Connect with us

Alegrete do Piauí

Câmara de Marcolândia realiza sessão comemorativa e entrega Títulos de Cidadania à 19 personalidades; fotos

Publicado

em

O Plenário Homero Castelo Branco da Câmara de Vereadores de Marcolândia homenageou diversas autoridades que na ocasião receberam o Título de Cidadania Marcolandense. A sessão solene em comemoração à fundação de Marcolândia, Capital dos Ventos, como é conhecida aconteceu neste sábado (17) e na oportunidade homenageou os ex-prefeitos: Dr. Corinto Machado Matos, Amaro Amadeu de Carvalho e Lafayete Pereira de Castro.

Presidida pelo vereador Chico Joaquim, a solenidade reuniu autoridades civis, militares e políticas de vários municípios do Território do Vale do Itaim e vereadores locais que entregaram as honrarias nas mãos dos deputados estadual: Francisco Limma (PT), Flávio Nogueira Júnior (PDT); Janainna Marques (PTB); da vice-governadora do estado Piauí, Regina Sousa (PT);  do advogado João Deusdete de Carvalho; do comandante do Grupamento de Polícia Militar de Fronteiras, capitão Gilson entre outras personalidades.

O deputado estadual Francisco Limma (PT), agraciado com o título de cidadania marcolandense revelou  tamanha satisfação sobre o reconhecimento e firmou ainda mais compromisso com o município.

“É uma relação de muita proximidade e carinho com Marcolândia. Independente do título eu me sinto como filho do município. Sou grato à Câmara de Vereadores que me concede o título e isso aumenta mais o compromisso com a cidade e a população. O reconhecimento acredito que é pelo trabalho feito e parceiras firmadas. Toda vez que recebemos um título a gente incorpora uma irmandade”, disse.

A vice-governadora Regina Sousa (PT), foi uma da autoridades homenageadas. Momento em que afirmou o compromisso no trabalho com a população marcolandense.

Publicidade

“Estou sensibilizada com reconhecimento da homenagem pelo vereador Bibica. Tivemos aqui sempre com um grupo muito forte na categoria de trabalhadores rurais. Para mim é sempre uma honra receber um título e reforça ainda mais o compromisso com o povo de Marcolândia. Desde que tomei posse venho trabalhando para reduzir a desigualdade entre pobre e ricos”, ressaltou Regina.

Outro personagem que prestou relevantes serviços de assessoria jurídica para o município de Marcolândia, durante dezesseis anos, o advogado João Deusdete de Carvalho, foi agraciado com título de cidadão marcolandense. Deusdete declarou que o acolhimento pela comunidade é um dos maiores privilégios que o cidadão pode ter.

“Uma das coisas mais importantes é quando somos acolhidos e adotados por uma comunidade através de seus representantes que nos acolhe e transforma como um de seus cidadãos. Quero dizer que me sinto importante porque sou um cidadão de Marcolândia. Durante anos estabeleci uma relação de convivência, amizade, de sentimento e respeito reciproco. Convivi com distintas categorias e classes sociais. Assisti aqui a luta de governadores municipais que trabalharam para construir uma sociedade digna, humanizada e estruturada cultivando valores qualitativos”, declarou.

Autoridade da Segurança Pública, o capitão da Policia Militar e comandante do GPM de Fronteiras, capitão Gilson Xavier, recebeu o título de cidadão das mãos da vereadora Irmã Luiza. Para o militar a honraria é um momento ilustre.

“Agradeço primeiramente a senhora vereadora Luiza. É uma honra muito grande fazer parte desse povo. Hoje é uma obrigação institucional fazermos a segurança da região com nível de excelência e, por ser um cidadão marcolandense é uma obrigação íntima e pessoal. Muito obrigado à todos”, disse.

Publicidade

A deputada e secretária estadual de Infraestrutura, Janainna Marques (PTB), cumprimentou todos os presentes. A parlamentar agradeceu também à Câmara de Vereadores e mencionou o vereador, Antônio Andrade, que através do trabalho sempre buscou recursos para o município.

“Hoje me tornei filha desta terra também e tenho satisfação e alegria de receber esse título. Conheci Marcolândia há três anos atrás através dos vereadores e do prefeito […] vamos buscar água para o município com o governador W.Dias […] conseguimos aprovar na Codevasf o projeto de R$ 55 milhões para trazer água à essa região. Até o mês de setembro publicaremos o edital da obra para Marcolândia. Vou lutar estando à frente da SEINFRA para trazer água para este município”, afirmou.

O prefeito Chico Pitu fez agradecimentos à todas lideranças. Nosso compromisso é trabalhar pelo município.

“Todos os vereadores que quiserem trazer obras nós aceitamos. Teremos em breve duas vans. Uma Van nova para transportar pacientes que necessitam fazer hemodiálise em Araripina e outra para transportar professores. Marcolândia teve prefeitos e digo que tenho que ser melhor, assim como meu sucessor tem que ser melhor do que eu porque caso contrário o povo é quem sai perdendo. Hoje temos para felicidade da nossa população 36 horas de urgência e emergência na nossa saúde disponível. A saúde, a educação e produção de algodão voltou a evoluir”, destacou o prefeito de Chico Pitu.


Matéria Relacionada: – MARCOLÂNDIA | Ao lado da vice – prefeita Vanete, deputado Flávio Nogueira Jr. inaugura calçamentos e recebe Titulo de Cidadania

Publicidade

Foram agraciados com reconhecimento de Cidadania Marcolandense: Galeno Galvane de Souza Gomes, João Cardozo dos Santos Filho, Adauto Ferreira dos Santos, Mônica Rejane Rodrigues Tavares, Irenilda Alves de Carvalho, Antônio dos Santos Oliveira, José João Gomes, José Jonas Santiago, Flávio Rodrigues Nogueira Júnior, Janaínna Pinto Marques, Francisco Armando Cardoso, José Lima de Matos, o capitão da PM e comandante do Grupamento de Polícia Militar de Marcolândia, Edmilson Pacheco dos Santos; Marcos de Carvalho Coelho e Raillany Araújo Luz.

Na ocasião também foram entregues título de Honra ao Mérito as seguintes personalidades: Carlos Marinho Bezerra, Francisco Antônio dos Santos, Mário Ronan Alencar Sousa, Raimundo Cristiano Almeida da Silva, Juarez Paiva Ribeiro Neto, Maria Albetiza da Costa Araújo Teixeira, Fernando Cícero da Silva, Anderson Luis Alves Gomes, Joel Rodrigues Coutinho, Juvenal Ângelo dos Reis, Francisco Pedro de Araújo e Claudimar Carvalho de Andrade.

Na solenidade estiveram presentes: os vereadores marcolandenses: Naldim, Dunga, Birica, Antônio Andrade, Irmão Robério, Irma Luiza, Erivan Ramos e Júnior de Vanete; a vice-prefeita Vanete Rodrigues; o prefeito Chico Pitu; os deputados estadual Flávio Nogueira Júnior, Francisco Limma, Janainna Marques; a vice- governadora do Piauí, Regina Sousa; o advogado João Deusdete de Carvalho; o prefeito de Alegrete do Piauí, Márcio Alencar, o Marcinho juntamente com o vereador Claudio do Milton; o vereador de Pio IX, Zé Miguel acompanhado do líder politico Manoel Augusto e do diretor do Depto. de Esportes, Guto Costa; o vereador e presidente da Câmara Municipal de Francisco Macedo, Lázaro Carvalho acompanhado do vice-prefeito José Pereira de Carvalho; o vereador de São Julião Professor Neto; vereador de Fronteiras Izalberto Luz, entre outras personalidades da sociedade civil e autoridades municipais, políticas e militares.

-Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS