Connect with us

DESTAQUES

CPTEC coloca Picos em alerta laranja; chuva desta quarta (08) ultrapassou 50mm

Publicado

em

Mais uma chuva intensa foi registrada em Picos na tarde desta quarta-feira (08). O Cidadesnanet entrou em contato com o climatologista e professor da Uespi em Teresina, Werton Costa, que destacou que a probabilidade de chuva nos próximos dias é alta.

Ele destacou ainda que a chuva veio em uma grande nuvem vinda do “Corredor de Campos Sales”, nuvem esta que se estendeu até a cidade de Valença.

Werton Costa, climatologista

“Estou acompanhando desde cedo a situação de Picos. Algumas cidades do semiárido, como São João do Piauí, Paulistana e Oeiras vêm apresentando desde ontem à noite chuva persistente. Em Picos veio apresentando chuva de menor escala, mas que hoje ganhou um grande volume com as nuvens que vieram do Corredor de Campos Sales. Entrou muita umidade por Campos Sales, Salitre e formou as nuvens que se dirigiram tanto para Picos quanto para Valença. E uma nuvem muito grande, que abrangeu mais de uma dezena de municípios da microrregião”, relatou.

O climatologista disse ainda que Picos está dentro de um grupo de municípios no estado que se encontra em “alerta laranja”, ou seja, que ainda há o risco de fortes chuvas, sinal este expedido pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos.

“Essa chuva com essa consistência não é garantia de que continue ocorrendo em Picos, mas é certeza de que irá chover nos próximos dias. Estava olhando o mapa de previsão e vi que teremos boas possibilidades de chuva na cidade durante esses dias, mas no domingo dá uma acalmada, com uma chuva mais amena. Mas até lá devem ocorrer chuvas bem fortes na cidade e no entorno, até porque temos que lembrar que a cidade está dentro de um alerta. O CPTEC emitiu um alerta ontem e que dura 48h, acabando amanhã à noite. Esse é um alerta laranja que vai de Picos até à cidade de Piracuruca”, informou.

Publicidade

Diversos pontos ficaram alagados em Picos com a chuva desta quarta-feira (08) que teve início por volta das 13h30 e se encerrou por volta das 15h50. Por conta do grande alagamento que veio das laterais da BR-316 ao encontro do Rio Guaribas, fez com que parte da “Estrada dos Santos”, trecho que liga a Bomba à Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, cedesse. Recentemente o espaço passou por obras de drenagem pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte.

O climatologista Werton Costa não soube precisar a quantidade de chuva que teve em Picos, mas acredita que tenha ultrapassado os 50mm.

“Ainda não tenho um número, porque a estação de Picos é manual, convencional. Então ela só vai fechar os números às nove da manhã de amanhã. Então a gente só vai ter uma ideia de volume de água somente nesta quinta, mas pelo que estou vendo nos vídeos que recebi, a gente pode basear que seja uma chuva superior a 50mm por conta de que em vários bairros pudemos ver a concentração de água na canela, ultrapassando os 10cm. Mas a precisão, somente amanhã”, concluiu.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS