Connect with us

DESTAQUES

Candidato excluído pede impugnação da coligação Resistência pelo Piauí

Publicado

em

Uma ação de impugnação de registros de candidatura foi protocolada nesta quinta-feira (23) no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), contra a chapa proporcional de deputados estaduais da coligação Resistência pelo Piauí, que tem o senador Elmano Férrer (Podemos) como candidato a governador. A impugnação foi feita pelo professor Soares (Podemos), que seria candidato da coligação.

A chapa para deputados estaduais é formada por oito partidos; Rede, Podemos, PPS, PHS, PV, PRP, Patriota e Avante. Segundo a assessoria jurídica da coligação Resistência pelo Piauí, a ação de impugnação de registro de candidatura foi feita em face do DRAP (Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários). A advogada Izabele Marques explicou que o professor Soares entrou com a ação porque tinha sido escolhido na convenção do Podemos, mas que posteriormente, foi excluído a fim de que fosse respeitado o limite previsto em lei, conforme o estatuto de cada partido.

“O nome do professor Soares consta em ata inscrito como candidato da convenção realizada pelo Podemos no último dia2 de julho. Mas depois que foram realizadas todas as convenções dos partidos da coligação, percebeu-se que havia excedido, em um nome, o número limite de candidaturas por coligação para deputado estadual no estado, que é de 60. Ficou registrado em ata, conforme autorizo o estatuto de cada partido, que seriam delegados poderes para as comissões executivas de cada partido decidirem posteriormente quais seriam os candidatos”, explicou a advogada.

Ela acrescentou que o procedimento é “de praxe” durante as convenções. “Posteriormente, no dia 4, todas as comissões de cada partido se reuniram – para deliberação de formação de coligações e substituições de candidatos – e decidiram os nomes que realmente iam entrar para a coligação. Foi quando o nome do Professor Soares foi excluído, de comum acordo, em decisão deliberativa dos partidos, conforme autoriza o estatuto. Então, depois dessa reunião foi feita uma ata retificadora”, reforçou.

A advogada explica que em até sete dias a coligação vai apresentar sua defesa e que depois o Ministério Público vai e o relator vão analisar o processo.

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS