Connect with us

Caridade do Piauí

CARIDADE | Banco do Nordeste reúne agricultores e fala sobre descontos de 95% em empréstimos rurais

Publicado

em

Renegociação de Dívidas Rurais. Essa foi a pauta de uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 27, na cidade de Caridade do Piauí. O evento foi promovido pelo Banco do Nordeste do Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na sede da entidade, e reuniu dezenas de agricultores.

A reunião foi coordenada pelo gerente geral da agência do Banco do Nordeste em Paulistana, Earle Marques, que explanou sobre os benefícios da Lei 13.340/2016, como a renegociação de dívidas contratadas no BNB. Para o gerente, essa é uma oportunidade ímpar dos produtores rurais liquidares suas operações com descontos. O benefício poderá ser obtido até 29 de dezembro deste ano.

Earle explicou sobre os percentuais de desconto assegurado pela lei. Quem contratou a operação financeira até o ano de 2006, os descontos são de até 95% da dívida. Para aqueles que contrataram entre 2007 e 2011, o desconto é de até 50%. “E aqueles clientes que não tiverem condições de liquidar as suas operações, a Lei também dá a oportunidade para que façam renegociação, e essa renegociação ainda garante o desconto, não na mesma totalidade, um pouco menos. Por exemplo, quem teria um desconte de 95%, vai ter desconto de 90%, 85% na liquidação das suas operações com a renegociação. Além disso, a renegociação prevê um prazo. O cliente vai começar a pagar sua operação a partir do dia 30 de novembro de 2021, dividida em 10 anos”, disse o gerente.

Para obterem o benefício, o agricultor deverá ir até a agência onde fez o empréstimo ou procurar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que vai entrar em contato com o banco usando o CPF e o número do telefone do cliente. “Com essas informações, nós vamos fazer os cálculos e depois entramos em contato com o cliente para informar sobre as condições para liquidar ou renegociar a dívida” disse.

Outra informação importante é sobre a agência de relacionamento dos clientes. Segundo o gerente, no município de Caridade do Piauí, a maioria das operações financeiras contratadas até o ano de 2007 foram feitas na agência do Banco do Nordeste de Araripina. “Nesse caso, eles devem procura a agência de Araripina, e lá serão feitos os cálculos. Já os clientes que contratado suas operações a partir de 2008, estas estão em Paulistana. Eles devem procurar a agência ou ligar no telefone 3487 1187. Será dada oportunidade para liquidar e renegociar. Outra opção é ligar no número 0800 728 3030”, informou.

Publicidade

Presente no evento, o prefeito do município de Caridade, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho (PSD), destacou a importância do benefício para os agricultores familiares. Ele enfatizou que a referida Lei se originou da relatoria do deputado federal Júlio César. “Essa é a oportunidade de nós tirarmos a inadimplência do nosso município. Aqui foram feitos projetos rurais, mas a seca castigou a nossa região e trouxe perda e prejuízo aos nossos agricultores, e consequentemente, dificuldades naturais de sanar as dívidas. Muitas pessoas tinham vontade de quitar os débitos, mas não tiveram condições, e agora terão esse benefício”, disse.

Toninho refirmou o compromisso em apoiar a agricultura no município. “Estamos aqui para dar total apoio a vocês e fortalecer a agricultura através das parcerias, e assim, dar uma nova oportunidade ao agricultor. E essa oportunidade é agora, com essa Lei, com esses descontos, uma chance de sair da inadimplência e fazer novos projetos. Com esse objetivo nós buscamos a parceria com o Banco do Nordeste para virem até o nosso trazer esse benefício para vocês”, disse. O gestor informou que esteve com o gerente Earle Marques e reivindicou melhorias na questão de projetos para os agricultores do município.

Após os pronunciamentos, a equipe do Banco do Nordeste tirou dúvidas dos agricultores.

Outras autoridades também estiveram presentes no evento, dentre estes, o vice-prefeito Miguel Sousa da Silva (Nalvin), a primeira dama e secretária de Finanças, Tatiana Danuse, o secretário de Administração, Williamy Silva, os vereadores Francisco Hélio Pereira Leal (Chico Leal), Vilmar da Silva Nonato (Mazim) e Maria da Silva (Bilú), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Marciel dos Santos Carvalho, além da equipe do BNB, Jackson Damasceno, gerente regional do Pronaf, e Francisco Porfírio, agente de desenvolvimento.

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS