Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Campanha oferece exames de prevenção gratuitos para cerca de 300 homens

Publicado

em

Uma grande mobilização em prol da saúde da mulher e do homem está sendo realizada no município de Belém do Piauí. As ações fazem parte da campanha “Belém Azul & Rosa’, realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, com o tema ‘Todos juntos apoiamos essa causa”.

Na primeira etapa, realizada no dia 21 de novembro, voltada para o público feminino, foram realizados 214 atendimentos, desde palestras orientadoras, até a realização de exames de mamografia com foco na prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Nesta terça-feira, 28, foi a vez do público masculino ser beneficiado pela Campanha. Pela manhã, no auditório da Escola Municipal Monte Sinai, cerca de 300 participaram de uma palestra ministrada pelo médico Dr. Ryan de Andrade Ramos Lacerda, que repassou informações básicas que todos os homens precisam saber a respeito do câncer de próstata.

O médico buscou conscientizar o público sobre a importância da realização dos exames de diagnóstico e listou os principais sintomas da doença, como também, orientou sobre os principais cuidados para evitar a doença, dentre outros, ter hábitos alimentares mais saudáveis e praticar atividades físicas.

Após as palestras, os homens residentes na zona rural foram encaminhados à Unidade Básica de Saúde, onde receberam o resultado do exame de PSA e realizaram o exame de ultrassonografia, procedimentos importantes para o diagnóstico de câncer de próstata. Os resultados dos dois exames foram avaliados pelos médicos Dr. Raimundo Neiva e Dra. Daniela Pires. Na triagem, os casos em que forem constatadas anormalidades serão acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Publicidade

Iniciado ontem, o atendimento ao público masculino segue nesta quarta-feira, 29, quando estão sendo atendidos os homens residentes na cidade de Belém do Piauí. Para atender a grande demanda, uma equipe com vários profissionais da Saúde foi mobilizada para atuar na Campanha.

Ademar frisou que o objetivo do município ao ofertar os exames de prevenção no próprio município é facilitar o acesso do público masculino aos serviços de saúde.  “A gente sabe que o homem não costuma ir a hospital, não gosta de fazer exames de rotina. Mas, como o assunto é sério e precisa de cuidado, a gente resolveu trazer os serviços para nossa cidade, sem ter que levar esses homens para outras cidades como Picos, o que seria mais difícil e dependioso. E a gente vê que foi uma iniciativa acertada. Temos cerca de 300 homens aqui cuidando da saúde”, disse.

O secretário de Saúde, Jusceildo Boeiro, faz uma avaliação positiva da Campanha. “No total, a Campanha Azul e Rosa realizou mais de 500 atendimentos, entre mulheres e homens. Esse é um número significativo, que confirma o sucesso da nossa Campanha”, disse. Ele reforçou que a oferta dos exames preventivos no próprio município possibilitou que mais pessoas fossem atendidas e um resultado mais efetivo. “É diferente o homem ou a mulher sair de sua casa para ir até a Unidade Básica de Saúde no próprio município e ter acesso aos exames de PSA e ultrassom, seguido do atendimento médico, tudo de forma gratuita, do que se deslocar até Picos e ainda ter que pagar pelo exame”, pontuou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS