Connect with us

Bocaina

BOCAINA | Missa e procissão marcam encerramento do 264º Festejo de Nossa Senhora da Conceição; veja fotos

Publicado

em

Após celebrações das nove noites de novena em honra a Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Bocaina. Milhares de devotos da Santa Imaculada lotaram o adro da Igreja Matriz, na manhã deste sábado, 08, para prestigiar e louvar o último dia do 264º festejo. Por volta das 7h, teve início a missa campal presidida pelo bispo, Dom Plínio José e, concelebrada pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, padre Francisco Feitosa.

Com o tema “Em Jesus, com Maria, dizemos sim a vida” , a multidão de fiéis acompanhou atenciosamente as profecias do bispo e presidente da celebração. No tocante, vários ensinamentos contidos na bíblia sagrada foram repassados pelo sacerdote, direcionados a todos que estavam presentes assistindo a missa de encerramento da ducentésima sexagésima quarta edição do tradicional festejo.

“Não podemos perder a missa, o terço e a novena. É através da novena, da missa e do terço que vamos sempre estar em sintonia com Deus porque a oração é uma forma de olharmos para Jesus pelo coração e nos comunicarmos com ele. Devemos também ajudar as pessoas, partilharmos o pão de cada dia com aqueles que tem fome. Todos nós precisamos melhorar nossas ações” recomendou Dom Plínio.

Na ocasião, os fiéis se mostraram possuidores de bastante fé. Muitos permaneceram ajoelhados durante as duas horas de celebração.  Entre os  momentos marcantes durante a missa, teve destaque a chegada do terço de balões, construído pela Equipe de Liturgia da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

De acordo com a voluntária e membro da equipe, Maria Helenita, todos os anos são realizadas dinâmicas de ornamentação para os festejos. Nesta edição, após várias reuniões, a equipe litúrgica decidiu construir utilizando cerca de 59 balões simbolizando o terço sagrado.

“Todos os anos fazemos ornamentos para os festejos. Teve edições que fizemos um manto do tamanho da igreja. Neste ano após reuniões ocorridas desde o mês de agosto, decidimos fazer o terço de balões. Foi através da internet que vimos e, com isso, tivemos a decisão de elaboramos com o uso de balões. É uma atividade delicada que não pode demorar muito porque utiliza-se gás hélio para poder flutuar” explicou Maria.

A devota falou do sentimento de gratidão pelos trabalhos realizados em prol da Santa Imaculada Conceição. “É muito trabalho que temos para desenvolver na nossa Paróquia, mas vale muito, é muito valioso. Eu me sinto gratificada e muito satisfeita” declarou Helenita.

Publicidade

Devota de Nossa Senhora da Conceição e também membro da equipe de liturgia, Isalina Brito, ressaltou sobre o significado do tradicional festejo religioso de Bocaina.

“É uma representação muito grande. Sabemos que os festejos reúnem pessoas de várias cidades da região e também de outros estados. Tem pessoas que moram em São Paulo e nesse período vem assistir os festejos para louvar a Imaculada mãe de Jesus. Pra mim é muito gratificante. Sou devota de Nossa Senhora da Conceição, faço parte da equipe de Liturgia e do Conselho Pastoral. Eu me sinto muito feliz” afirmou Isalina.

O pároco, Francisco Feitosa, líder sacerdotal da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, ministrou novenas e missas durante toda a programação, desde o início no dia 29 de novembro. O padre afirmou que foi uma experiência ímpar, onde teve o privilégio de presenciar e participar de um dos mais tradicionais eventos religiosos da macrorregião.

Padre Feitosa declarou em entrevista a reportagem do Cidadesnanet.com, que muitos fiéis participaram ativamente das atividades e pôde perceber de forma positiva a fé e devoção do povo, tanto da cidade de Bocaina quanto de outras regiões. O sacerdote destacou que a tradição faz com que pessoas peregrinem a pé, vindo da cidade de Picos, São João da Canabrava, Sussuapara e de outros municípios. Devido ao engajamento, peregrinação e participação dos fidedignos, Feitosa avaliou a realização do 264º de forma bastante positiva.

“Eu avalio positivamente a realização dos festejos. Pela primeira vez estou assumindo essa paróquia e pude perceber desde o primeiro dia que as pessoas compareceram ativamente durantes os dias de festejo. A fé e devoção do povo é imensa. Têm pessoas que vêm a pé de Picos, São João da Canabrava, Sussuapara e de várias outras regiões. Então é uma prova que a fé em Cristo a devoção têm aumentado muito e se mantém viva no coração de cada um” avaliou padre Feitosa.

Publicidade

A Procissão:

À tarde, com início às 16h, foi realizada a procissão com a veneranda imagem da Imaculada Conceição, acompanhada por centenas de pessoas onde percorreram as principais ruas da cidade. Após a caminhada, ocorreu o arreamento da bandeira e bênção do Santíssimo Sacramento.

Durante as celebrações nas noite de novena e missa, houve a participação dos corais de canto, Livres Para Orar, da cidade de Pio IX e, o Grupo de Canto da Imaculada, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Bocaina.

Matéria Relacionada:- BOCAINA | Fiéis celebram 4ª noite de novena e missa do 264º Festejo de Nossa Senhora da Conceição; veja fotos

BOCAINA | Peregrinação de fiéis marca abertura do 264º Festejo de Nossa Senhora da Conceição; veja fotos

_Veja mais fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS