Connect with us

DESTAQUES

Com índices abaixo da média, período chuvoso inicia no Piauí

Publicado

em

Os piauienses estão cada vez mais perto de se livrar das altas temperaturas características do chamado B-R-O Bró, período entre os meses de setembro e dezembro. De acordo com a meteorologista Sonia Feitosa, as chuvas que caíram em Teresina nessa terça-feira (13) já representam o início da temporada de chuvosa no estado. Apesar de menos intensas do que as registradas em anos anteriores, as chuvas já devem começar a resultar em uma diminuição das temperaturas.

“O período chuvoso já iniciou no estado do Piauí, mas ainda com as chuvas abaixo da média. Acontece nessa época, mês de dezembro, a formação das zonas de convergência, que contribuem para um maior índice de precipitações. A tendência é que as chuvas fiquem mais frequentes nas próximas semanas. Já era para estar chovendo muito mais, principalmente, no sul do estado”, pontua Sonia.

Até o próximo mês de fevereiro, as chuvas devem aparecer, mesmo que abaixo da média registrada nos anos anteriores. Basicamente, duas zonas de convergência (locais de interação entre ventos), influenciam diretamente o regime de chuvas no estado do Piauí. A primeira é a Zona de Convergência do Atlântico Sul, responsável pelas chuvas no sul do estado, que, por ser mais intensa, gera um volume maior de chuvas nessa região. “É uma faixa de umidade bem densa, que passa bem perto do Piauí, e ocasiona as chuvas na região sul do estado”, explica Sonia Feitosa.

Já na região Centro-Norte do Piauí, o regime de chuvas sofre interferência da Zona de Convergência Intertropical, que nos próximos meses vai sofrer influência do aquecimento das águas do oceano atlântico, diminuindo a quantidade de chuvas. “Para a região norte do Piauí, o sistema é o da Zona de Convergência Intertropical. Ela está demorando mais, por conta do aquecimento das águas do atlântico norte. As nuvens ficam onde há mais aquecimento, é como se o calor aprisionasse as nuvens”, pontua Sonia Feitosa, ao apontar as causas para índices de chuva abaixo da média.

A meteorologista reforça que, apesar de todas as previsões apontarem para índices de chuvas abaixo da média, essa realidade pode mudar. “é um movimento gradativo, que pode ir se modificando, e alterando os índices de chuva no Piauí e em outros locais do Brasil” , explica.

Publicidade

Edição: Nayara Felizardo\O Dia

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS