Connect with us

DESTAQUES

Câmara de vereadores de Vila Nova realiza sessão solene fúnebre ao ex-vereador Chico Pedro Ana

Publicado

em

Com os sentimentos de pesar, comoção e muita tristeza, a população vila-novense recebeu na Câmara Municipal de Vereadores de Vila Nova do Piauí o corpo do ex-vereador e líder político, o senhor Francisco Pedro da Silva, conhecido em vida como Chico Ana, este que deixou a vida terrena na tarde de ontem, 10, na capital Teresina, onde estava sob cuidados médicos.

Sob a presidência do presidente da Câmara, vereador Adonelys Araújo, foi realizada nesta tarde de quinta-feira, uma sessão solene fúnebre póstuma ao senhor Francisco Pedro. A sessão contou com a participação de lideranças políticas do município, ex-vereadores que puderam dividir o espaço no plenário durante os seus dois mandatos de vereador, de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008, os vereadores atuais, o ex-vice prefeito e ex-vereador Adão Frutuoso, ex-prefeito Arinaldo Leal, atual vice-prefeito Antônio Tiago, o prefeito Edilson Brito, representantes das secretarias do município, assessores jurídicos, amigos, parentes e admiradores da vivência em sociedade de seu Pedro Ana.

O plenário, reconhecido por ser o espaço de discussões acerca dos trabalhos legislativos, foi marcado, nesta tarde de quinta, pela emoção em dar último adeus ao grandioso Pedro Ana, considerado por todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo, como exemplo de pai, esposo, avô, homem corajoso, honesto, humilde, disposto, trabalhador e com um grande coração que ajudava a todos no que fosse preciso.

O presidente Adonelys deu início à sessão, após a recepção do corpo na Câmara, passou a palavra para o vereador Roberto Moura, este que pôde dividir durante a sua infância muitos momentos ao lado de seu Francisco Pedro e muito pode aprender com seus ensinamentos, para que pudesse fazer a leitura da sua biografia, e, posteriormente,  facultou a palavra para aqueles que desejassem deixar as suas considerações e prestar as condolências à família, mesmo sendo invadidos pela e tristeza e emoção.

O ex-vereador Reinaldo Jovelino deixou em seu pronunciamento a expressão da força de sua amizade com o Francisco, destacou a bondade e compaixão que o mesmo tinha em seu coração e em suas atitudes e o caracterizou como sendo uma grande referência de ser humano.

A ex-vereadora Josefina Leal, proferiu um discurso reflexivo sobre alguns dos oportunos momentos vividos durante o seu mandato ao lado do saudoso Francisco Ana e o definiu com sendo um grande homem respeitador e cavalheiro, bondoso e amigo.

Publicidade

Os atuais vereadores Severo Sousa, Deijano Lima, Flávio Sousa, Luís Acelino, Bibia e Roberto Moura, representado pelo assessor Iago Sousa, também manifestaram os seus discursos de condolências aos familiares, estes que alguns fazem parte do corpo de profissionais efetivos do município, de enaltecimento da pessoa que era o senhor Francisco Ana, do quão atuante foi no município, de como era o seu comportamento, quão honrosa eram as suas atitudes como homem de bem, líder político, líder familiar, conselheiro, amigo, servidor e admirado por todos aqueles que podiam contar com a sua palavra e com a sua amizade.

A jovem, Geane Leal, emocionou a todos os presentes, durante seu relato, de quando ela e demais alunos do município passaram a estudar em Picos e não tinham conseguido nenhum motorista, quando ele, o senhor Francisco Ana, se dispôs a leva-los e trazê-los todos os dias com muito gosto e dedicação, e ainda completou que ele a considerava como “netinha postiça”.

O vice-prefeito Antônio Tiago também expressou em suas palavras a tristeza pela grande perca que o município teve, fez uma reflexão sobre a sua exemplar atuação política de vereador durante os seus mandatos, sobre o seu legado aqui na terra e pediu a deus o consolo aos familiares para suportar a saudade.

O ex-prefeito de Vila Nova e ex-presidente da APPM, Arinaldo Leal, afilhado de seu Chico Pedro Ana, definiu como brilhante o trabalho desempenhado pelo mesmo, relatou sobre a unanimidade de todos que o conheceram e conviveram ao seu lado em ter sempre uma relação social sadia e exemplar, comentou sobre a sua prontidão a resolver tudo o que a ele fosse solicitado, o caracterizou como exemplo de bondade, ressaltou a sua disposição em ajudar o próximo e fez a leitura da sua mensagem de condolência, de forma muito emocionada e sustentada por suas lágrimas.

O prefeito Edilson Brito, em seu discurso, abordou sobre a perda de um amigo, de uma pessoa honesta, sincera, comprometida pelas causas sociais do município e que possuía muito respeito pela sua família. Edilson afirmou que em nome da sua família ele continuará com  mesmo espirito de amizade pela família de Francisco Ana e ainda fez a leitura da sua mensagem de condolência e pediu a deus o conforto da família.

O presidente Adonelys, também em nome do seu pai, Adão Frutuoso, deixou no seu discurso, palavras de conforto aos familiares, fez um breve histórico da atuação de seu Chico Ana na sociedade vila-novense, o caracterizou como um homem de caráter inigualável, refletiu sobre a sua amizade com o seu pai e fez a leitura da sua nota de pesar.

Publicidade

Ao final dos discursos, o assessor de comunicação Iago Sousa e a assessora jurídica Dra. Núbia Rocha fizeram as leituras de todas as mensagens escritas ofertadas em homenagem ao saudoso e eterno Francisco Pedro da Silva e ao som da canção de Roberto Carlos “Eu quero apenas” e da canção de Almir Sater “Tocando em frente”, a população vila-novense deu seu adeus final ao  saudoso Chico Ana.

Muitas mensagens dos representantes do município foram expressadas aos familiares e população durante a sessão e por meio das redes sociais. Veja a biografia, algumas destas mensagens e demais fotos abaixo:

Biografia:

Fracisco Pedro da Silva, conhecido por todos como Chico Pedro Ana, nasceu no dia ´24 de Fevereiro de 1945 , filho de Pedro Honório da Silva e Otília Joana da Conceição e residia na localidade Caninhas, zona rural de Vila Nova do Piauí, às margens da BR 316.

Casou-se pela primeira vez aos 18 anos de idade com Raimunda que faleceu um ano após, deixando um filho que logo em seguida veio ao óbito.

Publicidade

Casou-se pela segunda vez  com a Srª. Francisca Genecina da Silva com a qual teve 8 filhos, sendo eles: Maria Lucinete da Silva, José Gregório da Silva (In memoriam), Jenecina Francisca da Silva, José Edivan da Silva, José Valmir da Silva, Marinete Francisca da Silva, Antônia Francisca da Silva e Otília Francisca da Silva. Chico Pedro Ana deixa 16 netos e 8 bisnetos.

Foi vereador por dois mandatos, sendo o primeiro de 2001 a 2004 e o segundo de 2005 a 2008. O mesmo sempre gostou de ajudar as pessoas e fazer amizades por onde passava, de forma acolhedora sempre ajudava a quem lhe procurava. Trabalhou na roça desde os 07 anos de idade auxiliando o pai na lavoura. Era criador agricultor e pecuarista e tinha uma vida social muito ativa. Uma de suas conquistas como vereador foi a construção de um poço chafariz em Caninhas.

Mensagens:

Hoje me sinto profundamente entristecido pela sua partida para o reino do céu. Ficarão para sempre muitas lembranças boas das nossas conversas, das nossas brincadeiras, dos nossos compromissos um com o outro.

O senhor deixa para todos nós grandes lições, sendo exemplo de um cidadão humano, amigo de todos, desprovido de qualquer maldade. Um ser humano incrível que amava sua família e toda a população vila – novense.

Publicidade

Vila Nova perde um ilustre filho. Vá em paz, não se preocupe, faremos o possível para darmos continuidade a essa amizade sincera e verdadeira com a sua família.

O senhor foi um grande chefe de família, quem dera todos tivessem o privilégio de ter um pai, sogro, avó, bisavô como o senhor. Eu tenho muito orgulho de ser seu afilhado. Padrinho Chico Ana.    ARINALDO LEAL

Em nome de todos que fazem a administração municipal de Vila Nova do Piauí, manifesto o pesar pelo falecimento do ex-vereador Francisco Pedro da Silva, conhecido por todos nós como Chico Pedro Ana.

Chico Pedro Ana foi vereador em duas oportunidades. Ao longo da sua carreira política sempre participou ativamente das ações da comunidade.

A cidade poesia perde um grande filho. É um momento de profunda tristeza para toda família e todos que conheciam seu Chico Pedro Ana, pois ele era um homem de caráter e muito querido por todos.

Publicidade

Deixo minhas condolências a todos familiares e amigos que assim como eu sofrem com essa perda. Que Deus em sua infinita bondade o conceda a luz eterna e conforte a todos nós.

Contem sempre comigo, um afetuoso abraço aos familiares.     Edilson Edmundo de Brito/ Prefeito Municipal

É com extremo pesar que recebemos a notícia da morte do ex-vereador Francisco Pedro da Silva, conhecido como ‘Chico Pedro Ana’, ocorrido na tarde da última quarta-feira, 10. Chico Pedro Ana teve uma destacada trajetória política em Vila Nova do Piauí. Foi vereador por duas legislaturas de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008. Aos familiares e amigos, em nome da Câmara Municipal de Vila Nova do Piauí, da qual ele fez parte, manifestamos nossas condolências. Que Deus dê o conforto a todos. Adonelys de Araújo Silva – presidente da Câmara, em nome de dos demais vereadores.

Hoje o mundo ficou mais pobre e mais triste, pois nosso querido Chico Ana já não está mais entre nós. Mas ele, homem generoso que era, deixou como herança o amor que dedicou aos seus filhos e aos que faziam parte da vida dele, e todas as lições de vida que aprendeu e nos ensinou.

Seu Chico Ana sempre foi um homem bom e admirável, dedicado à família, aos amigos e ao trabalho. Fez a diferença no mundo compartilhando o bem. Deixa, com a sua partida, grande tristeza e muitas saudades.

Publicidade

Pedimos a Deus que o nosso amigo Chico Ana descanse merecidamente em paz, depois de ter cumprido a sua missão na terra. Pedimos também que Deus conforte o coração de todos os familiares, principalmente dos seus filhos, netos , bisnetos e esposa. Que Deus conforte os nossos corações.  Roberto Moura.

Demais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS