Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Apresentações culturais e homenagem aos pioneiros marcam abertura do Arraiá do Caboclo Nordestino

Publicado

em

A comunidade Caboclo, em Belém do Piauí, é palco, por mais um ano, de um dos maiores eventos culturais do interior do Estado, o “Arraiá do Caboclo Nordestino”, que este ano chega à sua 7ª edição. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal com o objetivo de valorizar e manter viva as tradições da culturais nordestinas, além de proporcionar lazer e entretenimento à população e movimentar a economia local. Anualmente, milhares de pessoas passam pelo povoado para prestigiar o Arraiá.

Abertura foi na noite deste sábado, 14, quando a Secretaria de Educação, com o envolvimento das escolas municipais, realizou diversas apresentações culturais com a participação de alunos de várias idades, do ensino infantil até a escola de jovens e adultos. Mantendo a tradição das festas julinas, duas quadrilhas juninas das escolas José Severo da Silva, da comunidade Russim, e da Escola Monte Sinai, da sede, se apresentaram na quadra de eventos da comunidade.

A Escola Municipal Raimundo José Gomes, do povoado Caboclo, fez um breve resgate da história do povoado, homenageando a 13 pioneiros, alguns já falecidos, como o índio Manoel Caboclo, que deu origem ao nome da comunidade. Dentre os nomes lembrados, em vida, Francisco Felipe de Sousa, agricultor que exerceu a função de professor por 35 anos, político, exercendo o cargo de vereador pelo município de Padre Marcos, onde também foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Chico Felipe, como é conhecido, participou do movimento pela emancipação política de Belém, município onde também foi presidente do Sindicato Rural.

Outra importante personalidade homenageada foi a aposentada Maria Ana de Sousa, matriarca de uma grande família. Ela foi casada com Felipe Félix de Sousa e mãe de oito filhos. Dona Concebida, como é conhecida, mulher muito religiosa, se destacou em toda a região no trabalho de costureira, através do qual ajudou o esposo agricultor a dar o sustento à família. Com um século de vida, continua fazendo história na comunidade, onde é um dos principais referenciais.

A exemplo dos anos anteriores, além das apresentações, o que também chamou a atenção dos visitantes foi a decoração do povoado. Para o evento, a comunidade foi transformada numa cidade junina. O colorido das bandeirolas está em todo o entorno da festa. O cenário construído para o evento remete ao interior.

Publicidade

Logo no primeiro dia, o evento registrou um público considerável, que ocupou as barracas e as arquibancadas da quadra de eventos. Dentre os presentes, autoridades e personalidades do município, com o prefeito Ademar Carvalho e a primeira dama Francisca Gomes, o vice-prefeito Francisco Reis (Tico) e a esposa Cristiana Carvalho, os vereadores Bernardino Carvalho, presidente da Câmara, Francisco Felipe (Cicisso), Luís de Sousa, e Ildmar Ribeiro, os secretários municipais Cláudia Ribeiro (Educação), Anaías Carvalho (Assistência Social), Sherlyn Oliveira (Administração), Manoel Neto (da Controladoria) e Ronnie Vieira (de Obras), os advogados Francisco Antônio, José Benedito e Bruna Raflézia, o líder político Epifânio Olegário, dentre outros.

_Veja imagens do 1º dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS