade

180Graus

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS