Connect with us

DESTAQUES

Carreta da Mulher deve atender cerca de 1.000 mulheres

Publicado

em

Chegou a Picos o Programa Sesc Saúde, popularmente conhecido por Carreta da Mulher. O projeto nacional atende mulheres a partir de 50 anos na realização de exames de prevenção de colo de útero e de mama. É esperado que pela carreta passem cerca de mil mulheres.

“É preciso que as mulheres se dirijam às Unidades Básicas de Saúde do município, portando os documentos pessoais e lá as agentes fazem um cadastro e as enviam para cá, a fim de que aqui seja realizado apenas o exame. Como vai ser só para Picos, cremos que atenderemos quase mil mulheres”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Júnior Santos.

O secretário de Saúde disse ainda que os exames, no momento em que são feitos, automaticamente, são enviados a um hospital de Barretos-SP, onde serão laudados. Caso algum exame dê suspeito ou positivo, segue para a Fundação Maria de Carvalho Santos, parceira do programa, a qual realizará biopsia.

Máquina de mamografia

“Após o resultado da biópsia, se der positivo, aí a Fundação assume essa paciente para dar todo o apoio psicológico possível para que a gente venha debelar esse mal o mais rápido possível”, disse ele.

Sala de prevenção

Dr. Júnior declarou ainda que espera que todas as mulheres tenham a boa vontade de comparecerem ao PAIM – onde se encontra a carreta. A equipe da Carreta da Mulher é formada por uma enfermeira, duas técnicas de Raio-X e uma assistente social.

Publicidade

Mutirão da catarata
Se encerrou ontem (25) o mutirão da catarata. Mais de 500 pessoas foram beneficiadas com a cirurgia, realizada pelo cirurgião oftalmologista Thiago Castro, médico do H. Visão, em Teresina-PI.

Nesta terça-feira (26), as últimas pessoas se encontravam no local para revisão da cirurgia. O secretário de Saúde, Dr. Júnior Santos, avaliou positivamente o mutirão, principalmente pelo fato de não ter havido nenhum contratempo com nenhum paciente.

“Todas as cirurgias foram realizadas com sucesso. Não tivemos nenhuma intercorrência. Saíram todos felizes por estarem enxergando, e eu mais ainda por poder contemplar o sucesso dessas pessoas. É muito trabalho, é muita despesa, mas melhor que tudo isso é a satisfação pessoal que temos de ver essas pessoas voltando a ter o benefício da visão que é um sentido tão importante para qualquer ser humano”, celebrou ele.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS