Connect with us

DESTAQUES

Caminhoneiros e produtores rurais fazem carreata no Piauí em protesto contra alta do combustível

Publicado

em

Caminhoneiros e produtores rurais de Uruçuí e Bom Jesus, no Sul do Piauí, fizeram uma carreata na tarde desta segunda-feira (28) em protesto contra o aumento no valor dos combustíveis. No estado, o movimento entrou no 7º dia com bloqueios parciais em cinco cidades.

Na cidade de Bom Jesus, caminhoneiros contaram com apoio de comerciantes e produtores rurais em uma carreata, que saiu da concentração onde os manifestantes bloqueiam parcialmente a BR-135 e passaram pelas principais avenidas do município. Cerca de 50% do comércio está fechado.

Em Uruçuí, cerca de 700 caminhoneiros se deslocaram da concentração da PI-247 para a zona urbana da cidade. A Polícia Militar acompanhou o protesto, que foi pacífico.

Caminhoneiros fazem carreata na PI-247, em Uruçuí (Foto: Eduardo Gomes/ Arquivo Pessoal)

Caminhoneiros fazem carreata na PI-247, em Uruçuí (Foto: Eduardo Gomes/ Arquivo Pessoal)

Com a greve completando uma semana no Piauí nesta segunda-feira (28), o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), decretou situação de emergência devido à falta de combustível na cidade. No Litoral, postos limitaram o abastecimento e restringiram a forma de pagamento a apenas dinheiro. Os impactos são sentidos no transporte público e na venda de alimentos à população.

As medidas de contenção de gastos são reflexos da greve dos caminhoneiros, que reduziu a frota de transporte público em 50% e deixou 95% dos postos sem combustível no estado. O governo do Piauí criou um Comitê de Gerenciamento de Crise para definir as ações de enfrentamento à crise de abastecimento no estado.

Publicidade

No terminal de petróleo, em Teresina, a Associação dos Motoristas de Aplicativos do Piauí decidiu nesta manhã deixar o local, ponto de manifestação da categoria desde a última quinta-feira (24). A Polícia Militar comunicou à categoria nesse domingo (27) que uma ordem judicial autorizava a retirada, mas os manifestantes saíram voluntariamente.

Motoristas de aplicativo decidiram deixar terminal de petróleo de Teresina (Foto: Lorena Linhares/G1)

Motoristas de aplicativo decidiram deixar terminal de petróleo de Teresina (Foto: Lorena Linhares/G1)

Decreto de emergência

De acordo com o decreto de emergência, os serviços públicos essenciais (saúde, educação e a coleta de lixo) serão mantidos. A prefeitura de Teresina criou um comitê de gerenciamento de crise para tentar manter serviços essenciais à população.

O objetivo do comitê é propor ou adotar medidas preventivas ou reparatórias, administrativas ou judiciais, para garantir a manutenção desses serviços.

“Na saúde existe um estoque para atendimento, há um planejamento para que até quinta-feira (31) não tenhamos dificuldade. Por isso nossa preocupação para que se resolva logo. Quanto ao transporte público, só há combustível para que os ônibus possam rodar hoje até meio dia”, informou o secretário municipal de governo, Charles da Silveira.

Apesar do decreto, as aulas em escolas municipais foram mantidas. “Hoje temos combustível ainda para que o transporte escolar aconteça normalmente. Mas vamos avaliar na tarde de hoje para saber a possibilidade do funcionamento amanhã”, afirmou Charles da Silveira.

Publicidade
Ônibus abastecem com diesel em postos comuns, neste domingo (27) (Foto: Roberto Araújo/G1)

Ônibus abastecem com diesel em postos comuns, neste domingo (27) (Foto: Roberto Araújo/G1)

Para tentar amenizar a situação do transporte público, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) está cadastrando veículos particulares que possam fazer transporte remunerado de emergência. Os interessados devem se dirigir à Strans, na Avenida Pedro Freitas 1227, bairro Vermelha.

Abastecimento limitado

Fila para abastecer tem fila quilométrica na avenida Raul Lopes

Fila para abastecer tem fila quilométrica na avenida Raul Lopes

Já chega a 98% o total de postos sem combustível no Piauí, segundo o presidente do Sindicato dos Postos Revendedores de Combustíveis, Alexandre Valença. No Litoral do estado, o postos limitaram o abastecimento e restringiram a forma de pagamento, não aceitando cartões de crédito ou débito, apenas dinheiro.

Em Teresina, motoristas formaram uma enorme fila desde às 7h desta segunda-feira (28) na Avenida Raul Lopes, para abastecer no posto na Avenida Universitária, Zona Leste da cidade.

Na cidade de Piripiri, motoristas esperam até 3h para abastecer no único posto com combustível na cidade. Cada veículo tem direito abastecer apenas R$ 50.

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS