Connect with us

DESTAQUES

Campanha contra febre aftosa deve imunizar 500 mil bovinos no Piauí

Publicado

em

Cerca de 500 mil bovinos devem ser imunizados na segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Piauí. Criadores têm até esta sexta-feira (29) para imunizar o rebanho.

“A meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura e pela Organização Mundial de Saúde Animal é de que cada território tenha pelo menos 90% dos animais vacinados. Atualmente, o Piauí possui um rebanho estimado em mais de 500 mil bovinos, que devem ser imunizados nesta etapa”, explica o gerente de segurança animal da Adapi, Idílio Moura.

A campanha iniciada em 1º de novembro tem como alvo bovinos e bubalinos, de 0 a 24 meses. Após o período de aplicação da vacina, os criadores terão até 15 de dezembro para realizar a certificação junto ao escritório da Adapi onde o criador é cadastrado.

A certificação é necessária para comprovar que o produtor está em dia com o calendário de vacinação do seu rebanho e com o serviço de defesa sanitária animal do Piauí. Criadores que não possuem animais nesta faixa etária devem comparecer ao escritório da Adapi para fazer a atualização cadastral do seu rebanho.

O criador que deixar de vacinar seus animais e não realizar a certificação poderá ser autuado, multado e terá retirado o direito de comercializar o seu rebanho.

Publicidade

“Para a comercialização e movimentação de animais é obrigatória a emissão da guia de trânsito animal (GTA) e, para a emissão, o produtor precisa estar com as vacinas em dia, tanto de aftosa quanto da brucelose”, conclui o Idílio Moura.

A vacina deste ano possui uma diferença em relação a anos anteriores. A dose, antes de cinco mililitros, agora é composta apenas por dois mililitros.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS